Sexo anal em demasia pode prejudicar o ânus no sentido de alargar o esfíncter ? E no sentido de alargar

2 respostas
Sexo anal em demasia pode prejudicar o ânus no sentido de alargar o esfíncter ? E no sentido de alargar o canal anal (dentro do ânus)? Se essas sentenças forem verdadeiras, existe cirurgia, procedimento, exame etc para recuperar isso?
Olá, boa tarde.

A prática de sexo anal, quando realizada respeitando-se os princípios de adequada lubrificação (com lubrificantes à base de água), uso de preservativos e dando-se o tempo necessário para o relaxamento inicial do esfíncter anal é uma prática segura que não acarreta em "alargamento" definitivo do ânus ou canal anal. Algumas práticas como uso de dispositivos como vibradores, a introdução ou tentativa de introdução da mão / punho e outros objetos de diâmetro demasiadamente grande podem sim por sua vez levarem a lesões permanentes dos esfíncteres anais, com possível repercussão para a função do ânus (como graus variados de incontinência anal), além da formação de feridas tanto externas quanto internas no ânus e canal anal. A lesão traumática dos esfíncteres anais pode sim necessitar de tratamento cirúrgico para sua correção. Procure um coloproctologista e tire todas as suas dúvidas a respeito.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É muito comum haver um relaxamento dos esfíncteres anais. No entanto, raríssimamente há incontinência dentro de uma prática convencional, podendo eventualmente haver apenas para gases a longo prazo, principalmente em mulheres e se houver outros fatores contribuintes, como multiparidade. Não havendo rotura esfincteriana propriamente, onde o tratamento cirúrgico possui melhores resultados, para pequenos graus de incontinência que possam eventualmente haver, o melhor tratamento é uma espécie de " fisioterepia anal ", denominada biofeedback. Quando vc se refere a ânus, deve-se entender que o canal anal constitui-se parte do órgão, e é ao canal anal que nos referimos quando mencionamos o relaxamento e consequente redução do tônus dos esfíncteres anais.

Especialistas

Luiza Maria Pilau Fucilini

Luiza Maria Pilau Fucilini

Coloproctologista, Cirurgião geral

Santo Augusto

JOAO FRANCISCO DE SOUZA

JOAO FRANCISCO DE SOUZA

Cirurgião geral, Médico clínico geral

Mafra

Marcos G T Pauletti

Marcos G T Pauletti

Coloproctologista

Chapecó

Karoline Roberti Venzo

Karoline Roberti Venzo

Coloproctologista

Canoas

Maria Eduarda Trevisan

Maria Eduarda Trevisan

Coloproctologista

Porto Alegre

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 183 perguntas sobre Doenças Do Ânus
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.