Segundo o dentista que extraiu o meu siso, tenho as raízes do dente curtas. Nunca usei aparelho, mas

7 respostas
Segundo o dentista que extraiu o meu siso, tenho as raízes do dente curtas. Nunca usei aparelho, mas tenho recomendação para corrigir os dentes. Uma dentista comentou que no meu caso teria que aumentar o tempo de uso do aparelho fixo, para movimentar mais lentamente. Fui em outra dentista e ela indicou o Invisalign por 5 a 7 meses, teria algum problema? Qual dos métodos seria mais indicado?
Boa tarde, tudo bem com você? Tudo vai depender da extensão do encurtamento das raízes dos seus dentes. Mas, independentemente do tipo de aparelho (Invisalign ou aparelho fixo), o que importa é que o tratamento seja feito com forças mais leves e controle radiográfico periódico. No planejamento, o seu ortodontista vai levar em consideração a questão das reabsorções.
Abraço e boa sorte.

Olá, o Dr Guilherme Garcia já disse tudo. É isso mesmo!!! Mas para o seu conhecimento, hoje em dia o tratamento ortodôntico com aparelho fixo autoligado, não causa o encurtamento das raízes dos dentes, assim como o Invisalign, desde que o profissional saiba o que está fazendo. A maior diferença ao meu ver, será o preço que com o aparelho fixo ficará mais em conta. Abraços !!!
Boa noite, tudo bem? O que determinará a possibilidade de tratamento será a extensão da reabsorção radicular e a extensão da movimentação necessária. Caso seja possível tratar, a evidência científica atual mostra que qualquer sistema (invisalign, tratamento convencional ou autoligado) possuem taxas de reabsorção dentárias bem semelhantes, sendo as diferenças estatísticamente insignificantes. Porém, um dado importante que a literatura demonstra é que o sistema invisalign possui previsibilidade de movimentação dentária inferior ao tratamento ortodôntico convencional. Quanto ao tempo de tratamento, em casos simples e moderados, o sistema invisalign é mais rápido. Já em casos complexos, o sistema invisalign é mais lento do que o tratamento convencional (isso não é opinião, mas sim o que há de evidência científica hoje). Um abraço e boa sorte!
OLA tudo bem ?
As raizes curtas podem ser de origem genetica , ou por trauma . Podem estar em processo de encurtamento ou estaveis ( para saber isso devemos observar as raizes na radiografia , areas radiolucidas , formato da raiz ( arredondada , em formato de lamina etc )) . Existe uma formula de proporçao segura para movimentação independente de ter raiz curta , isto é , o tamanho da raiz deve ser maior do que o da coroa , pelo menos uma vez e meia e nao existir reabsorção ativa. NOS SISTEMAS digitais Invisalign ,controlamos exatamente a quantidade de movimentação e a velocidade de movimentação em 0,2 por alinhador ou menos de maneira absolutamente previsivel. Obviamente durante a movimentação nao devem ocorrer traumas de contato entre os dentes pois o mesmo acarreta em reabsorção.
A disposição
um abraço
Dra Daniela Pellegrini
Olá, todos colegas ja explicaram de forma bem esclarecedora. Vale ressaltar que independente da técnica escolhida, seu caso deverá ser acompanhado por radiografias e a velocidade do tratamento deverá ser nais lenta.
Só é possível fazer qualquer tipo de consideração sobre o tratamento avaliando individualmente seus exames. Qualquer opção escolhida deverá vir acompanhada de exames radiográficos de rotina e movimentação mais lenta do que recomendada para casos convencionais.
Para lhe dar uma opinião só à dentista que está com sua documentação.