Se descobrirmos junto a um profissional o motivo que deu origem a nossa depressão , e haver um trabalho

9 respostas
Se descobrirmos junto a um profissional o motivo que deu origem a nossa depressão , e haver um trabalho encima disso , podemos ser curados ?
Estão envolvidas questões biopsicossocioespirituais nas depressões. É preciso um olhar especializado para cada uma dessas questões, com o desenvolvimento de um plano terapêutico individualizado. Normalmente esse trabalho será feito pelo médico psiquiatra em conjunto com o psicoterapeuta.

Respeitosamente,

A depressão são estágios em que a pessoa passou e de alguma forma não conseguiu se recuperar. Deve ser avaliado qual o grau de sua depressão, em alguns casos é importante a intervenção de medicamento. E na terapia vai lhe ajudar a superar esses traumas que ficaram pendente.
Grata[
Joice
Empreendendo um trabalho terapêutico, tratando das questões por trás da depressão em si, não há por que não vislumbrar uma possibilidade de lidar com tal depressão. O termo cura pode ser um pouco inadequado em tais situações, porém se "cura" significa recuperar a qualidade de vida e talvez se reposicionar em relação a algumas questões problemáticas, isso é possível.
A depressão é causada por vários fatores presentes na história de vida do depressivo. Fatores esses que podem ser de origem biológica, psicológica ou social. Com o trabalho psicoterápico é possível que esses sejam esclarecidos, o que favorece a recuperação e melhoria da qualidade de vida. O tratamento medicamentoso também é necessário em certos casos, cabendo a um psiquiatra avaliar tal necessidade.
Complementando as respostas, entendo que muitas vezes a depressão é expressão de uma crise, da qual muitas vezes nao conseguimos sair sozinhos e pode se prolongar por muitos anos, se não procuramos ajuda. A psicoterapia pode ajudar a compreender esta crise, fortalecer-se, e encontrar soluções para superá-la. Os momentos de crise são preciosos para encarar e reconhecer que há uma insatisfação e que é preciso mudar algo importante na vida.
Espero que tenha ajudado na sua dúvida. Abraços.
Olá, boa tarde
Isto mesmo, este é o caminho para a cura. Lembrando que o que desencadeia uma depressão pode ser um ou mais eventos traumáticos. Na psicoterapia, você irá entrar em contato com a origem dessa depressão e irá trabalhar suas causas emocionais. Em alguns casos, mais graves, é importante também o acompanhamento de um psiquiatra com medicamentos.
A depressão pode ter ou não causa específica ou pode ser a somatização de vários fatores ocorridos ao longo da história de vida do depressivo. Estes fatores podem ter de origem biológica, psicológica ou ambiental.
Depressão tem cura, desde que realizado tratamento correto, com auxílio do psiquiatra ao indicar o tratamento medicamentoso correto que visa reduzir crises junto das sessões de Psicologia que busca identificar e ressignificar o que pode ter desencadeado a depressão favorecendo a recuperação e melhoria da qualidade de vida.
Boa sorte!
Flavianne
Olá. A busca por terapia está justamente em descobrir o que está recalcado no nosso inconsciente. O que regula nossas ações cotidianas, bem como o que nos fez adoecer. Porém, quando esses "possíveis traumas" são verbalizados e compreendidos, é possível dar um novo lugar a aquela experiência, e, assim realizar ações na perspectiva de mudar alguma padrões que se acaba repetindo. Espero ter ajudado. Abraço.
Olá boa tarde, em relação a essa questão de cura é incorreto falar que há, pois a depressão não se origina somente de fatores biológicos, a depressão é uma psicopatologia, ou seja, também há questões traumáticas profundas. O máximo que se dá para se fazer em um tratamento com um sujeito que apresenta depressão é auxiliar e trabalhar os traumas e os pontos relacionados ao níveis de humor, que podem oscilar antes e depois do tratamento.
A depressão por ter causas também relacionadas a essas questões de humor e assim oscilar dependendo do tempo e da situação de cada sujeito, podem vir a desencadear novas crises posteriores, ou seja, é incorreto falar que a depressão está totalmente curada, qualquer psicopatologia pode ser auxiliada, contida através do trabalho terapêutico e psiquiatrico com a questão do medicamento, mas dizer que há uma cura definitiva é incorreto.