Mamilos retraídos - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é o bico do peito retraído?

Após a puberdade os mamilos podem parecer que em vez da forma bulbosa, tornam-se  planos e até mesmo introduzidos na pele.

A origem é geralmente congênita, isto é, desde o nascimento e muitas vezes têm parentes que têm o mesmo problema. Mas muitas vezes não é visto, exceto em casos extremos, até a puberdade, devido ao desenvolvimento neste momento experimentando a aréola e do mamilo com câncer de mama em geral.

O fenômeno é devido à retração das fibras  (uma espécie de rede que serve como um andaime para o tecido) em torno de dutos (escoamento do leite produzido nas glândulas da mama fora) engrossa e encurta, e "puxa" o mamilo para as profundezas da mama.

O que causa problemas?

  • O mamilo perde a sua sensibilidade que diminui a satisfação sexual.
  • Perturbação da forma normal do tórax pode causar problemas psicológicos para a paciente.
  • As mulheres não podem amamentar porque  os mamilos não são  salientes e o bebê não pode colocar na boca para chupar.

Que outros problemas podem produzir retração do mamilo?

A retirada pode causar vários distúrbios tiposde, ou seja, câncer, acidentes vasculares cerebrais ou infecções anteriores e feridas que ocorrem como resultado cicatrização excessiva.

Qual é a correção da deformidade?

Como uma prática normal de chamadas para um estudo que envolve exames de sangue pré-operatórios, eletrocardiograma e radiografia de tórax.

Também solicita-se um estudo específico de ultra-som da mama e mamografia.

O cirurgião faz uma pequena incisão de vários milímetros na secção das cordas fibrosas, restaurando a aparência normal para o mamilo.

É realizada com anestesia local,  e pode retornar a todas as atividades da vida diária.

Para duas a três semanas, deixa-se uma sutura para evitar que o mamilo retraído novamente. É removida na época considerou que a cicatriz de tecidos mais profundos é forte o suficiente para manter o mamilo em si.

Quais são os resultados alcançados com a cirurgia?

  • A sensibilidade do mamilo retorna
  • O paciente recupera a auto-estima ea forma da mama é recuperada e normalmente não é visível após a cicatriz da operação sobre a pele.
  • A mulher pode amamentar seus filhos naturalmente.

As complicações são raras, e incluem infecção local, ou cicatrizes da pele.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - mamilos retraídos

Stella Klockner

Stella Klockner

Cirurgião plástico

Ijuí

Pedro Lavigne Moreira

Pedro Lavigne Moreira

Mastologista

Linhares

Israel Alecrin

Israel Alecrin

Mastologista

Campos Dos Goytacazes

Natália Polidorio

Natália Polidorio

Mastologista

Brasília

Aline Prado de Almeida

Aline Prado de Almeida

Mastologista, Ginecologista

São Paulo

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas sobre Mamilos retraídos

Nossos especialistas responderam a 68 perguntas sobre Mamilos retraídos

Especialistas falam sobre Mamilos retraídos

O mamilo retraído é uma patologia simples, pode estar associado a doenças mamárias como o câncer, se a retração apresentar espontânea, mas muitas vezes não possui causa e é familiar, nesses casos, algumas vezes pode alterar durante a gestação, ou se não houver alteração pode ser feito uma cirurgia para correção. Essa cirurgia pode ser simples, com anestesia local e em regime ambulatorial.

Fernando Campos Moraes Amato

Cirurgião plástico

São Paulo


É a condição que o paciente não apresenta bico dos seios aparentes, ou quando eles retraem ao toque ou ao frio. Os mamilos retraídos só podem ser corrigidos apos a certeza de não amamentação no futuro; isto porque esta cirurgia reparadora definitivamente impedirá o ato de amamentar. Realizado normalmente sob anestesia local e sem necessidade de internação

A inversão ou retração do mamilo pode ter causa congênita ou adquirida. As causas adquiridas, por ordem de frequência, são a ectasia de ductos, a mastite periductal, o carcinoma e a tuberculose. Todas as pacientes com inversão de mamilo adquirida devem ser submetidas a um exame clínico completo e, se a paciente tiver mais de 35 anos, a uma mamografia. O manejo depende da ausência ou presença de uma anormalidade clínica ou mamográfica. A retração benigna do mamilo não requer tratamento específico, mas pode ser corrigida cirurgicamente se a paciente assim solicitar e o cirurgião considerar a operação apropriada.

Norma Luiza Machado Silveira

Ginecologista, Mastologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Após a puberdade os mamilos podem parecer que em vez da forma bulbosa, tornam-se planos e até mesmo introduzidos na pele. A origem é geralmente congênita, isto é, desde o nascimento e muitas vezes têm parentes que têm o mesmo problema.

Moisés Wolfenson

Cirurgião plástico

Recife

Quais profissionais tratam Mamilos retraídos?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.