Sei que o HPV 6 e 11 são de baixo risco para câncer no trato genital. Gostaria de saber como são quando

3 respostas
Sei que o HPV 6 e 11 são de baixo risco para câncer no trato genital. Gostaria de saber como são quando encontrados na boca/laringe, em estado inicial. Podem evoluir para câncer, podem ser apenas benignos e tratáveis definitivamente?
A infecção pelo HPV é uma infecção crônica e que não possui ainda uma cura definitiva e os portadores podem abrigar o vírus por anos sem ter manifestação. O que se trata são as alterações que o virus provoca nos tecidos. No caso da boca/laringe, ele pode causar verrugas, lesões benignas, lesões pre-malignas e lesões malignas. Ao encontrar alguma lesão, é importante ser avaliado pelo médico para biopsia ou remoção da lesão. Quanto mais precocemente estes lesões forem avaliadas, maior serão suas chances de curabilidade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na boca/laringe a maioria realmente tem uma boa evolução com o tratamento, ainda mais no quadro inicial que vc colocou. Quando afeta especificamente a laringe - o que pode aparecer clinicamente como rouquidão - pode exigir um tratamento mais complexo, pois as recidivas da doença, mesmo benigna, são mais frequentes.
O virus HPV gera o papiloma na boca, lesão benigna com altas chances de cura quando removido. Na laringe o virus gera o quadro de papilomatose respiratoria geralmente causada pelos subtipos 6 e 11. Tipos esses que costumam ter um curso clinico mais benigno. Porem existem outros subtipo de papilomas e os subtipos 16 e 18 estao mais associados ao cancer de laringe.
É imprecindivel o acompanhamento medico dessas lesões antes e apos serem retiradas justamente pelo risco do surgimento de cancer.

Especialistas

Juliana Haruho Hatano Morinaka

Juliana Haruho Hatano Morinaka

Oncologista

Uberaba

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Silvia Nardozza Santerini

Silvia Nardozza Santerini

Oncologista

Sinop

Gustavo Vasili Lucas

Gustavo Vasili Lucas

Oncologista

Curitiba

Fabio Mitsuhiro Satake

Fabio Mitsuhiro Satake

Cirurgião de cabeça e pescoço

Nova Lima

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 37 perguntas sobre Câncer de laringe
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.