Sofro com vários problemas emocionais e também vertigens e gostaria de saber se acupuntura é eficiente

47 respostas
Sofro com vários problemas emocionais e também vertigens e gostaria de saber se acupuntura é eficiente para o tratamento? Não posso com remédios fortes, gera um mal estar e acabo ficando pior da tontura(não rotatória), que é direto.
 Daniel Leal
Terapeuta complementar
Jaboatão Dos Guararapes
Acupuntura certamente poderá lhe ajudar!
será preciso investigar estes sintomas.
procure um especialista em acupuntura.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Susilaine Moraes Aquino
Terapeuta complementar, Psicólogo
Guarulhos
A Acupuntura e as diversas Terapias Orientais podem complementar - com surpreendente eficiência - o tratamento médico.
Dr. Jorge Rodrigues da Silva
Ginecologista
Cotia
A acupuntura pode resolver mas precisa de auxilio de outras terapias.
Dra. Ana Rosa Costa Lima Bandeira
Terapeuta complementar
Manaus
Estou de acordo como o colega acima já mencionado, precisa procurar um acupunturista no qual vai esculta-la fazer um exame detalhado verificar o órgão que estar em desarmonia e propor um tratamento adequado frisando que Acupuntura deve ser seguida como um tratamento de no minimo 10 sessões para que seja fechado um ciclo e o paciente tenha um resultado satisfatório. Abraço!
Pode sim. Mas são várias desarmonias que podem causar tontura. Após fazer um diagnóstico correto, escolhe-se o melhor tratamento para seus caso. A acupuntura é muito eficaz em desarmonias emocionais e síndromes vertiginosas. A a fitoterapia também é valiosa aliada nesses casos.
Dra. Patricia Decker
Médico acupunturista, Terapeuta complementar
Florianópolis
Sou muito a favor da acupuntura em casos como o seu, e podera ter resultados tanto fisicos como emocionais, alem de poder diminuir a ingestao de medicamentos.
Dra. Gina Goulart
Homeopata, Hematologista
Brasília
A vertigem é um SINTOMA, não um diagnóstico. Portanto, antes de tratar é preciso fazer um diagnóstico médico para saber a sua origem.
Pode ser feita acupuntura, mas indico que o paciente consulte um NEUROLOGISTAS ou OTORRINO para que seja feita uma investigação.
Dr. André Nogueira
Fisioterapeuta
Rio de Janeiro
Bom dia, com Acupuntura, Fitoterapia e atividade física orientada você poderá melhorar a sua condição sem sofrer com o uso de medicações fortes. Procure um profissional na sua região e inicie o seu tratamento.
Dr. Silvio Figueiredo Lima Filho
Alergista
Rio de Janeiro
Prezado consulente. Como já foi dito por outros colegas os sintomas de vertigem podem tanto tratar-se da doença em si como serem sinais de doenças mais complexas que envolvam o aparelho auditivo (labirinto) ou mesmo o SNC (cérebro). Portando a avaliação de um otorrino ou neurologista se faz necessária. Acontece que as vezes nada se constata de anormalidades orgânicas, sendo as tonteira e vertigens causadas por ansiedade ou problemas emocionais. As chamadas doenças psicossomáticas que geralmente se iniciam por emoções e pensamentos conflituosos. Neste caso a abordagem psico-emocional se faz necessária para elucidar as dificuldades envolvidas sendo a hipnose um maneira eficaz e relativamente rápida de acesso ao subconsciente e reprogramação destes sintomas apresentados.
 William Amaral
Psicanalista
São Pedro Da Aldeia
A psicoterapia aliada à acupuntura costuma ser eficaz para que o equilíbrio emocional volte à normalidade. Normalmente sintomas como tonturas, taquicardia, ansiedade acompanhadas de estado depressivo e quando exames clínicos não constam anormalidades, estes e outros sintomas têm origem emocional. Quanto à limitação de não se poder tomar remédios fortes, uma vez que o equilíbrio emocional é restaurado os sintomas desaparecem. Ma se acaso persistir, a homeopatia e os florais certamente ajudarão. Forte abraço!
Dr. Rodrigo Kenji Gonsalez Ito
Médico acupunturista, Médico de família
Campinas
"Vários problemas emocionais" podem ser tratados com acupuntura, mas talvez seja necessário associação com outras terapias para atingir melhores resultados.
O curioso dos poucos sintomas que você relatou é a "tontura não rotatória que piora em intensidade e duração com remédios fortes". Essa tontura, sendo um mal-estar pouco específico, pode não ser de origem vestibular (labirintite). Então, é necessário investigar melhor esse sintoma, descartando causas cardíacas, neurológicas ou metabólicas, para depois ter mais evidência de sua provável associação com o emocional.
Dra. Margarete Da Silva Augusto
Geriatra, Médico clínico geral, Médico acupunturista
Atibaia
A acupuntura e excelente e eficaz para seus sintomas. Alem disso, nao apresenta os efeitos colaterais dos medicamentos e praticamente nao ha contra indicações!
 Thiago Tenorio
Terapeuta complementar
Barueri
A acumputura, associada à Psicoterapia, certamente poderá te ajudar. É importante investigar as causas emocionais dos sintomas, nesse caso procurar um psicoterapeuta seria ideal. Costumamos indicar a acumputura e outras terapias alternativas em vários casos, como complemento à terapia. Paz e Serenidade.
Dra. Rosimary Simioni Cura
Psicólogo
Santo André - Pb
Você traz muitas dúvidas. Primeiramente procure um médico e descarte a hipótese de uma doença fisica. Após o diagnóstico e afastando qualquer gravidade podemos sim pensar em algumas possibilidades tais como: a psicossomática pode auxiliar no diagnóstico. Considera que nao há fragmentação entre corpo e psique sendo assim , o tratamento terá o segmento em buscar a raiz do sintoma antes mesmo de eliminá-lo (o sintoma nada mais é do que um sinal que sua psique está adoecido também). Após este trabalho de psicoterapia podemos integrar a Acupuntura trabalhando a harmonização do emocional através dos pontos específicos para sua queixa e considerar os aspectos emocionais envolvidos neste complexo processo. Espero ter ajudado à você. Parece desorientada e isto é muito significativo para o sintoma de vertigem. Abraços.
Prof. Osires Gianetti
Terapeuta complementar
São Paulo
Problemas emocionais e vertigens podem ter uma raiz comum na acupuntura. Dependendo o caso, pode ajudar sim, mas é necessário um diagnóstico preciso. A acupuntura colabora muito para a estabilização de humor. A vertigem necessita uma avaliação mais ampla. Se é deficiência do corpo, se é acúmulo gerado por hábitos, se envolve parte neurológica, se envolve relacionamentos, momento de vida... Nos adultos é comum isso aparecer misturado e elas também ou atrapalham ou agravam o emocional.
Dr. Marcio Salmito
Otorrino
São Paulo
Concordo bastante com a Dra Gina. Antes de indicar um tratamento e prever se o mesmo será ou não eficaz, é fundamental saber o que o paciente tem. Seus sintomas de ansiedade e tontura podem corresponder a diversas causas diferentes, podendo serem agrupados em uma ou mais doenças. Os médicos que mais atendem casos de tontura são os otorrinos e neurologistas. Há também uma subárea mais específica chamada de Otoneurologia. Os médicos que mais atendem casos de ansiedade são os clínicos gerais, geriatras e psiquiatras. As doenças vestibulares (doenças do labirinto e afins) em em geral causam ou pioram sintomas de ansiedade. A acupuntura pode ser uma ótima terapia para o seu caso, mas eu não me contentaria em comentar a respeito sem antes saber o seu diagnóstico. Espero ter ajudado!
Dra. Fernanda Ramos
Fisioterapeuta
Florianópolis
Sim. Após uma avaliação dos sinais e sintomas, será traçado um diagnóstico na visão da MTC.
Como uma terapêutica específica, você ficará bem.

