Realizei o exame de teste de tolerância a lactose - dosagem basal Método: colorimetria enzimatico Ma

2 respostas
Realizei o exame de teste de tolerância a lactose - dosagem basal Método: colorimetria enzimatico Material: sangue Resultado: 87 mg/ dl Dosagem 30 minutos: Resultado: 100 mg/dl Dosagem 60 minutos: Resultado: 92 mg/dl Tenho intolerância a lactose?
Dra. Camila Picolini
Especialista em biomedicina
São Paulo
O teste de tolerância à lactose é usado para determinar se uma pessoa tem dificuldade em digerir lactose, um açúcar encontrado no leite e em produtos lácteos. No teste, o paciente ingere uma solução contendo uma quantidade alta de lactose, e então são feitas medições dos níveis de glicose no sangue em intervalos regulares. Se o corpo está digerindo a lactose corretamente, os níveis de glicose no sangue devem aumentar à medida que a glicose é absorvida na corrente sanguínea.

Com base nos resultados que você forneceu, parece que houve um aumento modesto nos níveis de glicose após a ingestão de lactose, seguido por uma diminuição. No entanto, a interpretação desses resultados pode variar dependendo dos valores de referência específicos usados pelo laboratório ou médico.

Em geral, um aumento de menos de 20 mg/dL nos níveis de glicose após a ingestão de lactose pode ser indicativo de intolerância à lactose. No seu caso, o aumento foi de 13 mg/dL (de 87 para 100 mg/dL) após 30 minutos, o que poderia sugerir uma possível intolerância à lactose. No entanto, a interpretação final deve ser feita pelo seu médico, que levará em consideração seus sintomas clínicos e outros fatores relevantes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Helen Oliveira Prianti Mendes
Especialista em biomedicina
Igaratá
Esse teste que vc fez é o tradicional para lactose, avalia o metabolismo da enzima. Aparentemente vc metabolizou metade do que deveria. Atualmente existe o teste genético, mais moderno e mais preciso, que vai te dar a resposta certa, sem gerar dúvidas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.