Realizei uma cirurgia de ligamento cruzado anterior há 4 meses e meio;mas continuo sentindo instabilidade

9 respostas
Realizei uma cirurgia de ligamento cruzado anterior há 4 meses e meio;mas continuo sentindo instabilidade no joelho ao andar
Já visitei 3 especialistas(dois de muito renome) e tambem meu cirurgiao e todos dizem que o joelho se apresenta firme nos testes clinicos
Seria isso mesmo fraqueza muscular?
Para avaliação de força muscular você pode fazer o teste isocinético, e então tirará sua dúvida. Boa sorte!

Até que vc tenha a musculatura forte e ativa, é muito comum que sua panela fique "dançando"fora do trilho, causando sensações de instabilidade e travamento.
Por isso, a reabilitação é fundamental.
Depende de qual o grau de frouxidão residual, pode ser atribuída a causa a fraqueza muscular (mais comum e reversível), ou afrouxamento do enxerto (ligamento novo). Nesse último caso pode ser necessária a avaliação por exame de imagem ou até mesmo a revisão do procedimento. Geralmente em 4 meses a força muscular recupera-se a nível de permitir atividades físicas leves e sem impacto sem que isso cause grande desconforto ou sensação de falseio.
O correto seria avalia-lo para poder te responder com mais acuracia.
Pelo que voce conta, vc ainda deve estar com a musculatura inibida ou fraca.
Quando temos uma lesao grave em nosso corpo, é normal evoluir com uma inibicao muscular. Em algumas pessoas a reativacao pode ocorrer com o tempo e com as atividades, em outras, pode ser necessario algum outro tipo de tratamento fisioterapeutico
É preciso lembrar que a estabilidade do joelho depende dos ligamentos, mas também da musculatura. Levando em conta que você foi avaliado pelo cirurgião e por mais dois colegas e o procedimento cirúrgico está adequado, o foco, de fato, é a reabilitação muscular. Dessa forma, realizar musculação com objetivo de hipertrofia e ganho de força é fundamental, pois a fraqueza muscular frequentemente é confundida com instabilidade. Em alguns casos tenho optado por fazer suplementação para facilitar esse ganho de massa muscular, mas a dedicação aos treinos é fundamental.
Olá, realmente a reabilitação é fundamental após a cirurgia. Você está em um período onde a reabilitação é muito importante e após ela você ganhará de novo massa muscular para ajudar na estabilidade do seu joelho. Como você disse, você já passou pela avaliação de três colegas, o que leva a crer que sua instabilidade seja subjetiva. Portanto, muito provavelmente, seguindo uma boa reabilitação para ganho de massa muscular, é provável que você melhore. De qualquer maneira, mantenha as reavaliações com seu médico para um melhor acompanhamento.
Siga as recomendações do seu médico.
A estabilidade do joelho depende dos ligamentos, mas também da musculatura. O melhor seria avalia-lo para poder te responder com mais precisão.
Pode faltar musculatura competente.
Intensifique seus exercícios e melhore suas queixas!