Procure um profissional capacitado e sinta os benefícios!!
Dr. Martius de Oliveira
Médico acupunturista
Rio de Janeiro
Variadas especialidades e todas fraternas entre si. Isso é lindo!!!!
Dr. Ricardo Lima Viana
Terapeuta complementar
São Paulo
Uma boa alternativa será uma consulta com um Iridologista que pode investigar a fundo a origem desses seus problemas. Tendo conhecimento do foco pode se traçar uma linha de tratamento mais personalizada podendo ser com remédios então alopáticos, naturais e inclusive a acupuntura.
Dr. Leandro Gago
Médico clínico geral, Médico acupunturista, Nutrólogo
Rio de Janeiro
Acupuntura pode ajudar muito, corrigindo o desequilíbrio energético que está causando estes problemas. Além disso, acompanhamento com seu clínico geral é fundamental, já que o diagnóstico e o tratamento clínico adequados são mandatários para excluir doenças potencialmente graves. Homeopatia pode proporcionar-lhe ótimos resultados também. E o melhor: estas 3 terapias podem ser feitas em conjunto, sem interferências entre elas.
 Norma Goes
Psicólogo
Recife
Uma avaliação clínica torna-se necessário para se ver as causas destes sintomas e paralelamente a Acupuntura não deixa de ser um tratamento complementar de excelente resultado. É importante , antes de tudo uma investigação clinica.

