Infarto do miocárdio - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - infarto do miocárdio

Fábio Bellini Pereira Teixeira

Fábio Bellini Pereira Teixeira

Cardiologista

Bragança Paulista

Márcio Campos Sampaio

Márcio Campos Sampaio

Cardiologista, Intensivista

São Paulo

Thiago Pineli Ribeiro

Thiago Pineli Ribeiro

Cardiologista

São José dos Campos

Patricia Zarate

Patricia Zarate

Cardiologista

Goiânia

Fernando Gatti de Menezes

Fernando Gatti de Menezes

Infectologista, Médico de emergência

São Paulo

Perguntas sobre Infarto do miocárdio

Nossos especialistas responderam a 40 perguntas sobre Infarto do miocárdio

Está normal( abaixo de 0,5)
2 respostas


Pode tomar sim, desde que sob supervisão médica. Seu dermatologista irá fazer um monitoramento do fígado.
1 respostas


A possibilidade e pequena porem ela existe. Os exames de sangue são importantes mas não conseguem excluir a presença de doença coronariana se estiverem normais pois existem outros fatores de…
2 respostas

Especialistas falam sobre Infarto Do Miocárdio

O infarto agudo do miocardio é um evento agudo do coração e precisa ser realizado cateterismo de urgência com a intenção de realizar a angioplastia primaria ou seja de salvamento.

Tammuz Fattah

Cardiologista

Florianópolis


O infarto agudo do miocárdio é a interrupção abrupta do fluxo de sangue às células musculares cardíacas. Isso ocorre devido a obstruções das coronárias por placas de gorduras, que são formadas ao longo do tempo por exposição a fatores como Hipertensão Arterial, diabetes, colesterol elevado, tabagismo e predisposição genética. Os sintomas clássicos são dor intensa no centro no peito que irradia para braços e pescoço, acompanhado de falta de ar, náuseas e sudorese. A rapidez na chegada ao Pronto Socorro e o início imediato do tratamento são muito importantes para obtermos sucesso no seu cuidado.

Leonardo Fernando Ferrari Nogueira

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo


O infarto agudo do miocárdio é ocasionado pela ruptura de uma placa de gordura (ateroma) na circulação coronária, levando a formação de um trombo local e obstrução total ou quase total da circulação sanguínea no local, desta forma, levando a necrose (morte) do músculo cardíaco irrigado pela artéria obstruída. Normalmente o paciente pode sentir uma dor ou desconforto torácico que se irradia para o pescoço e braço esquerdo (sintomas clássicos). Mas podem ocorrer quadros atípicos com sintomas diferentes. Em caso de dor ou desconforto torácico deve-se procurar imediatamente uma unidade de emergência para pronto atendimento.

Rodrigo Esper

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo


O Cateterismo cardíaco com implante de Stent é o tratamento padrão-ouro para o infarto agudo. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, sem necessidade de anestesia geral, acessando as artérias do coração através de cateteres colocados por um acesso arterial periférico, normalmente na perna ou no braço. Durante o exames, conseguimos ver onde se encontra a obstrução coronária e podemos tratá-la, com implante do Stent. O médico especializado para sua realização é o cardiologista intervencionista, com registro RQE no Conselho Regional de Medicina.

É definido pela morte de células musculares cardíacas causada pela obstrução total ou parcial das artérias coronárias. Apresenta-se como uma dor forte e duradoura no peito, tipo um peso ou aperto, muitas vezes com irradiação para pescoço, mandíbula, costas ou braço esquerdo, e pode estar associado à náusea, vômitos e sudorese. É imprescindível a rápida realização de um eletrocardiograma nessa situação, pois dependendo do seu resultado deve-se fazer um cateterismo imediatamente. O tratamento padrão envolve medicamentos e frequentemente se dá pela angioplastia com implante de stents nos locais obstruídos. Em alguns casos, uma cirurgia de revascularização se faz necessária.

Thiago Pouso De Oliveira

Cardiologista

São Paulo


Infarto Agudo do Miocárdio é quando existe a perda do suprimento de sangue para as células do coração e, consequentemente, sofrimento do músculo cardíaco. Há alterações que podem ser observadas no eletrocardiograma (ECG) e na troponina do sangue (uma molécula liberada pela célula cardíaca) no momento do infarto. Pode ser ocasionado por uma obstrução na coronária, seja por placa de ateroma, espasmo, trombo ou pode ocorrer sem nenhuma dessas condições (normalmente devido à intensa demanda do miocárdio - anemia, por exemplo).

Daniel Peralta

Cardiologista

Rio de Janeiro


Infarto do miocárdio é a oclusão aguda de umas das artérias do coração e se manifesta mais comumente com forte dor no peito, que pode se estender pelo braço e pescoço. O paciente deve procurar o mais rápido possível um serviço de emergência. Feito o diagnóstico o médico deve encaminhar para um serviço de hemodinâmica para realizar um cateterismo de urgência. Em Joaçaba temos o Instituto Coração & Saúde onde temos completa estrutura para realizar o procedimento. É recomendado que o cateterismo seja realizado em até 90 minutos após o diagnóstico, antes mesmo de internar.

Marcelo Fraga Silveira

Cardiologista

Joaçaba


O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), é devido à interrupção da passagem de sangue para o coração, o que provoca a morte das células cardíacas e causa sintomas como dor no peito ( peso, aperto, pressão, queimação) podendo irradiar para o braço, pescoço ou dorso. A principal causa do infarto é a aterosclerose , muitas vezes decorrentes de hábitos não saudáveis, com dieta rica carboidratos e gorduras, e pobre em frutas e vegetais, além de sedentarismo, tabagismo, diabetes e fatores genéticos. O diagnóstico é realizado através de exames clínicos e laboratoriais e o tratamento é feito com o objetivo de desobstruir a artéria e melhorar a circulação sanguínea.

Márcio Campos Sampaio

Cardiologista, Intensivista

São Paulo

Quais profissionais tratam Infarto do miocárdio?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.