Se a pessoa sente nojo, medo e ansiedade das ações do passado e medo de que terem se tornando reais

15 respostas
Se a pessoa sente nojo, medo e ansiedade das ações do passado e medo de que terem se tornando reais ou muito medo de ser essa pessoa ruim seria um toc sexual ? Mesmo tendo indícios na lembrança que vc fez algo errado ?
Olá! Não sei se entendi sua pergunta. De qualquer forma, sugiro que procure atendimento psicanalítico para colocar em palavras essa questão do nojo, medo, ansiedade e, quem sabe, encontrar algum caminho para essa possível lembrança. Um abraço!

Ola!
Boa parte do que sentimos, pensamos e acreditamos vem a partir de nossas experiências, podendo assim deselvover algum tipo de transtorno ou não. Seria interessante trazer estas questões para trabalhar na terapia.
Olá, não compreendi claramente sua colocação. Sentir-se mal com coisas que se fez no passado é normal, mas é necessário resolver-se e trabalhar isso contigo para que você se sinta melhor e viva o hoje. Procure ajuda de um psicoterapeuta para falar sobre a forma como se sente e sobre essas lembranças. Você vai ficar bem. Fico a disposição. Melhoras!
Olá! Acredito que eu não tenha compreendido muito bem a sua pergunta, mas vamos falar um pouco sobre o TOC.

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é caracterizado por pensamentos intrusivos e recorrentes que podem causar ansiedade e desconforto significativos. Estes pensamentos geralmente levam a comportamentos repetitivos ou rituais que são realizados como forma de aliviar a ansiedade.

No contexto de um transtorno obsessivo-compulsivo sexual, os pensamentos intrusivos geralmente envolvem preocupações sobre ter cometido ou vir a cometer atos sexuais inapropriados ou inadequados. Esses pensamentos podem levar a comportamentos repetitivos, como checagem compulsiva de portas ou janelas para garantir que o indivíduo não possa agir de acordo com esses pensamentos.

No entanto, é importante lembrar que nem todos os pensamentos intrusivos são indicativos de um transtorno obsessivo-compulsivo. Pensamentos desagradáveis ou perturbadores são uma parte normal da experiência humana e não necessariamente indicam um problema de saúde mental.

Se você está preocupado com seus pensamentos ou comportamentos, recomendo que você procure ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra para obter uma avaliação e orientação adequadas. Eles podem ajudá-lo a determinar se você está sofrendo de um transtorno obsessivo-compulsivo sexual ou de outro problema de saúde mental e fornecer o tratamento apropriado.

De qualquer forma, você poderia se beneficiar de um acompanhamento psicológico, se tratando ou não de TOC sexual, para o alívio das suas preocupações. Espero que você fique bem!
Um forte abraço!
Um dos mais importantes cientistas da Psicologia, Rogers, diz que mais importante do que achar um nome para a doença emocional é identificar os sintomas que geram dor e fazer tratamento para se libertar deles. Procure um profissional competente. EXISTE TRATAMENTO.
É uma pergunta muito ampla... Mas o que consigo lhe dizer é que as abordagens terapêuticas no geral não utilizam de um diagnóstico fechado logo assim de cara, na verdade, buscamos antes compreender o paciente a partir de sua história de vida, seus conflitos, desejos, questões e sensações que estejam relacionadas a sentimentos de culpa, vergonha e arrependimento em relação a ações do passado. É comum que esses sentimentos possam se manifestar de maneira intensa e persistente, especialmente em relação a assuntos que envolvem a sexualidade, já que essa área da vida costuma estar fortemente marcada por valores e crenças morais. Espero ter ajudado!
Bom dia
São poucas as informações para poder esclarecer suas dúvidas. Sugiro que procure um psicólogo especialista em transtornos de ansiedade, para incialmente avaliar sua condição atual e posterior tratamento, se fizer necessário
Olá como meus colegas, percebo em sua descrição uma certa confusão e a ansiedade pode contribuir em todos os sintomas descritos. Um psicólogo poderá ajudar em suas dúvidas e poderá deixar tudo mais claro, o que fará com que sinta-se melhor.
Boa tarde, poder trabalhar com um profissional sobre o que te provoca sofrimento ou desconforto do passado, vai te ajudar a viver no pressente de forma mais saudável e proveitosa. Permita-se! Boa "caminhada" !
Olá! Percebo uma confusão em seu relato. Procure ajuda profissional para que possa ser feita uma análise correta de seu caso.
Não entendi muito bem o questionamento, mas o que entendi foi que existem questões do passado que implicam no presente. Diante desse fato, essa dor ou angustia não é passado e sim PRESENTE, por mais que os motivos não sejam de agora.
Com isso, essa dor que é presente e te atrapalha em seu dia a dia, necessita ser entendida, elaborada e resolvida. Para isso é necessário um acompanhamento de psicoterapia semanalmente. Procure um psicólogo e inicie o quanto antes possível.
Olá! Seu relato ficou confuso, seria importante buscar ajuda profissional para que consiga organizar seus pensamentos e te direcionar para um diagnóstico.
Olá. A resposta para sua questão é: não necessariamente.
Será importante você marcar uma sessão com um psicanalista para falar sobre esse medo e esse nojo que lhe vêm à memória. Se é algo que sempre retorna, certamente há muito o que falar a respeito, não importando se foram ou não fatos reais. Busque um especialista de sua confiança.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Olá!
Vamos precisar marcar uma conversa porque isso ai não ficou muito claro. Certamente muitas pessoas têm a possibilidade de sentir nojo e também tesão sexual pelos mesmos assuntos, e qualquer uma das duas pode ter aparecido primeiro na história pessoal.
Boa sorte!
É compreensível em certa fase da vida, unir sentimentos como nojo, medo e ansiedade a lembranças traumáticas do passado de forma a trazer confusão, culpa, juízos sobre si próprio, aumentando a angústia, nessa situação, muitas vezes o indivíduo de acordo com suas vivências, traumas, buscam uma solução erótica, para resolver seus conflitos até então defendidos pelos próprios padrões estabelecidos. Pela perspectiva psicanalítica esse sintoma irá mostrar quais os conflitos que precisam ser acessados, para que o indivíduo possa soluciona-los de forma mais elaborada, ressignificando suas questões e trazendo mais autonomia, reduzindo as angústias. Importante compreender que não você não está só, existe tratamento, e estou à disposição, abraços.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!