Quero saber o que é uma lesão calcificada, na raiz de um dente que foi feito canal a algum tempo, e

5 respostas
Quero saber o que é uma lesão calcificada, na raiz de um dente que foi feito canal a algum tempo, e não ha sintoma algum?
Quando aparece uma lesão na raiz , é porque neste local a inflamação acabou tomando conta da região e consequentemente diminuindo a quantidade óssea daquela região. Quando vc trata o canal o organismo vai reparar esta região, com a formação de um novo osso. Quando a neoformacao óssea foi feita, pode ter tido um aumento na quantidade de cálcio o que resultou em uma aparência mais clara deste osso, dando o aspecto de calcificação. Isso é indolor e não trás problema algum para o seu organismo

Algumas vezes quando há uma lesão e o canal do dente é tratado,fica uma imagem no ápice da raiz que,com o tempo,é preenchida com osso fabricado pelo organismo. Se é que eu entendí sua pergunta.
Ou por outro lado se é da polpa dental que vc está falando, quando o canal não é preenchido com o material obturador devidamente, no final da raiz se deposita raspas de dente que podem calcificar e não permitir novo tratamento.E, por sorte não causam maiores problemas..Pois ,se vier a doer ou aumentar a lesão, muitas vezes é preciso uma cirurgia para obturar o canal de tráz pra frente,chamada obturação retrógada.

Espero ter ajudado,procure o endodontista.
Desconheço o termo "lesão calcificada" aplicado ao dente. O que o ocorre seria uma lesão periapical crônica decorrente de uma calcificação pulpar, pois dependendo do grau de calcificação o tratamento endodôntico fica bastante complexo e algumas vezes não é Possível de ser executado. Com isso poderá ocorrer a lesão periapical crônica a qual indicará exodontia do dente em questão. A microscopia operatória consegue auxiliar muito em canais calcificados.
Boa noite
Lesões de origem pulpar, ou seja, do canal do dente, caso o tratamento seja executado com sucesso, calcificam ou seja, “formam osso” no interior desta o que é bom. Não existe uma “lesão calcificada”, o que existe é o interior do canal calcificado, o que torna o acesso a este mais difícil e às vezes até impossível por poder ocorrer um possível “entupimento” do canal e nestes casos pode não ser possível tratar o canal em todo o seu comprimento mas tb não causará nenhum problema pra você sendo sim sem nenhum sintoma.
Espero ter ajudado!!
O que deve tá havendo, já que seu canal tá concluído, é uma lesão pois canal, que se localiza no ápice da raiz(final) e esta se encontra adormecida, mas que pode a qualquer momento ser ativada, por um alimento que você comer ou por um contato prematuro entre dentes. A causa pode ter sido uma obturação do canal incompleta ou até não, procure um endodontista para analisar melhor, pois lá na frente esse dente pode voltar a doer.