Se um indivíduo vai ao oftalmologista e sua pressão ocular está normal e o médido faz exame de fundo

3 respostas
Se um indivíduo vai ao oftalmologista e sua pressão ocular está normal e o médido faz exame de fundo de olhoo e nota que o nervo optico está alterado como na doença do glaucoma, esta pessoa deverá fazer uso de colírio para glaucoma?
Ola. Primeiramente antes de usar o colírio para o glaucoma como vc disse, deve-se comprovar se a alteração vista é uma neuropatia óptica glaucomatolosa ou se é constitucional, seu.
Através de exames e hoje em dia temos a mão por exemplo o OCT.
Dessa forma, o melhor a fazer é a investigação.
Att,
Paula.

Depende. Depende de quão alterado seu nervo óptico está. Às vezes, os aspecto está tão típico de glaucoma, que já pode dar uma certeza só neste exame inicial. Mas provavelmente precisará fazer um "check-up" de glaucoma, seja para confirmar, seja para avaliar gravidade, e poder ter exames de base para acompanhamento e poder monitorar progressão.
E como a dra Paula disse, existe a possibilidade do nervo óptico ser normal, mas com formato suspeito para glaucoma. Mas só exames detalhados e acompanhamento é que conseguirão provar essa hipótese.
Se o medico confirmou a doenca atraves do exame de fundo de olho esse individuo deve sim ter a pressao ocular reduzida, mesmo que ela esteja dentro dos valores normais durante a consulta.
Existe um sub tipo de glaucoma, denominado glaucoma de pressao normal, onde os valores da pressao ocular estao abaixo dos 21 mm Hg.
Alguns estudos clinicos comprovaram que reduzir a pressao ocular nesses pacientes diminui as chances de piora da doenca.
Portanto, nos pacientes que apresentam glaucoma ao exame clinico, o tratamento deve ser iniciado mesmo naqueles casos onde a pressao ocular e < 21 mmhg.