Sindrome de Tourette

22 respostas
Sindrome de tourette o que têm de mais positivo hoje em dia para essa síndrome?
O tratamento é feito por meio de cuidados individuais e paliativos
O tratamento pode incluir medicação e terapias psicológicas.

Olá
Dependendo dos sintomas, podem ser indicados, desde psicoterapias, medicamentos antipsicóticos e em alguns casos até cirurgia...
A terapia comportamental cognitiva, através do tratamento da reversão de hábitos tem apresentado resultados muito positivos.
Somando as informações dos colegas ; é algo incapacitante e estigmatizantes. Os portadores são mal compreendidos. Precisa ser bem diagnosticado , através de observação clínica e o tratamento é indispensável .
Ola a sindrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques múltiplos, motores ou vocais, geralmente se instalam na infância.Em alguns casos pode ser sazonal aparecendo quando algum gatilho emocional é ativado. Sabendo como esse distúrbio se instalou na infância é possível através da hipnoterapia resinificar eliminando ou amenizando esses sintomas Na maioria das vezes, os tiques são de tipos diferentes e variam no decorrer de uma semana ou de um mês para outro.
Além dos tratamentos medicamentosos, terapias psicomotoras e psicológicas para o controle de tal.
Olá! Dependendo do grau de comprometimento que se encontra o paciente, é possível que ele tenha que fazer uso de terapia medicamentosa, mas na maioria dos casos, quando tratamos com psicoterapia as angústias do paciente, e mais especificamente as situações/angústia que são o gatilho para o tique, atingimos resultados muito positivos. A remissão total dos sintomas é sim possível. Eu á tratei com sucesso um caso assim. Os sintomas nunca mais voltaram. Um detalhe importante, o quanto antes se procurar tratamento, maiores as chances de negativaçao dos sintomas. Boa sorte.
A hipnose tem se mostrado eficaz para auxiliar o paciente no controle de seus impulsos, porém o tratamento psiquiátrico é indispensável. Não substitua uma coisa por outra, ok?
É lamentável o desconhecimento da população a respeito da sindrome de Tourette.O sofrimento desses pacientes para continuarem no social muitas vezes contribui para agravar os tiques nervosos, geralmente eles aceleram durante situações de extrema angústia.O tratamento é medicamentoso e também com terapia. Abraço
Disturbio que poucos conhecem, poderá ser tratado com medicamentos e psicoterapia. É um distúrbio neuropsicologico. Procure ajuda profissional.
A síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico que se caracteriza por muitos tiques e movimentos involuntários. Dependendo do estágio é muito importante a medicação junto com a psicoterapia. Hipnose, EMDR, tb são muito bons. A psicoterapia é essencial já que esta síndrome causa muita angústia no âmbito social. Precisa de tratamento duplo quanto antes!
A Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico que tem como principal característica a ocorrência de múltiplos tiques, motores ou vocais, como piscar de olhos, emitir sons, cacoetes, os quais se iniciam na infância e podem persistir até a vida adulta.
Os tiques podem variar, mudando ao longo tempo, e podem ocorrer com frequência e intensidade variável sendo influenciado por situações de estresse. A Síndrome de Tourrete tem como comorbidade mais comum os sintomas obsessivo-compulsivos (TOC), o distúrbio de Atenção e Hiperatividade (TODA) e os Transtornos de Aprendizagem. Sua causa pode envolver fatores hereditários ou condições clínicas neurológicas.
O tratamento medicamentoso é mais indicado quando os sintomas interferem na vida social, no trabalho ou nas atividades cotidianas do paciente. Existem diversos remédios que podem ser usados para tratar os tiques, como clonidina, flufenazina, pimozida e haloperidol. Em casos mais graves, pode ser feita cirurgia neurológica.
Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques múltiplos, motores ou vocais, que persistem por mais de um ano e geralmente se instalam na infância. Na maioria das vezes, os tiques são de tipos diferentes e variam no decorrer de uma semana ou de um mês para outro.
É necessario acompanhamento de um psiquiatra com a implantação de medicamentos e acompanhamento de um psicanalista ,
Por se tratar de um situação neurológico e psicológico, existem hoje estratégias terapêuticas muito interessantes e eficientes para o caso.

Hipnoterapia, EMDR, Brainspotting.

Além de medicação, dependendo do caso.

O fato é que hoje se sabe que depende muito mais do sujeito do que da "doença", pois o tratamento está mais subordinado à subjetividade da pessoa do que da objetividade do transtorno.

Estimo melhoras e que encontre o melhor caminho para você.

