Sei que o HPV 6 e 11 são de baixo risco para câncer no trato genital. Gostaria de saber como são quando

3 respostas
Sei que o HPV 6 e 11 são de baixo risco para câncer no trato genital. Gostaria de saber como são quando encontrados na boca/laringe, em estado inicial. Podem evoluir para câncer, podem ser apenas benignos e tratáveis definitivamente?
A infecção pelo HPV é uma infecção crônica e que não possui ainda uma cura definitiva e os portadores podem abrigar o vírus por anos sem ter manifestação. O que se trata são as alterações que o virus provoca nos tecidos. No caso da boca/laringe, ele pode causar verrugas, lesões benignas, lesões pre-malignas e lesões malignas. Ao encontrar alguma lesão, é importante ser avaliado pelo médico para biopsia ou remoção da lesão. Quanto mais precocemente estes lesões forem avaliadas, maior serão suas chances de curabilidade.

Na boca/laringe a maioria realmente tem uma boa evolução com o tratamento, ainda mais no quadro inicial que vc colocou. Quando afeta especificamente a laringe - o que pode aparecer clinicamente como rouquidão - pode exigir um tratamento mais complexo, pois as recidivas da doença, mesmo benigna, são mais frequentes.
O virus HPV gera o papiloma na boca, lesão benigna com altas chances de cura quando removido. Na laringe o virus gera o quadro de papilomatose respiratoria geralmente causada pelos subtipos 6 e 11. Tipos esses que costumam ter um curso clinico mais benigno. Porem existem outros subtipo de papilomas e os subtipos 16 e 18 estao mais associados ao cancer de laringe.
É imprecindivel o acompanhamento medico dessas lesões antes e apos serem retiradas justamente pelo risco do surgimento de cancer.