Recentemente, percebi que procrastino muito, e não tenho motivação para trabalhar em projetos pessoa

14 respostas
Recentemente, percebi que procrastino muito, e não tenho motivação para trabalhar em projetos pessoais. Isso tá começando a causar problemas, mas eu simplesmente não consigo resolver. Alguém tem alguma dica que possa me ajudar nessa situação?
São sintomas que pela frequência que ocorrem merecem uma atenção. Nesse caso a terapia pode ser uma ótima opção. Avaliar junto com um profissional os prejuízos que anda tendo no seu dia a dia, em que momentos esses sintomas aparecem, a frequência, e suas estratégias para amenizar esses sentimentos ruins, e com o psicólogo, tatear a experiência no momento da sessão quando for eliciada, a partir daí, acredito que a psicoterapia ajudará a desenvolver uma atenção mais flexível sobre os momentos que causam sofrimento e a identificar padrões de comportamento e suas funções. Espero ter ajudado, caso queira alguma informação estarei a disposição.

Oi, tudo bem?

Identifique a origem dessa procrastinação.
Geralmente está ligado à falta de motivação ou má gestão de tempo.
Ter uma rotina pode te ajudar muito! Quando você sabe exatamente o que precisa fazer, as chances de você deixar para depois são bem menores.
Dicas para você organizar sua rotina: Liste todas as tarefas da sua semana; Separe por ordem de prioridade; Anote em um papel e divida entre os dias; Estabeleça prazos para você trabalhar nessas tarefas; Vá riscando conforme estiver acabando.

Existe uma técnica que pode te ajudar: "regra dos 5 minutos para enganar a procrastinação": toda vez que perceber que está procrastinando, fale consigo mesmo "vou fazer essa tarefa só por 5 minutos". Após iniciar a tarefa, a tendência é que você continue (além dos 5 minutos). Isso acontece porque depois que você começa a focar em uma tarefa, a sua liberação de dopamina aumenta e, consequentemente, a motivação para continuar.

Espero ter ajudado ;)
Bom dia! Seria interessante você avaliar junto a um psicólogo, quando ocorrem essa grande desmotivação.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 160
Olá! Entender as razões para esses sintomas são a melhor forma de aprender como lidar com eles. Entendo que está com dificuldade em investigar e elaborá-los sozinho, por isso o mais indicado é procurar um profissional psicólogo. Com a ajuda conseguirá identificar essas causas e desenvolver habilidades para lidar com elas, atingindo um melhor bem-estar. Espero que ajude. Fique bem.
Bom dia, como vai? A procrastinação é uma resposta emocional do seu corpo (em geral, de recusa) a demanda de algumas atividades. Vale a pena se questionar que atividades são essas que estão gerando procrastinação. Você já as realizava antes ou são novas? Como está sua rotina: mais cheia ou mais vazia? Você se identifica com essas atividades que hoje não consegue realizar? Se questionar sobre o que pode estar influenciando a essa "desmotivação" é um primeiro passo para se resolver com isso. Uma importante alternativa a isso seria você investir em conversar com um profissional de saúde mental, seja psicólogo ou psiquiatra, que possa te ajudar a entender melhor o porque você tem lidado de certa maneira com alguns projetos e que possa te ajudar a lidar com sua procrastinação.
Olá! A função da procrastinação nem sempre é identificada facilmente. Muitas vezes ela tem origens complexas. Por isso, a importância do acompanhamento psicológico para entender melhor o que tem acontecido e assim propor estratégias efetivas. Já se sabe que a procrastinação é um comportamento de fuga. Quando você procrastina você está evitando a realização de algumas tarefas. Mas pq é tão difícil realiza-las? De que forma a procrastinação tem se associado as suas emoções? O que está por trás dessas tarefas? Com o que você não quer lidar? Será que esses projetos tem provocado em você algum tipo de medo, ansiedade ou insegurança e por isso evita encara-los? Comece se questionando isso. Para compreender a origem da sua procrastinação será necessário olhar para o que tem sentido e um psicólogo poderá te ajudar a trabalhar melhor essas questões. Cuide-se bem!
Olá!
Primeiro é muito importante entender como identificou esse comportamento.
Procrastinar pode ser apenas um hábito que precisa ser corrigido (a partir de falta de tempo, falta de organização, priorização, falta de conhecimento) ou evidência de algum transtorno psicológico. E por isso necessita de uma atenção maior.
Outro ponto relevante é o fato de não conseguir trabalhar em projetos pessoais. E quanto aos outros projetos, aqueles demandados por terceiros? É igualmente custoso cumprir?
Com essas questões respondidas, você pode reorganizar o seu dia, rever compromissos já estabelecidos e analisar qual o seu saldo de tempo nas 24 horas. A partir daí, criar espaços na sua agenda para desenvolver os seu projetos.
Um profissional experiente e qualificado pode ter auxiliar nesse processo.
Um abraço.

