Sinto uma sensação de irrealidade, morte, isso é desencadeado pela ansiedade?

15 respostas
Sinto uma sensação de irrealidade, morte, isso é desencadeado pela ansiedade?
Pode ser várias coisas, mas também pode não ser nada. É necessário uma avaliação mais profunda para entender o que está acontecendo. Se possível marque uma consulta com um psicólogo para uma avaliação.

Seria interessante passar por uma avaliação psicológica, onde tem espaço para entender melhor o que vem sentindo de uma forma mais ampla. Com apenas essa descrição seria imprudente dar qualquer diagnóstico.

São poucos dados para se avaliar, seria leviano avaliar alguma coisa ,sugiro uma consulta psicológica para uma avaliação
Olá! Para passar uma informação mais precisa seria necessário obter mais detalhes. Até poderia ser um sintoma de ansiedade, mas é muito importante você buscar ajuda de um profissional para entender o que está acontecendo e de que forma você pode lidar com essa situação.
Oi! É possível. O quadro ansioso traz várias sensações, e estas que você relatou são típicas. Uma crise de ansiedade, por exemplo, pode fazer você sentir como se sua própria morte seja iminente, e sensações do tipo desrealização também são possíveis dentro deste contexto. Mas claro que seria interessante você investigar estas sensações com o auxílio de bons profissionais psicólogos e/ou psiquiatras, na medida em que elas te incomodem e interfiram negativamente no seu dia a dia.
Olá, não posso afirmar que está com transtorno de ansiedade pois tenho ainda poucas informações sobre você. No entanto, vale a pena refletir sobre estas sensações que descreve. Como isso aparece na sua mente? Com qual frequência? Percebe fatores que te engatilham nestes pensamentos? Se houver interesse, agende um horário para falarmos sobre isso. Abraços
Veja, sensação de morte é, geralmente, desencadeada por sentimento de culpa ou sua forma antecipada, a preocupação e aproximação do sentimento de culpa, pode ser sentida na forma de ansiedade, ou seja, não é a ansiedade que os provoca, mas a existência deles sua iminência é que pode ser sentida na forma de ansiedade. Já a sensação de irrealidade pode ser fruto de diversas coisas, como uma defesa contra uma realidade aversiva e se manifestar em diversos quadros patológicos, mas não costuma estar incluso em um caso de transtorno ansioso. Como você pode ver, é muito difícil diferenciar um quadro patológico de outros, portanto, para se chegar a uma versão conclusiva é necessário fazer uma avaliação com um psicólogo ou psicanalista da sua confiança.
Olá, as experiências a partir das sensações e emoções variam de pessoa para pessoa… para podermos compreender melhor precisaríamos refletir juntos: como essas sensações se apresentam? Quais pensamentos surgem com elas? Quando elas costuma vir? Quando iniciaram? O que é a morte para você? Irrealidade de que?
Claro que essas sensações podem vir com ansiedade mas acredito ser raso resumirmos isto tudo a ansiedade!
Estou a disposição se quiser esclarecer mais.
Bom Caminho!
Sim. Quando perdemos o controle sobre nossos pensamentos.
Olá! Como disseram alguns colegas acima, são poucos dados para fazer algum tipo de avaliação. Seria interessante passar em psicoterapia para investigar melhor esses sentimentos e pensamentos.
Abraço
Olá!! A ansiedade pode gerar vários sintomas, inclusive os citados por você. Mas o seu relato é muito pouco para afirmar se é isso ou não. Sugiro procurar um profissional da psicologia para poder avaliar melhor e assim cuidar. Toda questão que gere desconforto, angustia ou sofrimento deve receber ajuda de profissionais e assim poder viver com mais equilíbrio. Abraços.
Sinto muito pelo que voce está passando, sentir ansiedade, ainda mais uma crise, não é fácil. Mas só de voce estar aqui escrevendo isso, já demonstra uma preocupação consigo mesmo.

As crises de ansiedade são sentidas diretamente pelo nosso organismo como um todo. É o corpo reagindo fisicamente com falta de ar, coração acelerado, suor, dor de cabeça, tremores, dentre outros sintomas, aos sentimentos de nervosismo, irritabilidade, medo, pavor, pânico... Aconselho a procurar ajuda de profissionais, rapidamente, uma boa terapia auxilia no entendimento desses sentimentos, para entender o por quê dessas crises, assim como para descobrir formas para amenizá-las. Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.

@leticiafernandespsi
Olá! Como vai?

Olha, esses sintomas, provavelmente, são manifestações de conflitos internos ou de experiências não resolvidas. A sensação de irrealidade ou desconexão pode estar ligada a diferentes aspectos da experiência pessoal, incluindo experiências passadas não integradas, conflitos emocionais não resolvidos ou dificuldades em se conectar plenamente com a própria existência no momento presente.

Por isso, acredito que seja importante uma investigação holística das experiências e do seu contexto emocional para compreender e trabalhar terapeuticamente com esses sintomas.
Sugiro que vc busque ajuda com um profissional para que seja feita uma avaliação e vc tenha o tratamento adequado.
Estou à disposição.
Olá, isso poderá ser sintomas de várias situações vividas, é importante se você estiver em condições, procurar um profissional que lhe possa ajudar, pois os sentimentos, ou até mesmo a experiência do vazio, poderá ser gerado por diversas realidades fenomenológicas. Portanto, fique atenta as fatos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!