A fobia pode se desenvolver depois de uma decepçao com o pai,mãe ou até mesmo por causa de um constrangimento

14 respostas
A fobia pode se desenvolver depois de uma decepçao com o pai,mãe ou até mesmo por causa de um constrangimento do tipo em que de longe as pessoas apontam dizendo sobre fatos que ocorreram na sua vida pessoal,se escondendo é uma forma de sofrer menos?
O Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT) e o Transtorno de Ansiedade Social (FOBIA SOCIAL) são transtornos diferentes e estes possuem causas (etiologias) diferentes. Por isso é importante ter um diagnóstico adequado, realizado por um profissional competente, como um PSIQUIATRA E PSICÓLOGO. O TEPT é um distúrbio da ansiedade que ocorre em decorrência do indivíduo ter sido vítima ou testemunha de atos violentos com ameaça à sua vida ou de terceiros. Já a FOBIA SOCIAL é multifatorial, ou seja, são vários fatores que influenciam o desenvolvimento do transtorno, tais como: vulnerabilidade biológica (herança genética e neurobiológica); inibição comportamental em bebês e crianças (traço do temperamento), baixos escores de extroversão, timidez na infância, experiências traumáticas condicionadoras, pais com transtorno evitativo de personalidade, familiares com transtorno de ansiedade.

RESPOSTA: Não, a Fobia Social não possui uma causa única.

Não importa se é uma fobia pós traumática ou fobia social, mas se tiver prejudicando a sua vida, procure o psicólogo para que seja diagnosticado e fazer o melhor tratamento. Se o problema for dentro da família, o profissional que te atender pode sugerir uma terapia familiar, mas se seus familiares não aceitarem, faça a psicoterapia sozinho, e obterá bons resultados, porque muitas vezes, uma pessoa com algum a doença, ou dificuldade, a família também é influenciada.
Um bom tratamento.
Infelizmente se esconder não é uma forma de doer menos, pois, não é possível fugir de si mesmo. A fobia marca uma angústia localizada em um objeto ou situação, que não são os objetos originais da angústia, porém marca uma relação. A psicanálise, como forma de tratamento, vai fazer um caminho, através das associações na fala do paciente , para dar um sentido a causa do sofrimento, Assim, é possível, para quem sofre abrir mão do seu sofrimento e buscar uma vida com qualidade. Espero ter contribuído com sua questão.
Olá depende!
A Fobia Social é complexa na sua origem.
Pessoas que foram provocadas, maltratadas, expostas de formas constrangedoras podem desenvolver a Fobia, no entanto pode haver vários fatores que desencadeou e assim para receber um tratamento adequado, procure um Psiquiatra e um Psicologo.
Boa Sorte!
A Fobia não tem uma causa única, vários fatores podem desencadeá-la. sugiro que busque ajuda de um profissional psicólogo para que possa receber orientação adequada. Boa sorte.
A gente pode fugir por um tempo, mas não pode se esconder. O que você viveu já está dentro de você e é para este lugar que você tem de ir; prá dentro. A psicoterapia é um tratamento que procura valorizar e esclarecer aquilo que o paciente relata de sua vida. Em geral isto p deixa mais forte e mais lúcido, para a vida diária. A vontade de se curar do que o incomoda, está com você mesmo. O psicólogo poderá ajudar, caso você queira investir em você mesmo.
Em momento algum, esconder-se ou afastar-se poderão ajudá-lo a não sofrer, ao contrário, a fobia social, pode estar ligada à trauma na infância, bullying, rejeição ou ridicularização.
A Psicoterapia, qualquer abordagem que seja, auxilia na diminuição dos sintomas, devolvendo sua qualidade de vida e bem estar, a medicação também poderá ser prescrita pelo Psiquiatra, como Inibidores de recepção de Serotonina, Betabloqueadores e Inibidores de Ansiedade.
Espero que tenha lhe ajudado.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
A fobia é desencadeada por algo ou situação que foi marcado como trauma. A decepção com o pai, a mãe ou outra pessoa que tenha um vínculo de afeto, seja qualquer tipo de afeto, pode ser um desencadeador do sintoma fóbico. O constrangimento ou a humilhação social/moral, também conhecido por bullying, incluem-se nesse caso. No entanto, esses eventos não são a causa do sintoma fóbico. Existem diversos fatores agregados ao episódio traumático e só é possível ter conhecimento com o tratamento adequado.
Olá!
A fobia pode ser causada por diversos fatores, sendo o trauma um deles.
Você não especifica muito bem seu trauma.
Aconselho que você busque um psicólogo para se aprofundar mais é expor pra ele tais vivências traumáticas.
E mais importante do que buscar uma causa, é buscar uma melhora dos sintomas e, consequentemente, da sua qualidade de vida.
Boa sorte!
A fobia em geral está associada a acontecimentos traumáticos, onde houve sofrimento. Pode estar relacionado com o que você imagina, mas a melhor forma de compreender isso é buscando conversar com um psicólogo para que ele te ajude a entender tudo isso. De qualquer maneira, a fobia que você acredita estar tendo parece que está te prejudicando, você pode estar se escondendo da vida e isso não é saudável. Busque ajuda. Boa sorte.
A fobia pode se desenvolver quando há um alto nível de ansiedade. A pessoa pode passar pelo perigo real e começar a fazer associações exageradas de perigo eminente e desenvolve a fobia e ela pode se desenvolver mesmo não ocorrendo um perigo real, no entanto, a pessoa ansiosa também passa a fazer associações distorcidas de perigo. Você traz um pequeno resumo da demanda que se desenvolve em um contexto familiar e tem refletido diretamente na vida social, onde o medo de ser exposto à observação atenta de outras pessoas causa uma grande ansiedade e a fuga tem sido uma das maneiras que você pensa solucionar a questão. Posso afirmar que se esconder não é uma boa estratégia, não trará benefícios reais, poderá por alguns instantes aliviar, mas não está indo na causa raíz do problema, o enfrentamento feito da maneira correta é uma das intervenções realizadas para o tratamento de fobias.
Abraços e busque ajuda!
A fobia envolve diversos fatores e se esconder ou evitar situações que teme não vai ajudar a diminuir este sofrimento. Procure um psicólogo, o auxílio profissional lhe ajudará a entender e lidar melhor com as situações que está com dificuldade.
A fobia pode ser desenvolvida por questoes multifatoriais, na qual permeia sempre no âmbito da ansiedade. Frente ao que você colocou existe possibilidade sim de um quadro fóbico ter desenvolvido, entretando é necessário uma avaliação mais rebuscada para tal diagnóstico. Te oriento a procurar um profissional psicólogo para uma avaliação mais fidedigna. Fico a disposição. Grata
Podemos considerar que a fobia social surja após acontecimentos os quais não temos recursos emocionais para lidar.Cada situação que passamos tem um peso muito singular para cada indivíduo. Definitivamente o isolamento não é a solução ela até poderá ser uma escolha e escolhas podem ser boas ou ruins.Então a minha orientação seria buscar um profissional que o ajudará a entender melhor suas questões.

Estou a disposição.