Sinto que não consigo expressar tudo aquilo que eu quero falar, simplismente eu não consigo explicar

14 respostas
Sinto que não consigo expressar tudo aquilo que eu quero falar, simplismente eu não consigo explicar nada do que eu penso, ou até mesmo algo que aconteceu na minha vida sem me "embolar" ou me atrapalhar, não consigo defender bem meus argumentos, aliás eu acho que nem tenho argumentos, e se tenho não consigo expresso-lo verbalmente da maneira como pensei, alguma dica?
Olá, sugiro você perceber em quais momentos você se "embola" para falar, são momentos que te trazer alguma ansiedade? desde quando isso vem sendo um problema? No seu cotidiano, é algo que acontece com frequência? Uma dica importante é você buscar evitar comparações, porque você tem sua história única, com um desenvolvimento único e a comunicação é algo a ser desenvolver também. Indico você buscar um psicoterapeuta que possa conversar sobre isso e então decidirem se será necessário uma avaliação neuropsicológica para analisar seu funcionamento cognitivo (aspectos como memória, racíocinio..etc), o que pode ser importante por te ajudar no autoconhecimento e enxergar em quais áreas você precisa de maiores estimulações e ter direcionamento do que precisa fazer para chegar no potencial que almeja. Além disso, um psicoterapeuta poderá te ajudar com fatores emocionais que essa situação pode causar a você.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90

Olá, espero que de alguma forma eu consiga responder a sua dúvida. Pensar de qual forma esses pontos que trouxe surgem pode ser algo que ajude, caso faça sentido para você. Talvez tentar perceber como essa sensação se faz presente, quando passou a ser mais recorrente, e quais pontos ela é mais intensa. Porém, é válido lembrar que enfrentar sozinha(o/e) pensamentos que lhe tragam um desconforto ou angústia é algo difícil. Caso possa, recomendo buscar uma ajuda para compreender melhor essa situação, assim terá um suporte para esclarecer esses pensamentos. Me coloco à disposição caso precisar, um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Espero poder te ajudar. Você percebe se isso acontece em todas relações ou é com alguém em especifico? Acontece em todos assuntos ou é algo em especifico? Inicialmente busque perceber isso ou também quais pensamentos/sentimentos você tem quando isso acontece.

Pra saber mais e te ajudar compreender a psicoterapia pode ser uma excelente alternativa. Abraço com afeto.
Olá! Acredito que o primeiro passo é investigar se existe um assunto específico que você tem dificuldade de se expressar ou se são todos os assuntos. Verificar se há alguém no seu convívio social ou familiar que você consegue se expressar, ou se isso acontece por exemplo só no trabalho, ou com um grupo específico de pessoas. Por fim saber se isso trás algum tipo de prejuízo a sua vida, se te prejudica nos estudos, no trabalho, no relacionamento. Caso a resposta seja afirmativa, é importante marcar uma sessão com um psicólogo para que ele possa fazer uma avaliação mais apurada e se necessário , iniciar a terapia. Nas sessões, você poderá entender um pouco mais a sua forma de funcionar e adquirir ferramentas para lidar com essa situação. Espero ter ajudado de alguma forma.
Olá! Entendo o que quer dizer, muitas vezes sentimos as coisas, pensamos sobre elas mas não conseguimos nos expressar né? É muito comum dependendo do contexto, das conversas, das relações que temos, das pessoas que estão próximas à nós. Na psicologia, passamos por esse processo de aprender sobre nossos sentimentos e falar sobre eles, além de entendê-los e também saber o que fazer com eles. Recomendo que comece um processo psicológico, será importante para você. Abraços!
a minha dica é você ensaiar o que quer expressar, fazer leituras dos temas que precisa informar para ter repertorio (o que falar e como falar). fazer acompanhamento vai te auxiliar nessa questão e você ainda entenderá a causa, que pode ser insegurança ou alguma crença relacionado a incapacidade (apenas hipóteses).
Olá. É normal sentir dificuldades em expressar seus pensamentos e sentimentos de maneira clara e eficaz. Muitas pessoas enfrentam esse desafio, e existem várias estratégias e técnicas que você pode considerar para melhorar sua habilidade de comunicação e expressão verbal. Se suas dificuldades estiverem causando um impacto significativo em sua vida, é apropriado procurar ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra para orientação mais personalizada. Sempre à disposição.
Expressar sentimentos pode ser difícil, principalmente porque envolve emoções e expectativas. Também é frustrante relembrar a situação e perceber que poderia ter dito uma série de coisas que não conseguiu na hora por causa da ansiedade. Praticar técnicas de respiração, meditação e atividade física podem ajudar a melhorar a ansiedade e organizar melhor suas idéias, intenções e objetivos. Quando perceber-se ansiosa(o), tente respirar fundo e retomar o objetivo da conversa ou apresentação, fale mais pausadamente, isso lhe dará mais tempo para pensar. E caso se "embole", apenas respire e retome de onde parou. Tente não se intimidar ou se culpar por não ter conseguido expressar o que gostaria, sempre haverão novas oportunidades.
Caso este incômodo seja persistente, procure ajuda psicológica. Na psicoterapia você terá a oportunidade de explanar seus sentimentos e tomar consciência clara de suas dificuldades, para então conquistar mais autonomia, autoconfiança e poder tomar decisões mais assertivas. Espero que fique bem!
Te convidamos para uma consulta: - R$ 100
É compreensível sentir dificuldades em expressar seus pensamentos de forma clara. Para melhorar, comece praticando autoconsciência e organização de ideias antes de falar. A escrita pode ajudar a clarear seus pensamentos. Respire profundamente antes de falar para reduzir a ansiedade. Observe outros comunicadores para insights e use exemplos concretos para ilustrar seus pontos.
Ao explicar algo, divida-o em pontos-chave para maior clareza. Pratique a comunicação com amigos e familiares para ganhar confiança. Se suas dificuldades persistirem e causarem desconforto, considere a ajuda de um psicólogo para orientação personalizada. Lembre-se de que a melhoria é gradual; seja paciente consigo mesmo.
É compreensível sentir essa dificuldade em expressar seus pensamentos e argumentos verbalmente. Começar com passos pequenos pode ser útil. Antes de falar, organize suas ideias, fazendo anotações se necessário. Pratique expressar-se com um amigo próximo ou por escrito. A confiança cresce com o tempo; lembre-se de que não é necessário ser perfeito. Respeite seu ritmo e considere também explorar técnicas de respiração para controlar a ansiedade ao falar. Um psicólogo pode ajudar a desenvolver estratégias específicas para melhorar sua expressão verbal e autoconfiança.
Penso que a maneira mais efetiva de lidar com a questão é entendendo melhor quais são as dificuldades que você encontra em se expressar, podendo ser desde organização de pensamento até dificuldades de comunicação. Invista um tempo em entender melhor isso que você chama de embolar. Psicoterapia te ajuda nesse processo. Abraço.
É frustrante quando percebemos que as palavras parecem escapar, dificultando a expressão completa do que queremos comunicar. As ideias parecem teimar em não se alinhar, resultando em explicações confusas até mesmo para pensamentos simples ou eventos pessoais. A habilidade de defender argumentos também parece escorregar por entre os dedos, gerando insegurança. Às vezes, até questionamos a existência de argumentos em primeiro lugar, dada a dificuldade em expressá-los. Parece que as palavras não conseguem capturar a complexidade das nossas ideias.

