Se fizer a cirurgia e o pterigio voltar pode fazer outra cirurgia ou nao tem mais jeito?

2 respostas
Se fizer a cirurgia e o pterigio voltar pode fazer outra cirurgia ou nao tem mais jeito?
Olá! A cirurgia pode ser refeita sim sem nenhum dano ao seu olho. Mas hoje, existem maneiras de prevenir recidiva do pterígio durante uma cirurgia. A primeira é o uso de uma medicação durante a cirurgia chamada de mitomicina, esta ajuda na não proliferação de células cicatriciais no local aplicado. A segunda forma de prevenção da recidiva do pterígio é o uso da técnica auto-transplante conjuntival. E claro, sempre cuidar com a exposição ao sol. Boa cirurgia!

Sim, pode ser realizada outra cirurgia em diversos casos. Porém, é importante avaliar quanto há de leito residual na córnea ( o quanto de córnea / tecido do olho / que vai sobrar após a cirurgia). É importante realizar uma técnica moderna de cirurgia ( transplante conjuntiva do próprio olho de uma região saudável para a acometida), e nos casos de recidiva é importante utilizar mitomicina.
Outros fatores que podem simular piora, e inclusive podem estimular recidiva do problema: exposição solar excessiva sem uso de óculos escuros (causa mais frequente), não uso dos colírios no pós-operatório, diagnóstico errado do problema ( é importante enviar o tecido retirado para exame anatomo-patológico para confirmar o diagnóstico do pterígio). Em casos raros, o carcinoma escamoso de conjuntiva e córnea pode ser confundido com o pterígio.