Medicação prescrita por um psiquiatra e psicoterapia com um psicólogo podem fazer com que o paciente se sinta bem acompanhado e consiga lidar melhor com a doença.
A Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico, não tem cura , mas pode ser controlado. Por se tratar de um situação neurológico e psicológico, existem hoje estratégias terapêuticas muito interessantes e eficientes para o caso.
A medicação deve ser prescrita por um psiquiatra. Muito importante manter a psicoterapia. Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico, portanto psicoterapia e psiquiatra andam juntos neste tratamento.
Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico  por tiques múltiplos,  ou vocais, geralmente se instalam na infância. pode  aparecer quando algum gatilho emocional é ativado. Sabendo como esse distúrbio se instalou na infância é possível através da psicanálise poder ressignificar
Olá. A Síndrome de Tourette pode ser abordada tanto com a medicação, quanto em associação a um processo psicoterapêutico. É importante dizer que neste último o trabalho consiste em um elaborar de aspectos que podem estar produzindo efeitos sobre a síndrome e a produção de novos modos de lidar com ela. Em análise, você pode falar sobre as suas questões e a sua história enquanto sujeito e, na relação com o analista, ir elaborando aspectos que podem estar relacionados ao que você se queixa, produzindo, então, novas maneiras de ser e estar no mundo. Espero ter auxiliado. Estou à disposição.

A síndrome de Tourette é um distúrbio neurológico que se caracteriza por tiques motoros e vocais repetitivos e incontroláveis. Embora a síndrome de Tourette possa ser desafiadora para as pessoas que a têm, há algumas coisas positivas relacionadas a ela hoje em dia.

Compreensão crescente: A compreensão científica da síndrome de Tourette tem evoluído significativamente nos últimos anos. Hoje, os cientistas entendem melhor como a síndrome é causada e como pode ser tratada.

Tratamentos melhores: Como resultado da compreensão crescente da síndrome de Tourette, os tratamentos disponíveis também melhoraram. Alguns pacientes podem se beneficiar de medicamentos, terapia comportamental e outras intervenções que podem ajudar a controlar os tiques.

Maior conscientização: A conscientização sobre a síndrome de Tourette tem aumentado, o que pode ajudar a reduzir o estigma e a discriminação associados à condição. As pessoas com a síndrome de Tourette podem se sentir mais compreendidas e apoiadas.

Grupos de apoio: Existem muitos grupos de apoio para pessoas com síndrome de Tourette e suas famílias, que podem fornecer informações e suporte para lidar com a condição.

Pessoas famosas com TS: Algumas pessoas famosas, como o ator Dan Aykroyd, tem falado publicamente sobre viver com a síndrome de Tourette, o que pode ajudar a aumentar a conscientização sobre a condição e ajudar as pessoas a se sentirem menos sozinhas.

É importante lembrar que cada pessoa com síndrome de Tourette tem uma experiência única e pode se beneficiar de diferentes abordagens. Se você ou alguém que você conhece tem síndrome de Tourette, é importante consultar um profissional de saúde para avaliar a condição e recomendar o melhor tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
A Síndrome de Tourette é uma condição desafiadora, mas é importante destacar que, nos dias de hoje, há diversos aspectos positivos e recursos disponíveis para aqueles que convivem com ela. O conhecimento e a conscientização sobre a síndrome aumentaram consideravelmente, o que resultou em menos estigmatização e mais compreensão. Um dos aspectos positivos mais notáveis é o desenvolvimento de tratamentos eficazes para a síndrome. Terapias comportamentais, como a Terapia de Exposição e Prevenção de Resposta (TEPR), podem ser altamente benéficas no gerenciamento dos tiques. Além disso, medicamentos podem ser prescritos para controlar os sintomas, quando necessário. A Síndrome de Tourette também é beneficiada por uma comunidade de apoio crescente. Existem organizações e grupos de apoio que oferecem recursos, informações e uma rede de pessoas que entendem as complexidades da síndrome. Encontrar apoio e compartilhar experiências pode ser uma fonte de conforto e compreensão. Outro aspecto positivo é a conscientização e inclusão em ambientes escolares. Muitas escolas estão trabalhando para criar ambientes inclusivos, garantindo que as crianças com a síndrome tenham acesso à educação de qualidade e apoio educacional quando necessário. É importante destacar que muitas pessoas com a Síndrome de Tourette desenvolvem habilidades de enfrentamento e resiliência significativas. Lidar com os desafios dessa condição pode levar ao fortalecimento da autoconsciência e da autenticidade. Além disso, os avanços na pesquisa continuam a acontecer, o que pode levar a uma melhor compreensão dos mecanismos subjacentes da síndrome e a possíveis avanços futuros em tratamentos. Lembre-se de que você não está sozinho nessa jornada. A síndrome pode trazer desafios, mas também há muitas razões para manter a esperança e a positividade. Buscar apoio, educação e tratamento adequado é fundamental para uma melhor qualidade de vida para você e aqueles que convivem com a Síndrome de Tourette. Estou aqui para apoiar e ajudar, e lembre-se de que a busca pelo bem-estar é uma jornada que vale a pena.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 230