Att,
Norma Góes.
 Karina Rech
Terapeuta complementar
Florianópolis
Antes de tudo, é preciso saber a causa do seu problema, assim o tratamento escolhido terá mais resultado. No seu caso, a ansiedade pode estar aumentando a vertigem, ou vice-versa. A acupuntura tem sido uma grande aliada para quem apresenta quadros de ansiedade, como para pessoas que não conseguem tomar medicamentos. Os efeitos são progressivos e já aparecem após a primeira sessão.
 Andréia Farias
Terapeuta complementar
Florianópolis
Nossos problemas emocionais abalam nosso corpo físico assim temos as doenças. É preciso autoconhecimento, para poder centrar e este centro será o oposto das vertigens. Sugiro que faça psicoterapia, escolha uma das linhas que mais lhe agrada e assim em pouco tempo se sentirá bem. Sem dúvida a acupuntura pode ajudar, como meditação e técnicas de respiração simples, podem trazer auxilio muito rápidamente.
 Cris Rodrigues
Psicopedagogo, Terapeuta complementar
São Bernardo do Campo
Caro cliente. Desejo que a esta altura já encontrado acolhimento e satisfação em sua expectativa. No entanto quanto uma grupo de ações sistêmicas são produtoras de enfermidades é necessário um tratamento que alinhe, equilibre e elimine as causas. A Acupuntura tem esta propriedade e deve ser seguida com alinhamento alimentar e orientação sobre suas percepções. Sugiro um recurso não invasivo que atua nos campos emocionais e no tratamentos de enfermidades que atuam nos campos fisiológicos e psicoemocionais. Bioenergia Magnética. Não se trata de magnoterapia e nem biomagnetismo, mas sim um tratamentos não invasivo que atua sistemicamente nas causas e nos campos psico e neuroemocionais. Estimas melhoras!!
 Caroline Taboada Martins
Terapeuta complementar
São Paulo
Auriculoterapia + Aromoterapia pode curar os problemas emocionais e vertigens promovendo bem estar e reequilíbrio de áreas e funções do corpo.
Dr. Celso Vidolin
Médico acupunturista, Otorrino
Curitiba
É necessário em primeiro lugar, descobrir a causa possível da vertigem:origem vascular, do sistema nervoso ou metabólica(diabetes descompensada , doenças da tireóide, etc). E, então, direcionar o tratamento à patologia em questão. Muitos sintomas de vertigem podem responder bem ao tratamento, outros necessitam de um parecer de especialistas na cardiologia, neurologia ou otorrinolaringologia.
Dra. Sabrina Capatti
Especialista em biomedicina
São Paulo
A vertigem se deve a vários fatores, não devemos tratar os sintomas sem antes investiga-los mais a fundo, pois um figado congestionado, um emocional desequilibrado como o hormonio do estresse, por exemplo causa sintomas que confundem com a vertigem.
Sempre os exames mais aprofundados nos sintomas, poderão nos indicar uma melhor conduta a ser tomada.
A Acupuntura, sem dúvida, auxilia também nesse reequilibrio.
Dra. Paula Medeiros
Fisioterapeuta
Niterói
A Acupuntura alem de ser eficiente para casos de vertigens tambem e muito eficiente para problemas emocionais, dependendo da sua idade, tudo poderá ser resolvido sem remédios, precisa mesmo fazer uma avaliação, procure um Acupunturista proximo de voce. Tudo de bom!
 Elaine Inácio Pereira de Souza
Psicólogo, Terapeuta complementar
Curitiba
Prezado(a) paciente, se você já identificou a existência de problemas emocionais em conjunto com a ocorrência de vertigens, questiono se acaso já procurou auxílio psicoterápico. Mente e corpo estão interligados, um não pode ser sadio sem correspondência no outro, um organismo em equilíbrio possui mente e corpo sadios, agindo harmonicamente. Quando há qualquer distúrbio, orgânico ou emocional, ambos os sistemas serão atingidos. No seu caso há necessidade imediata de psicoterapia a fim de identificar se o emocional está provocando os problemas orgânicos, com sintomas psicossomáticos de vertigens. Na psicoterapia não há obrigatoriedade de usar medicação, mas esta não supre a necessidade orgânica de uso de fármacos (remédios), os quais deverão ser receitados por um profissional médico. Recomenda-se então, a procura imediata de um psicoterapeuta e de um médico clínico geral a fim de identificar os fatores geradores de seu mal-estar (mental e orgânico).
Dra. Mayara Dela Costa Altomari
Médico acupunturista
São Paulo
Olá! A acupuntura super ajuda em casos de vertigem e desordens emocionais. Procure sempre um especialista de sua confiança para que possa investigar a causa dos seus problemas e lhe propor a melhor forma de tratamento. Boa sorte!!!
 Fernanda Cristófoli
Especialista em biomedicina
Florianópolis
Como a Acupuntura trata o organismo como um todo, ela é sim eficiente para casos de vertigem e vai ajudar também nos desconfortos estomacais. A acupuntura associada a fitoterapia chinesa trará resultados fantástico no seu caso. Procure um profissional da área.
Provavelmente a acupuntura pode te ajudar sim. Porém como os vários colegas recomendaram é necessário fazer uma avaliação desses sintomas para saber qual o melhor tratamento. Recomendo também o uso da hipnose clínica para a investigação do sintomas. Pois com um processo de transe diagnóstico se pode saber se os sintomas tem ou não causas psicológicas/emocionais. Além de ser uma psicoterapia breve caso a origem seja essa.
 Cesar Bastos
Terapeuta complementar, Psicanalista
Brasília
Acupuntura pode lhe ajudar, porém é muito importante que avalie os sintomas, existem alguns trastorno emocionais que contribui para suas vertigens. Procure por psicoterapia e talvez algum tratamento com floral de Bach que pode lhe ajudar.
 Bruno Freitas
Terapeuta complementar
Salvador
Sempre é ideal que primeiro procure um médico e faça exames de laboratório antes de buscar terapias alternativas. Caso não se encontre causa aparente, busque as alternativas.

