Sempre tomei o escitalopram 20 mg de manhã a psiquiatra aumentou a dose para 20 mg de manhã e 10 a n

3 respostas
Sempre tomei o escitalopram 20 mg de manhã a psiquiatra aumentou a dose para 20 mg de manhã e 10 a noite acompanhada por clonazepam 2,5 mg 5 gotas de 12 em 12 horas junto com escitalopram só que tem mais de 20 dias que aumentou a dose do escitalopram e estou muito ansiosa e a médica do posto falou para mim continuar tomando o clonazepam até a volta com a psiquiatra! Ela passou para mim começar o pandera só que estou com muito medo de tomar e da muitos sintomas! Pois tomo o escitalopram a anos! E também sempre compro ele genérico de marca diferentes! Será que tem alguma coisa a ver?
O aumento de dose de 20 para 30 mg (no total) de escitalopram não deve levar a piora da ansiedade, na maioria das pessoas (em algumas, poderia levar a alguma piora, provisoriamente, com desaparecimento da piora em dias a poucas semanas - mas é mais frequente no início do tratamento do que por aumentos, em pessoas que já se estão tratando). Pode ser que sua ansiedade teria piorado de qualquer forma e apenas o remédio não impediu esta piora. Quanto ao uso do Pondera* (paroxetina), não ficou claro se se trata de uma associação com o escitalopram (que usualmente não é indicada) ou de uma substituição (que, pela sua descrição, talvez fosse precoce, pois o escitalopram ainda pode agir, seja nesta dose ou, eventualmente, em dose mais alta). Quanto a marcas de remédios, quem controla a qualidade é a ANVISA, de modo que médicos têm pouco a dizer sobre a propriedade de se tomar o medicamento de referência ou algum genérico ou similar. De qualquer forma, converse com seu psiquiatra também a este respeito.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Sarah  Oliveira Rocha
Psiquiatra
Itacaré
Sim, é importante sempre comprar o medicamento da mesma marca durante todo o tratamento. Entre uma marca e outra pode haver diferenças nas resposta ao tratamento e também no surgimento de efeitos colaterais.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
O aumento da dose do escitalopram pode, em alguns casos, intensificar sintomas ansiosos temporariamente, principalmente nas primeiras semanas. Isso ocorre devido ao ajuste do sistema serotoninérgico. O uso contínuo de clonazepam pode ajudar a controlar esses sintomas no curto prazo, conforme orientação médica. A introdução de um novo medicamento, como o Pondera (paroxetina), pode causar receio, mas é importante lembrar que cada organismo reage de forma única, e muitos efeitos colaterais iniciais tendem a diminuir com o tempo. O fato de usar escitalopram genérico de marcas diferentes geralmente não interfere significativamente na eficácia, desde que seja aprovado pela Anvisa. No entanto, variações mínimas podem afetar a percepção individual de resposta ao tratamento. Diante da sua insegurança e persistência dos sintomas, é fundamental o acompanhamento com um psiquiatra, que poderá ajustar o tratamento de forma segura e personalizada.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2438 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.