Procrastinação é o ato de adiar ou prolongar uma tarefa, criando obstáculos irreais ao longo do processo para que ela seja concluída. O hábito de procrastinar costuma ser danoso para as pessoas. O indivíduo sente medo, insegurança, ansiedade, falta de confiança e tem incertezas sobre o que precisa fazer. É possível classificar esse hábito como uma forma de autoproteção, mas que se não for tratado, traz prejuízos. É possível realizar alguns tratamentos para acabar com a procrastinação, como a psicoterapia, o profissional te ajudará no tratamento.
Olá! A procrastinação pode estar associada à falta de motivação. Mas outras questões também podem causá-la. Por exemplo, ansiedade, tristeza, frustrações, receios. Então, é importante entender, de forma mais ampla, o que está acontecendo em sua vida e com seus projetos pessoais. Identificar o porquê da procrastinação é importante.
Há processos complexos envolvidos no que pode representar o ato de procrastinar para cada pessoa. Você já trouxe um elemento importante que pode te servir de pontapé para começar a falar desta questão em uma psicoterapia, quando identifica que a questão está relacionada à realização dos seus projetos pessoais. Seria importante pensar o que eles representam para você, qual lugar eles têm ocupado, quais relações você tem estabelecido com o seu desejo e com o desejo dos outro, em sua história de vida? Uma escuta com profissional habilitado pode te auxiliar a ir identificando o que está por trás da autossabotagem, no que tange à realização de seus desejos; pois o auto boicote tem a ver com processos complexos que podem se expressar nas relações que se estabelece com o sentimento de culpa, com estar em dívida com relação a si, com as posições que se estabelece frente ao próprio desejo e frente ao desejo do outro, com baixa autoestima, dentre outras questões que não podem ser generalizáveis, mas abordadas a partir da escuta de cada caso. Em resumo, pode haver razões para que o sintoma de inviabilizar realizações na vida se mantenha e uma escuta qualificada pode te auxiliar a lidar com elas.
Olá! Quando estamos com demandas internas, isto ocupa a nossa mente e gera desgaste mental. Este desgaste prejudica o desenvolvimento da nossa rotina e nossa eficácia para o pragmatismo cai. Vale vc refletir sobre onde está este dispêndio de energia psíquica! Quais as questões que são motivos de sofrimento para vc? Trabalhe elas na sua terapia! Qq coisa estou aqui. Abs
Quando a nossa mente está ocupada de conteúdos que muitas vezes não enxergamos ou não nos damos conta, é causado uma saturação mental. Nossa energia psíquica fica dividida entre o que conscientemente queremos fazer e outros conteúdos inconscientes. É importante, num processo terapêutico, entrar em contato com esses conteúdos para liberar a energia “presa”.
Estou aqui caso precise. Um Bom Caminho!
Olá! Lidar com a procrastinação pode ser desafiador, mas existem estratégias que podem ajudar a superá-la. Superar a procrastinação requer tempo, prática e perseverança. Se você sentir que a procrastinação persiste e está afetando significativamente sua vida, considerar buscar apoio. Com carinho... Sammy Carralas
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 210
Quando a procrastinação começa a impactar várias áreas da vida, é um sinal importante a ser considerado. Nesses casos, buscar a ajuda de um profissional pode ser fundamental para compreender e enfrentar esse padrão. Ao trabalharmos juntos, podemos explorar as possíveis origens desse comportamento e identificar os pensamentos, sentimentos e crenças que surgem quando você se encontra em estado de procrastinação. Além disso, é importante investigar se há aspectos inconscientes envolvidos que podem estar influenciando seu comportamento. Por vezes, a procrastinação pode ser uma maneira de lidar com ansiedades ou medos relacionados ao sucesso ou ao fracasso. Espero, de alguma forma, ter ajudado. Estou a disposição caso precise!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!