quero saber como se diferencia parafilias e toc sexual?

14 respostas
quero saber como se diferencia parafilias e toc sexual?
no TOC o paciente pode ter os pensamentos intrusivos acerca do conteúdo sexual, acompanhado de grande sofrimento. Ja na parafilia não tem sofrimento e há atração pelo conteúdo sexual. Ambos tem pensamento mas a relação que se estabelece é diferente.

Olá, tudo bem? O TOC ( transtorno obsessivo compulsivo), diz respeito a um transtorno em que determinadas atitudes, comportamentos ou rituais que precisam ser realizados para diminuir ansiedade ou uma ideia de consequência catastrófica. Podemos ter como comportamentos atividades sexuais ou "rituais", podem ocorrer no desenvolvimento deste transtorno. Já a parafilia é uma excitação ou estimulação sexual advindas de situações objetos ou outros fatores não "convencionais" digamos assim. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá! Existem padrões sexuais considerados “naturais”, mas que variam com a cultura etc. As parafilias são variações do comportamento sexual "normal" e que fogem dos padrões estabelecidos pela sociedade. Já o TOC (transtorno obsessivo compulsivo) é caracterizado por obsessões/manias/compulsões que a pessoa apresenta na rotina. No TOC sexual, e pessoa tem pensamentos que vão contra seus próprios valores, o que provoca compulsões a fim de diminuir a ansiedade gerada por esses pensamentos. Espero ter ajudado!
Olá! As parafilias se caracterizam como um desejo sexual intenso e persistente. São comportamentos sexuais que fogem a um "padrão". Diante de desejos, fantasias ou atos sexuais parafílicos, pacientes com TOC podem lançar mão de comportamentos tipicamente compulsivos. Porém, TOC e parafilias podem apresentar cursos independentes.

Todo transtorno sexual, seja parafílicos ou não, deve ser tratado e cuidado de maneira a garantir ao indivíduo maior qualidade de vida. Espero ter ajudado!
Pensamentos de conteúdos sexuais repetitivos, intrusivos e recorrentes, podem transformar a vida em um martírio. Fique certo que tem tratamento. Se isso está te fazendo sofrer, tirar dúvidas não trará uma cura. Procure um psicanalista sério. Alguém com experiencia e que seja capaz de sustentar uma caminhada por esse sofrimento.
Olá!
A parafilia é um termo utilizado para descrever padrões de comportamento sexual em que o prazer é obtido por meio de situações ou atividades não convencionais ( fungindo dos padrões culturalmente estabelecidos).
Já o TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) sexual é caracterizado por pensamentos intrusivos e comportamentos compulsivos relacionados a atividades sexuais, causando sofrimento significativo e dificuldades em desenvolver suas atividades diárias, se torno o um ritual necessário para o sujeito .
O Toc traz um grande sofrimento psíquico e emocional , geralmente os pensamentos intrusivos levam a pessoa acreditar que seriam capazes de realiza-los ou seja como se estes pensamentos tivessem vida própria mas na verdade não são vividos a nível comportamental.
Na parafilia o indivíduo comporta de acordo com o seu pensamento portanto se torna uma realidade
Talvez voce esteja tentando entender a compulsão sexual, das necessidades especificas. Bem existem pessoas que sofrem com a compulsão sexual e isto é um TOC. Neste tipo de TOC, a pessoa se torna obsessiva e compulsiva por sexo diário, constante ou acredita que resolverá tudo com a sexualidade. Já nas parafilias, existe questões mais especificas, como por exemplo na parafilia 'masoquista', só existe prazer sexual, se infringir dor ao outro. São questões sexuais distintas, mas que realmente podem confundir.
Oi, espero te encontrar bem.

Então, o TOC é um transtorno caracterizado por pensamentos intrusivos e comportamentos ritualísticos inadequado que traz muito sofrimento e ansiedade. O TOC sexual, e pessoa tem pensamentos que vão contra seus próprios valores e crenças, o que provoca compulsões com o objetivo de diminuir a ansiedade gerada por esses pensamentos intrusivos de cunho sexual. Já a Parafilias são meras preferências sexuais que se desviam da norma, ou seja que foge totalmente das convenções sociais.

Espero ter contribuído e qualquer coisa estou aqui.
Olá! Espero que esteja bem!

é fundamental compreender que as parafilias e o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) sexual são conceitos distintos, embora ambos estejam relacionados a aspectos da sexualidade. As parafilias referem-se a padrões persistentes de interesse sexual atípico, comportamentos ou fantasias, enquanto o TOC sexual está associado a pensamentos intrusivos e repetitivos, que causam ansiedade e levam a comportamentos compulsivos relacionados à sexualidade.

As parafilias podem envolver atração atípica a objetos, situações ou práticas não convencionais. Em contraste, o TOC sexual envolve preocupações excessivas, intrusivas e indesejadas sobre temas sexuais, muitas vezes levando a rituais compulsivos para aliviar a ansiedade associada.

Ps: Para um diagnóstico, procure um profissional

Espero ter te ajudado! Um forte abraço!
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, DSM-5, define “O termo parafilia representa qualquer interesse sexual intenso persistente que não aquele voltado para estimulação genital ou para carícias preliminares com parceiros humanos que consentem e apresentam fenótipo normal e maturidade física. Em certas circunstâncias, o critério “intenso e persistente” pode ser de difícil aplicação, como na avaliação de pessoas muito idosas ou clinicamente doentes e que podem não ter interesses sexuais “intensos” de qualquer espécie. Nesses casos, o termo parafilia pode ser definido como qualquer interesse sexual maior ou igual a interesses sexuais normofílicos. Existem, ainda, parafilias específicas que são geralmente mais bem descritas como interesses sexuais preferenciais do que como interesses sexuais intensos”. (APA, 2014, p. 685)

Parafilias são variações do comportamento sexual que fogem ao padrão estabelecido pela sociedade onde o indivíduo está inserido. A palavra parafilia vem do grego onde “para” significa paralelo ou fora de e “filia” significa de amor à ou de apego à, simbolizando uma forma de amor paralelo as consideradas comuns.

