Rivotril ou diazepam para atenuar os sintomas de tremor essencial e associados também ao uso de anti-depressivos.

4 respostas
Rivotril ou diazepam para atenuar os sintomas de tremor essencial e associados também ao uso de anti-depressivos. Qual o melhor?
Nem um nem outro são medicações de primeira escolha para tremor essencial. O propranolol e a primidona são as medicações classicamente usadas como primeira linha. Dentre os benzodiazepínicos (família do rivotril e diazepam), o alprazolam é a opção mais estudada.

Nem um em outro como os colegas já responderam e apenas enfatizo: clonazepam ou qualquer outro benzodiazepinico não são medicações recomendadas para uso de forma crônica devido a dependência e tolerância que essas substâncias provocam.
Entre Rivotril ou Diazepam, prefiro o Rivotril(clonazepam), principalmente se o tremor estiver associado a sintomas ansiosos. Concordo que o propanolol é uma ótima opção para tremor essencial, recomendo fortemente. Um abraço forte.
Rivotril ou diazepam podem ser usados, mas não são a melhor opção no tratamento (especialmente se pensar no longo prazo). Propranolol e a primidona são as medicações mais usadas, com boas repostas e segurança. Topiramato e gabapentina também podem funcionar bem (geralmente tentado quando as duas primeiras falharam). Se nenhuma dessas 4 primeiras medicações funcionarem, pode-se começar a cogitar a possibilidade do Rivotril ou diazepam. Alguns antidepressivos, como p. ex. a bupropiona, podem acentuar o tremor (troca-lo poderia ser uma possibilidade para minimizar os tremores). Outras medicações clinicas, cafeína, nicotina podem influenciar no tremor. Lembrar, tirando o desconforto e o embaraço, o tremor essencial não oferece maiores riscos; não aumenta a chance de Parkinson, como muita gente pensa. Enfim, vale a pena uma avaliação médica cuidadosa e abrangente para determinar a melhor conduta.