Se uma pessoa tomar um ansiolítico durante muito tempo, este pode perder sua finalidade?

9 respostas
Se uma pessoa tomar um ansiolítico durante muito tempo, este pode perder sua finalidade?
Sim pode perder. É importante conversar com seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode acontecer de o organismo da pessoa se "acostumar" com a medicação e não mais perceber seu efeito. O ideal é que a pessoa procure um tratamento psicoterapeutico para entender e conhecer a si mesma e conseguir lidar com as situaçãoes que a levam a um quadro de ansiedade.
Devido à administração repetida e prolongada de alguns fármacos há uma diminuição da resposta farmacológica, portanto a pessoa pode sentir uma diminuição no efeito do ansiolítico. O organismo se adaptou ao fármaco. Nesse caso é importante procurar o médico. Fazer um acompanhamento terapêutico é eficaz para elaboração dos conteúdos psíquicos, ajudando a diminuir sintoma.
Além de poder perder sua funcionalidade, (devido a tolerância a medicação) o uso desse tipo de medicação tem de ser muito bem controlado, sempre com supervisão psiquiátrica, visto que pode causar dependência também.
Sim poderá perder seu efeito. Portanto é de muito importante ser acompanhada pelo Psiquiatra para o controle e até mudança do medicamento e de um Psicologo para a elaboração psiquica.

Abraço,

Iara Gomes
Sim. É necessário estar sempre informando seu médico para reajustar as doses e/ou mudar o medicamento. Lembrando que é muito importante o auxílio Psicológico para a eficácia do medicamento, já que este haje quimicamente.
Primeiramente, se houve troca de marca da medicação pode ser esse o motivo da "perda do efeito".
Mesmo tomando medicação durante muito tempo, pode ocorrer novos episódios da doença pela qual está sendo tratada, dando a impressão de que a medicação não funciona, sendo necessário ajustes. Por esse motivo, é importante fazer o tratamento sempre acompanhado do psiquiatra, para ficar atento aos sintomas, aos fatores que possam interferir em uma possível piora do quadro...
O continuar tomando a medicação - quer seja ansiolítico ou qualquer outro - já mostra que existe uma funcionalidade, ou seja, uma função, um objetivo, uma finalidade que não foi perdida, solapada.

Contudo, o uso contínuo de determinadas medicações pode gerar uma tolerância no organismo e ser necessário doses maiores para atingir um efeito similar ao inicial do tratamento com doses menores.

Tudo de bom!
Nosso organismo nasce perfeito! quando não há patologias herdadas ou congênitas. Fabricamos tudo o que ele precisa. Porém, por problemas ocorridos durante nossa vida quebramos o ritmo de funcionamento do mesmo, condicionando errado e assim, funcionando errado. Os medicamentos devem ser provisórios e as causas estudadas junto a uma boa Psicoterapia Cognitivo Comportamental racional emotivo e hipnoterapia. Paz e Bem!

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1129 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.