Sarcoma de Alto grau perna esquerda. Há possibilidade de tratamento sem amputação?

3 respostas
Sarcoma de Alto grau perna esquerda. Há possibilidade de tratamento sem amputação?
Com certeza. Mas isso ira depender da extensão da lesão. Nos caso onde tenta-se a preservação do membro pode ser indicado quimio e/ou radioterapia antes da cirurgia (a de pender do tipo de sarcoma) para tentar fazer um procedimento mais conservador.
Procure um oncologista urgente em sua cidade.

A disposição

Dr. Tiago Biachi
Oncologista Clínico
São Paulo/SP

A preservação do membro atualmente é a regra nos sarcomas de partes moles porém uma minoria dos pacientes ainda vão necessitar de amputação. Uma avaliação com um cirurgião habituado no tratamento desta doença poderá esclarecer suas dúvidas.
Impossivel responder sem avaliar pessoalmemte o seu caso. Antigamente a maioria dos sarcomas de membros eram tratados com amputação ou desarticulação do membro. Atualmente temos conseguido cada vez mais realizar cirurgias preservadoras do membro. Isto é possivel graças a utilização da radioterapia antes da cirurgia, da utilização de próteses osseas e vasculares e do avanço das técnicas de cirurgia recontrutora. Seu caso deve ser avaliado rapidamente por um cirurgião oncológico que irá determinar a melhor estratégia de tratamento. É a extensão do tumor, a presença de invasão vascular e neural, o acometimento articular e a presença de doença linfonodal (o que é raro nos sarcomas de partes moles), que vai determinar a possibilidade de uma cirurgia poupadora do membro.
att,
Dr. Antonio Felipe Santa Maria