Quero saber se os transtornos de ansiedade é de causa orgânica ou espiritual.? E se tem cura em ambos

12 respostas
Quero saber se os transtornos de ansiedade é de causa orgânica ou espiritual.? E se tem cura em ambos os casos?
Boa tarde
Ansiedade é uma condição natural do humano, pois é graças a ela, na medida adequada, que realizamos toda e qualquer ação como por exemplo, andar, trabalhar, se relacionar, etc. Se fosse possível ficar num estado totalmente neutro de ansiedade nem viveríamos. A questão é quando ela está presente numa medida acentuada, causando desconforto, apreensão, aflição, angústia, impulsividade ou outro comportamento negativo, que nos faça sofrer. Isso se dá, creio eu, por um descompasso emocional que vai provocar uma alteração orgânica nos levando aos sintomas desagradáveis que estão relacionados ao que chamamos de ansiedade. A saída para estar melhor com isso é buscar os motivos que levaram a esse descompasso. Buscar esse conhecimento, descobrir os motivos, são trabalhos para psicoterapia e você junto com o profissional de sua escolha encontrarão a melhora nesse desconforto . Seria minha recomendação. Fico a disposição.

Olá, boa tarde. As causas podem ser orgânicas, psicológicas, ou ambas combinadas. É importante fazer uma avaliação multidisciplinar (psiquiatra, psicólogo) para identificar causas e tratamentos possíveis para cada caso.
A ansiedade pode ser um sintoma ou um traço da personalidade. Quando o sintoma é recorrente, aí podemos dizer que pode sim se tratar de um transtorno. Mas é preciso fazer uma avaliação criteriosa. Sobre o espiritual, a ciência não tem nada comprovado a respeito. Se for um transtorno ou traço da personalidade, tem controle. Se for um sintoma apenas, tem cura. Existem várias técnicas da psicoterapia corporal que intervém diretamente na ansiedade, permitindo uma melhor qualidade de vida ao indivíduo.
Ola
O Transtorno de ansiedade é um problema emocional que como consequência pode desencadear reações físicas.
É possível o tratamento, muitas vezes se a ansiedade está muito intensa é necessário buscar ajuda de um psiquiatra, mas sempre em paralelo é recomendado tratamento psicológico para que se possa entender o que esta causando o problema.
A Hipnoterapia também é uma boa alternativa para tratamento de ansiedade.
O transtorno de ansiedade é caracterizado por sintomas de ansiedade e medo, vivenciados de maneira excessiva, gerando desconforto e limitações a quem é portador. De causa emocional e orgânica, seria interessante a ajuda de um especialista para lhe passar um diagnóstico certo. Com um acompanhamento sério, é possível lidar com esta patologia.
olá! A ansiedade,TAG Ansiedade Generalizada é quando o sujeito soma muita tensão, e outros sintomas, como o medo exacerbado reforçado de angustia ,saindo de sua rotina normal para medos específicos. A ansiedade deve ser é uma reação natural do ser humano.Diante de situações de medo evidente ou expectativa é uma reação muito normal.
Pelo enfoque da psicanalise é uma neurose de angustia, com curso cronico, com flutuações ao longo da vida. Dependendo da qualidade de vida do sujeito tem maior ou menor intensidade.Há muita resistência dos psicanalista em considerar a ansiedade um quadro patológico. Para a psicanalise não tem origem orgânica em geral.Quanto a origem espiritual, sinto-me incapaz de responder.Submetidos à analise, tem sim muitos ganhos.Abraço
As prováveis causas do transtorno de ansiedade podem ser de origem orgânica e psicológico, desencadeados por problemas hormonais e/outros fatores tais como o estresse, vulnerabilidade social, financeiros dentre outros.
Quanto ao tratamento é recomendado tanto acompanhamento médico quanto psicoterápico.
Os transtornos de ansiedade são provenientes de causas orgânicas e psicológicas. A religião poderá te ajudar em muitos aspectos na vida. Ter fé só nos faz bem. Fazer parte de um grupo religioso poderá ser uma ótima rede de apoio no tratamento do transtorno de ansiedade. Mas, nada substitui o tratamento psiquiátrico e psicológico. A religião poderá ser uma aliada, mas o tratamento deverá ser com médicos e psicólogos. Busque ajuda de um médico e de um psicólogo. Com certeza você se sentirá melhor.

Abraços.
Há estudos que citam como fatores que causam os transtornos de ansiedade fatores genéticos; fatores temperamentais (pessoas que são ansiosas desde pequenas); e fatores ambientais que incluem: ansiedade dos pais (pais controladores ou superprotetores podem limitar a interação da criança com o ambiente, impedindo que enfrentem adversidades); Observação do comportamento dos pais (caso os pais tenham resposta de ansiedade frente a alguns estímulos, os filhos aprenderão a ter a mesma resposta. A criança pode aprender que o mundo é um lugar perigoso e basear-se nessa crença com uma série de situações percebidas como ameaçadoras). Os eventos ambientais como a vivência de situações traumáticas também podem influenciar para originar os transtornos de ansiedade.
Todos os transtornos de ansiedade possuem tratamento, há terapias, como a terapia cognitivo-comportamental, que provaram ser bastante eficazes no tratamento dos transtornos de ansiedade, sem uso de medicação.
A ansiedade é um fator natural mas quando chega num nível elevado precisa ser tratada. Seja ela de forma física ou emocional. Através da psicoterapia corporal temos muitas técnicas adequadas para trabalhar as causas e os sintomas da ansiedade.
A origem é na mente mas os sintomas atingem o organismo!
A origem da nossa ansiedade está na qualidade dos nossos pensamentos, e na nossa incapacidade de observa-los e discernir os pensamentos construtivos dos pensamentos destrutivos. De tal modo que ao invés de dominarmos nossa mente, é a mente que nos domina!
O caminho para libertar-se disso, é começar a observar a sua mente e não dar força para os pensamentos que geram ansiedade. Comece já a exercecitar isso; e você conseguirá se libertar da prisão que é a ansiedade,
Um grande abraço.
Você pode entender a ansiedade como uma função do sistema nervoso que tem objetivo de proteger o indivíduo. Pela ativação da ansiedade temos uma performance adequada nas ações de luta e fuga diante de perigos reais como pular um murro alto para fugir de um cachorro PittyBull.Em outros momentos vai aparecer o reação de congelamento que está atrelada,a interpretação equivocada dos fatos,onde vc não irá conseguir lutar nem fugir de uma situação por conta do sistema nervoso esta absorvido pelo medo irracional de um determinado contexto (fobia). Nesse contexto, situações que não deveriam ativar a ansiedade, podem gerar sensações desagradável no corpo, devido a interpretações inadequadas em relação a um evento, por exemplo: dar palestra para um público desconhecido gerando taquicardia, sudorese e sensação de desmaio. O psicólogo cognitivo comportamental vai empoderar o paciente com transtorno de ansiedade a ter um manejo adequado da ansiedade através de técnicas comportamentais e cognitivas.