Uma abordagem para superar essa barreira é praticar a comunicação de forma deliberada. Antes de compartilhar, organizar mentalmente os pontos principais pode ajudar a manter a clareza. Além disso, considerar o uso de metáforas ou analogias pode tornar as explicações mais vívidas e compreensíveis. Ao elaborar argumentos, anotar as principais razões e exemplos pode ser útil para sustentar sua posição.

Lembre-se de que a comunicação é uma habilidade aprimorada ao longo do tempo. Assim como um pintor mistura pinceladas para criar uma obra-prima, variar o comprimento e a estrutura das frases pode adicionar profundidade e interesse à sua expressão. Com prática e paciência, você pode gradualmente construir sua capacidade de comunicar suas ideias de forma mais envolvente e eficaz.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Oi, como você está?
É muito desconfortável se sentir dessa forma, né? As vezes, temos dificuldade de expressar nossas opiniões porque podemos pensar que elas não são tão importantes assim, nos preocupamos com o que outras pessoas podem pensar ou pensamos que não temos domínio suficiente do assunto para falar.
Colocar a opinião no mundo é uma forma de afirmar a nossa presença nos lugares, nas relações e isso assusta muito. Para além de técnicas específicas, que com certeza podem te ajudar, eu recomendo se engajar em um processo psicoterapêutico para entender melhor o que está por tras dessa dificuldade de se expressar. Em todo caso, estou à disposição (:

No meu instagram, eu falo um pouco sobre esse tema, caso queira dar uma olhada @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
olá como vai?
É muito comum sentir dificuldade em expressar nossos pensamentos e sentimentos de forma clara e articulada, especialmente quando estamos sob pressão ou lidando com emoções intensas. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar sua habilidade de comunicação verbal:

Pratique a expressão verbal: Assim como qualquer habilidade, a comunicação verbal pode ser aprimorada com a prática. Tente se envolver em conversas regulares com amigos, familiares ou colegas de trabalho para praticar expressar seus pensamentos e ouvir atentamente as opiniões dos outros.

Organize seus pensamentos: Antes de iniciar uma conversa ou apresentação, tire um momento para organizar seus pensamentos e planejar o que você quer dizer. Escrever um esboço ou fazer anotações breves pode ajudá-lo a estruturar suas ideias de forma clara e coerente.

Seja claro e conciso: Evite se perder em detalhes irrelevantes ou divagações. Concentre-se nos pontos principais que deseja comunicar e tente expressá-los de forma simples e direta.

Use exemplos e analogias: Às vezes, pode ser útil ilustrar seus pontos com exemplos concretos ou analogias que ajudem a tornar suas ideias mais compreensíveis para os outros.

Pratique a escuta ativa: A comunicação eficaz não se trata apenas de falar, mas também de ouvir. Esteja atento às contribuições dos outros e pratique a escuta ativa, fazendo perguntas de acompanhamento e demonstrando interesse genuíno pelo que estão dizendo.

Busque feedback: Peça feedback honesto e construtivo de amigos, familiares ou colegas sobre sua habilidade de comunicação verbal. Isso pode ajudá-lo a identificar áreas para melhoria e desenvolver suas habilidades de forma mais eficaz.

Considere a terapia: Se você sentir que suas dificuldades de comunicação estão afetando significativamente sua vida pessoal ou profissional, considerar trabalhar com um psicólogo Ele pode oferecer estratégias personalizadas e apoio para ajudá-lo a melhorar suas habilidades de comunicação.

Lembre-se de que melhorar a comunicação verbal é um processo contínuo e pode levar tempo e prática. Seja gentil consigo mesmo e esteja aberto a aprender e crescer ao longo do caminho. Te desejo um feliz dia!!!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!