Na sociedade atual, a aspiração sexual considerada normal deve envolver indivíduos humanos, vivos, do sexo oposto, concordantes, receptivos, com faixa etária compatível, que seja parente de grau próximo e de primeiro grau, disponível civilmente, em locais adequados e circunstancias propicias. Desta forma eliminaria o bestialismo, a necrofilia, o assédio, a violentação, a pedofilia, o incesto, o exibicionismo, o adultério, a auto-satisfação e a homossexualidade. Com isso, sexo convencional é definido como sendo heterossexual, coital, com finalidade prazerosa e/ou procriativa, momentaneamente monogâmico.

Mas na realidade, a sexualidade, em sua individualidade, se demostra bem mais complexa, variável e nada convencional. Nem por isso ela poderá ser taxada de anormal ou pervertida, e sim como características sexuais individuais. Por isso, a parafilia é configurada como expressão sexual que foge ao convencional.

Já o TOC sexual é uma variação do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), que é um tipo de Transtorno de Ansiedade. A pessoa com TOC sexual passa a ter pensamentos obsessivos de caráter sexual que não consegue controlar. E como não consegue controlar esses pensamentos, a pessoa com TOC sexual cria alguns rituais na tentativa de aliviar a ansiedade e o sentimento de culpa.

A mente da pessoa com TOC sexual é invadida por ideias , imagens e pensamentos involuntários que são considerados pela própria pessoa muitas vezes como impróprios. Essas ideias, pensamentos e imagens insistem e persistem. É muito comum que as pessoas com TOC sexual fiquem temerosas em relação a todos esses pensamentos invasivos, pois muitos estão ligados às questões como infidelidade, incesto, abuso sexual, pedofilia, violência sexual, estupro, homossexualidade, pensamentos sexuais com amigos e etc.

A pessoa com TOC sexual acaba desenvolvendo comportamentos compulsivos como meio de lidar com esses pensamentos. É como se ela sentisse que precisa fazer alguma coisa para dimuir os pensamentos ou impedi-los de se tornarem realidade, pois na maioria das vezes esses pensamentos são inadequados do ponto de vista da moralidade. O TOC sexual pode causar sofrimento gerado pela culpa e ansiedade. Muitas vezes a pessoa deixa de ter contato com outras pessoas que aparecem em seus pensamentos involuntários ou deixa de frequentar lugares para evitar situações que considera que podem aumentar esses pensamentos.

Resumindo, enquanto a pessoa parafílica tem formas de expressão sexual diferente do que a sociedade considera convencional, no TOC sexual a pessoa é tomada por pensamentos intrusivos persistentes que geram angústia, culpa e estresse e a pessoa pode desenvolver rituais obsessivos para dimunir essa ansiedade e a culpa.

Oiee, tudo bem?
No TOC, os pensamentos intrusivos são aqueles que causam grande sofrimento, geralmente são de conteúdos contra os valores e personalidade da pessoa. Nesse caso, os pensamentos intrusivos de conteúdo sexual causam repulsa e/ou grande sofrimento, não é algo que a pessoa goste.

No caso das parafilias, são padrões de atração, é algo que a pessoa deseja, sendo padrões restritos de atração que causam prejuízos. Nesse caso, são desejos da pessoa

No caso do TOC, gera repulsa, enquanto na parafilia, gera desejo.

Espero ter ajudado
Olá! Parafilias são fantasias ou comportamentos frequentes, intensos e sexualmente estimulantes que envolvem objetos inanimados, crianças ou adultos sem consentimento, ou o sofrimento ou humilhação de si próprio ou do parceiro, já o TOC sexual são os pensamentos, imagens e ideias, relacionadas à sexualidade que quase sempre são considerados repulsivos e imorais pela própria pessoas e pela sua cultura. Pode acontecer uma repulsa dos próprios sentimos por ir de encontro a normalidade entendida pela própria pessoa.
Parafilias e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) sexual são duas condições distintas que envolvem padrões de pensamento e comportamento relacionados à sexualidade, mas têm origens e características diferentes. As parafilias referem-se a padrões persistentes de excitação sexual intensa e recorrente em resposta a estímulos atípicos, incomuns ou socialmente inaceitáveis. Esses estímulos podem incluir objetos, atividades ou situações não convencionais, como fetiches, voyeurismo, exibicionismo, entre outros. As parafilias são consideradas um desvio sexual quando causam sofrimento significativo ou interferem no funcionamento social, ocupacional ou outras áreas importantes da vida da pessoa. Por outro lado, o TOC sexual envolve pensamentos intrusivos e recorrentes, conhecidos como obsessões, relacionados a questões sexuais, medo contrair doenças sexualmente transmissíveis, ou dúvidas sobre a própria orientação sexual. Esses pensamentos são acompanhados por comportamentos repetitivos e rituais compulsivos, como checagens, lavagens excessivas ou evitação de certas situações. O TOC sexual é uma manifestação do Transtorno Obsessivo-Compulsivo, uma condição de saúde mental caracterizada por pensamentos indesejados e comportamentos repetitivos que causam angústia significativa e interferem na vida diária. Em resumo, enquanto as parafilias envolvem padrões de excitação sexual atípicos, o TOC sexual é caracterizado por pensamentos intrusivos e comportamentos compulsivos relacionados à sexualidade, ambos exigindo avaliação e tratamento especializados.
Se precisar de mais alguna coisa, estou a disposição.
Atenciosamente.
Delta Medeiros

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!