Realizei um procedimento de rizotomia e bloqueio facetário na coluna lombo sacra há duas semanas. Na

2 respostas
Realizei um procedimento de rizotomia e bloqueio facetário na coluna lombo sacra há duas semanas. Na primeira semana tive a sensação de.que nunca havia tido problemas na coluna, não senti nenhuma dor. Após esse período voltei a sentir algumas dores na região lombar. Isso é normal, ou pode significar que o procedimento não funcionou?
Dr. Leonardo Frizon
Neurocirurgião, Especialista em dor
Curitiba
Após uma rizotomia espera-se que o efeito de melhora dure mais tempo do que isso. Converse com o médico que realizou o procedimento para ver qual a opinião dele sobre o que pode estar acontecendo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Compreendo sua preocupação. A sua experiência é, de fato, bastante comum após esse tipo de procedimento, e não necessariamente significa que a rizotomia falhou.

A rizotomia facetária (denervação) é frequentemente combinada com um bloqueio facetário, que utiliza um anestésico local e, às vezes, um anti-inflamatório (corticóide). É muito provável que a sensação de "nunca ter tido problemas" na primeira semana tenha sido o efeito do anestésico. Quando o anestésico e o anti-inflamatório param de fazer efeito, a dor pode retornar.

O verdadeiro objetivo da rizotomia é a denervação, ou seja, a inativação do nervo que transmite a dor. O processo de cauterização e a cicatrização do nervo levam tempo para mostrar seu efeito completo, o que pode demorar algumas semanas ou até meses.

A persistência de alguma dor duas semanas após o procedimento não indica, de imediato, que ele não funcionou. O mais importante é observar a evolução do quadro nas próximas semanas, seguindo as orientações médicas e, se for o caso, a fisioterapia.

É essencial que você agende uma consulta de acompanhamento com seu médico. Ele poderá avaliar seu progresso, confirmar se a dor que retornou é a mesma de antes do procedimento e determinar se o resultado esperado está sendo alcançado ou se é necessário considerar outras abordagens.

Especialistas

João Miguel Almeida Silva

João Miguel Almeida Silva

Neurocirurgião, Neurologista

São Paulo

Agendar uma visita
Marcelo Medeiros Felippe

Marcelo Medeiros Felippe

Neurocirurgião

São José dos Campos

Agendar uma visita
Alan Rosa

Alan Rosa

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 140 perguntas sobre Rizotomia percutânea por radio frequência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.