relatei ao meu psicologo um medo irracional que tenho das coisas, como o medo de alguem fazer algo c

14 respostas
relatei ao meu psicologo um medo irracional que tenho das coisas, como o medo de alguem fazer algo comigo, medo de entrarem na minha casa e etc.
ela me encaminhou para neuropsicologo mas está fora do meu orçamento.. gostaria de saber se posso ir ao psiquiatra ou outro profissional no lugar?
Olá, como vai você?

Medos irracionais são muito comuns em transtornos psiquiátricos, como, por exemplo, o transtorno de ansiedade. Eles podem ser tratados em terapia, no caso, a Terapia Cognitivo-Comportamental. Além disso, dependendo da intensidade e do prejuízo à qualidade de vida do paciente, pode-se fazer uma intervenção combinada entre a Psicoterapia e a Psiquiatria.

Sendo assim, você pode procurar um psiquiatra, e ele poderá ajustar a melhor forma de tratamento com base no seu quadro sintomático.

No caso da Terapia Cognitivo-Comportamental, ela o ajudaria a avaliar seus pensamentos, identificar distorções e, consequentemente, reduzir a resposta de medo.

Uma dica: O transtorno de ansiedade é um transtorno que altera o pensamento, produzindo ideias catastróficas e deixando o indivíduo com um sentimento persistente de insegurança e vulnerabilidade. A terapia o ajudará a avaliar seus pensamentos e aprender a racionalizá-los, diminuindo, assim, os sintomas da ansiedade.

Espero ter ajudado. Estou à disposição, caso queira iniciar um processo terapêutico com base na Terapia Cognitivo-Comportamental.

Fique bem e saudável.

Indico que consulte o seu psicólogo para discutir alternativas que possam se adequar à sua disponibilidade financeira.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Como você já é assistindo por um psicólogo e foi dele a recomendação da avaliação neuropsicológica, acredito que o mais indicado seria discutir com ele o porquê dessa recomendação e quais alternativas seriam possíveis.
Olá,boa noite.
Sugiro que você converse com seu psicólogo que fez essa indicação e diga isso a ele, que vc não tem condições financeiras,neste momento,para buscar a opinião daquele profissional indicado por ele, e pedir a ele uma indicação de um psiquiatra para que você faça essa consulta com um( a) psiquiatra.
Espero que fique bem!
Breno Schweller
Olá. Os seus relatos se aproximam bastante dos sintomas de fobia, mas é claro que se faz necessária uma investigação para que haja um diagnóstico. Geralmente em casos como o seu em que o transtorno começa a interferir na qualidade de vida o psicólogo pode trabalhar em conjunto com psiquiatra, mas você escreve que seu psicólogo indicou um neuropsicólogo, então diante disso aconselho que converse com ele para entender o porquê dessa escolha e quais alternativas podem existir, já que não consegue arcar com os custos dessa especialidade no momento. Boa sorte!
A característica central de fobia é o Medo Irracional. Procure um psicologo TCC que poderá lhe instrumentar com técnicas para lidar com seu medo. Um terapeuta EMDR também tem recursos importantes que pode lhe ajudar a sair desse estado fóbico.
Espero ter ajudado! Abraços, Cristy.
Olá, você pode conversar com seu psicólogo , dizendo suas questões financeiras. Qual outra opção o profissional pode te orientar. Espero ter ajudado!
Abraços,
Luciana Dias -Psicologa Clínica
Boa tarde! A melhor coisa que você pode fazer é conversar melhor com sua psicóloga, ela poderá esclarecer melhor as suas dúvidas e te ajudar a encontrar a melhor solução.
Olá, boa noite, espero que esteja bem!
Eu indicaria uma nova conversa com seu psicólogo, sobre a tentativa de um psicólogo que siga uma linha cognitivo comportamental.
Pode ser muito bom
Olá! Em primeiro lugar me parece que você não compreendeu o motivo e objetivo do encaminhamento para o neuropsicólogo e seria importante esclarecer com seu psicólogo! Quanto a seus medos podem ser tratados em terapia e também é interessante abordar com seu psicólogo sobre esse tema.
Olá, espero que fique bem.
Converse com seu terapeuta para ver outras alternativas visto que um psiquiatra também e possivel de te ajudar e mais fácil financeiramente. Também e possivel pelo SUS via UBS sem custo pode ser um pouco mais demorado mas terá bons resultados também.
Um forte abraço.
Olá! Em alguma medida estes medos são comuns. E falar sobre eles em terapia ajuda muito que diminuam. Se houve encaminhamento é necessário entender, pois não dissestes quanto tempo está se tratando com psicólogo. O diagnóstico não vai resolver seu problema, talvez hajam outros motivos ao encaminhamento, bom esclarecer com o psicólogo.
Olá!! O medo irracional pode ser indicador de algum nível de ansiedade, fobia e/ou de pensamentos intrusivos/disfuncionais, sendo assim, é necessário compreender melhor o contexto das suas experiências de vida, intensidade desses medos e como isso afeta você no cotidiano. Compreenda melhor o motivo do seu encaminhamento e busquem encontrar caminhos que estejam acessíveis para você neste momento. Há instituições que realizam serviços de competência com profissionais qualificados para situações econômicas que se alinhem com o que precisa, se for o caso. Não se preocupe em conversar com seu Psicólogo sobre isso.

Olá, o medo irracional é um sintoma comum nos transtornos de ansiedade e pânico. Esses problemas podem ser tratados com psicoterapia.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!