Sinto faltas de ar repentinas que duram segundos e logo após se estabilizam. Fui a um médico e ele d

6 respostas
Sinto faltas de ar repentinas que duram segundos e logo após se estabilizam. Fui a um médico e ele disse que era ansiedade. Pode mesmo ser isso?
É impossível, à distância, diagnosticar, sobretudo com apenas o relato de "faltas de ar repentinas". Quaisquer dúvidas devem ser expostas ao seu médico até que você se sinta totalmente segura e informada. Se, mesmo assim, não ficar tranquilo, pode procurar uma segunda opinião, inclusive pode ser alguém por indicação de seu próprio psiquiatra. Apesar de geralmente não ser necessário, é um direito que todo paciente tem. Finalmente, ansiedade é uma causa frequente de sensações súbitas de falta de ar, mesmo não sendo a única.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde. Se o médico que lhe consultou e falou em ansiedade for um Cardiologista, é bem provável que seja ansiedade. Sugiro que procure um profissional psiquiatra com o cuidado de ver se tem residência médica e titulo ABP.
Olá, boa tarde. Sim, a ansiedade pode sim causar falta de ar. É importante que você busque um tratamento psicológico para que possa começar a cuidar disto. A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno.
Falta de ar é um dos sintomas psicossomáticos mais comuns em uma crise de ansiedade. Técnicas de respiração e relaxamento ajudam a controlar esse desconforto. Além de acompanhamento terapêutico e se necessário realizar exames médicos de rotina pra conferir se está tudo certo com a saúde.
Sim... falta de ar é um dos sintomas da ansiedade. Há vários recursos que você pode fazer para aliviar o sintomas, como por exemplo técnica de relaxamento. Por meio da psicoterapia, o psicólogo ensina essas técnicas, além de outras como respiração diafragmática. Além disso, por meio do autoconhecimento poderá identificar os pensamentos e medos que desencadeiam a ansiedade e os sintomas, pode do controla-los e modifica-los.
Olá! A falta de ar pode sim estar relacionada com a ansiedade. Seria importante consultar um psicólogo para poder falar mais sobre essa ansiedade e as questões que te permeia. Poder transformar os pensamentos e sentimentos em palavras é um caminho para amenizar esse sintoma e também de colocá-lo a trabalho, no sentido de compreender suas causas e encontrar suas próprias maneiras de lidar frente a esse sintoma.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Luciana Miranda

Luciana Miranda

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 993 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.