Retirar a safena magna é prejudicial a saúde? Tem algum tipo de limitação? Como andar de bicicleta,

3 respostas
Retirar a safena magna é prejudicial a saúde? Tem algum tipo de limitação? Como andar de bicicleta, correr etc?
Não é prejudicial desde que seja bem indicado. Uma veia doente na realidade dificulta o retorno do sangue venoso e com o passar do tempo pode causar mais veias doentes e provocar complicações diretamente relacionadas à insuficiência venosa, tais como dermatites, úlceras, manchas cutâneas e até trombose. Não espere chegar a esse ponto. Com o tratamento correto todas atividades laborais e físicas são permitidas sem restrições.

Boa tarde. Quando um paciente apresenta um refluxo em veia safena magna, a mesma tem indicação de ser tratada a depender do local acometido e outras características presentes na doença. Quando bem indicada a cirurgia de safenectomia ou a termoablação a laser ( quando se usa um laser para tratar as safenas) podem melhorar o quadro clínico e controlar a evolução da doença. Após a cirurgia, existe um período em que se deve manter um repouso relativo, mas geralmente após o primeiro mês, pode já voltar com suas atividades físicas normalmente.
A retirada da veia safena magna, quando bem indicada, é realizada com o objetivo da melhora da insuficiência venosa. Assim não deve apresentar limitações, e deve permitir um retorno normal as atividades após o periodo de recuperação. Hoje além da retirada temos outras opções como o EVLT (tratamento com laser) ou a Radiofrequencia. Converse com seu vascular qual o método de tratamento mais indicado para seu caso.