Se tiver uma cárie bem pequena e melhorar minha higiene bucal, ela pode estagnar? Se a cárie for peq

9 respostas
Se tiver uma cárie bem pequena e melhorar minha higiene bucal, ela pode estagnar? Se a cárie for pequena, apenas fechar o buraquinho com resina pode resolver o problema?
A cárie não regride. A única forma de tratar a cárie é indo ao dentista. Não existe um tratamento caseiro que elimine a cárie quando ela já está instalada. Se apenas "fechar o buraquinho" com resina não resolve, pois ela já está instalada e vai evoluir mesmo com ele "tampado".

Espero ter ajudado!
Dra. Ariane Cristina Miranda

A cárie ativa não tem como estagnar com a melhora da higiene bucal. Tem que ir ao dentista, remover a cárie e aí sim colocar a resina. Depois disso, melhorar a higiene bucal para evitar o aparecimento de outras cáries.
Melhorar a higiene bucal é, sem dúvida, o primeiro passo! Porém, não é o suficiente já que a cárie, uma vez instalada, tende a evoluir em direção à polpa (nervo do dente) e resultar em dor e consequentemente num tratamento de canal. Procure um dentista e ele, além de remover a cárie, irá te orientar na higienização bucal completa além de uma correta alimentação em horários adequados.
A carie pode se tornar crônica, inativa, se você priorizar uma excelente escovação, e alimentação correta sem sacarose (açúcar de uma forma geral) e usar fluor criteriosamente sob orientação profissional. Hoje em dia, podemos inativar, se for pequena e controlar com radiografias e exames clínico periódico. Existem produtos que ajudam nesta prevenção. Outra possibilidade é fazer uma mínima intervenção e restaurar com ionômero ou resina. Todo este planejamento depende de uma avaliação profissional. Espero ter ajudado.
Discordo um pouco das outras respostas...algumas.lesoes incipientes e muito pequenas que por alguns dentistas são diagnósticadas.como caries, podem não evoluir pra cavidades maiores, dependendo da formação individual de cada dente...pode ser feito um acompanhamento periódico para monitorar o crescimento ou não dá lesão...se estiver crescendo, o tratamento é conservador...remove-se somente o tecido cariado e se restaura o dente com resina.
A cárie tem que ser removida e o dente terá que ser restaurado.
Remover a cárie, restaurar o dente , e o mais importante, detectar o que levou a apenas aquele dente a ter uma cárie, sugiro agendar uma avaliação para que possamos detectar o problema e tratar de forma correta
Sim. Certamente!
Algumas vezes, você, sendo caprichoso, sabendo que existe um pontinho minusculo de descalcificação e não querendo que ele avance, funciona como estímulo para motivar a manutenção da higiene. Ele pode estacionar sim!!
Confuso ler essas respostas todas e chegar a uma conclusão! Todos estão certos, vou tentar explicar... a cárie é uma doença multifatorial (ou seja, depende de diversos fatores)... quando você pergunta sobre uma cárie bem pequena, isso é muito subjetivo. Existem manchas brancas (inícios de cáries) , e cáries em esmalte (camada de fora do dente), isso tudo pode ser considerado uma cárie pequena. Essas lesões cariosas podem sim ser estabilizadas com a melhora da higiene, mas não podemos ter certeza disso, pois como ela depende de outros fatores, nem sempre isso funciona. Por isso é correto dizer que sim, e que não estabiliza. Se você avaliar com um dentista o grau dessa lesão, alterar seus hábitos de higiene e fizer um acompanhamento a cada 2 meses, poderá saber se sua mudança de hábito foi suficiente pra estabilizar ela... se não foi, você terá que removê-la. Espero ter ajudado... esse assunto é muito complexo pra explicar em poucas palavras.. bj