Sofri infarto na parede anterior do coração há quase 6 anos. A área de fibrose é 22% do ventrículo esquerdo. O último ecocardiograma realizado ano passado acusou fração de ejeção de 36%. Existe possibilidade desta fração de ejeção aumentar apenas com medicação adequada e reabilitação cardíaca?
Dr. Humberto Graner Moreira
Dr. Humberto Graner Moreira
Cardiologista
Goiânia
Com o infarto do miocárdio, parte do seu ventrículo esquerdo ficou comprometida, e isso se reflete na diminuição da sua fração de ejeção. Com a medicação e reabilitação cardíaca, você pode melhorar a sua fração de ejeção, mas dificilmente ela voltará a ser normal (em número absoluto). No entanto, isso não é necessariamente um problema: o tratamento e, principalmente, a reabilitação cardíaca visam condicionar o seu organismo a viver normalmente mesmo com a FE reduzida. Siga sempre as orientações do seu cardiologista, e atenda a todas as recomendações farmacológicas e não farmacológicas.

Dr. Rodrigo Paez
Dr. Rodrigo Paez
Cardiologista, Cirurgião cardiovascular
São Paulo
Em alguns casos, uma cirurgia de remodelação ventricular melhora rapidamente a fração de ejeção.

Dra. Mirian Miranda
Dra. Mirian Miranda
Cardiologista
Belo Horizonte
Olá, as sequelas que ficaram no seu coração após o infarto são bastante significativas e necessitam de um acompanhamento bem de perto com um cardiologista. O tratamento principal para você se baseia em manter o uso regular de todos os medicamentos prescritos, incluindo o uso de Entresto que é a medicação mais atual para seu tipo de problema e com ótimos resultados. A reabilitação cardíaca é uma outra parte fundamental do tratamento da insuficiência cardíaca e trará uma melhora significativa na sua qualidade de vida. Existem outros tipos de tratamentos que incluem implantes de dispositivos como Cardiodesfibrilador e ressincronizador, cirurgias como as de remodelamento ventricular e até mesmo o transplante cardíaco, mas para isso você precisa estar com o tratamento medicamentoso otimizado e sem obter boa resposta. Um abraço e espero ter ajudado!

Especialistas em Infarto Do Miocárdio

Fábio Bellini Pereira Teixeira

Fábio Bellini Pereira Teixeira

Cardiologista

Bragança Paulista

Humberto Graner Moreira

Humberto Graner Moreira

Cardiologista

Goiânia

Patricia Zarate

Patricia Zarate

Cardiologista

Goiânia

Vanessa Cunha

Vanessa Cunha

Cardiologista

Niterói

Fuad Kassis

Fuad Kassis

Cardiologista, Médico clínico geral

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 33 perguntas sobre Infarto Do Miocárdio

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.