Sempre tive um dos mamilos retraído, já tive mastite na primeira amamentação há 27 anos e depois

3 respostas
Sempre tive um dos mamilos retraído, já tive mastite na primeira amamentação há 27 anos e depois disso tive há 1 ano. Sinto dor constante nessa mama desda primeira mastite, já fiz várias mamografias e todas deram normal. Meus pais e avós morreram de câncer. Essa dor que sinto é normal?
Um sintoma de dor nas mamas deve sempre ser investigado para excluir causas mais graves. A dor nas mamas pode ter causas que não são câncer. Se você faz acompanhamento médico e suas mamografias deram normais, pode ficar tranquila e seguir com a mamografia de rotina para sua idade. Sugiro consulta com um mastologista para seguimento e para tirar suas dúvidas.

Sentir dor nunca é normal! entretanto sua dor provavelmente é causada pelo que chamamos de displasia mamária, que é benigna, mas aumenta muito a sensibilidade dolorosa durante os periodos menstruais. O tratamento para isto é a chamada mastectomia subcutânea com a colocação de implante mamário, foi o que fez a atriz Angelina Jolie e é um procedimento que tem se tornado cada vez mais comum para pessoas acometidas por este tipo de problema e pessoas com alto risco familiar de câncer de mama.
A correção do mamilo invertido é simples e pode até ser feita em consultório sob anestesia local.
Papila (mamilo) invertido é relativamente comum e no seu caso tem perfil congênito. Existem diversos graus de gravidade nessas inversões. As cirurgias podem ser muito simples e até muito complexas. E nesse último caso a cirurgia deve ser conduzida em ambiente seguro hospitalar com sedação, e nem sempre se consegue um resultado satisfatoriamente estético, pois a deformidade é estrutural em toda a totalidade do mamilo, isto é, ele não foi desenvolvido normalmente, faltando elementos anatômicos. E essa é uma das causas de mastite lactacional, extremamente dolorosa, porém solucionável, podendo ocorrer até mesmo fora da lactação. Seus exames de imagens são normais, o que é a principio muito bom. Mas a sua Historia Familiar Patologica pregressa para cancer de mama é de alto risco. Ou seja, você está incluída no grupo de pesquisa da mutação BRCA I e II, parecido com o caso da Angelina Jolie. Lembre-se, cancer de mama e dor não andam juntos, e por isso é preciso estar sempre atento.