Então, para vertigens o caso pode ser psicossomático também, visto que você disse que tem questões emocionais envolvidas no seu dia a dia.

Provavelmente seu corpo tenha registrado uma memória traumática, ou até nem lembre o motivo.

Neste caso você pode buscar terapias corporais, como a Experiência Somática. E para as emoções, uma Psicoterapia breve vai te ajudar. Pode ser Hipnoterapia com PNL também.

Espero ter ajudado!
 Virginia Fernandes
Psicólogo, Terapeuta complementar
Santo André, SP
Sim com certeza a acupuntura irá te dar um bom resultado. Talvez você fazendo uma acompanhamento psicológico também ajude. Me deixo a disposição!
 Thais Regina Baptista
Terapeuta complementar
Campinas
A Auriculoterapia assim como a acupuntura pode sim ajudar no tratamento, porém recomendo o tratamento em conjunto com a psicoterapia holística, para que seja trabalhado o cliente e não somente sintomas. O autoconhecimento ajudará nos problemas emocionais relatados.
 Luana Negrao
Fisioterapeuta, Terapeuta complementar
Campinas
Bom dia. Como outros colegas já mencionaram é importante a avaliação médica para excluir problemas que realmente necessitem de medicamentos específicos. De qualquer modo a Acupuntura e Auriculoterapia podem tratar ou auxiliar muito no tratamento de suas queixas. Muitas vezes são alterações energéticas ou até efeitos colaterais dos próprios medicamentos fortes que você mencionou (no caso da vertigem).
Dra. Clarissa de Oliveira Borja
Médico acupunturista
São Paulo
Concordo com alguns dos colegas, antes de pensar no tratamento, tem que ser feito um diagnostico e assim decidir a melhor técnica para o seu tratamento.
 Monica Levy
Psicólogo, Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
As alterações emocionais e a vertigem apontam para avaliação a principio para afastar causas de cunho orgânicas. Tendo as mesmas sido avaliadas e não conclusivas devemos pensar nas causas ou manifestações somáticas as quais estão ligadas as alterações emocionais, cujas origens podemos descobrir e tratar . Além do tratamento em saúde mental ( médico e/ou psicólogo), no caso do médico, ele vai ou não decidir pelo uso da medicação, e qual a medicação que não lhe causará transtornos. Aliado a esses profissionais podemos utilizar terapias complementares como Barras de Access, MTVSS, HEAPADS posicionais, Reiki, Theta Healing , dentre outras.
Dra. Mara Maia José Barboza
Homeopata
São Paulo
Olá!
Te indicaria a homeopatia.
 Luziana Maria Rossi
Fisioterapeuta, Terapeuta complementar
Curitiba
Pode sim utilizar a acupuntura, também indico a utilização de Florais de Bach, assim como Microfisioterapia, Reprogramação Biológica, Constelação Familiar, Reiki e outras técnicas complementares que podem auxiliar nos seus problemas emocionais e diminuir suas vertigens.
 Renata Fadel Lemos
Psicanalista
Taubaté
Acredito que cabe uma avaliação medica primeiro, para descartar possíveis doenças. Se existe problemas emocionais te indico uma Psicoterapia para investigar as causas.
Dr. Daniel Tenuta Guedes
Médico acupunturista
São Paulo
Vertigem e alterações emocionais podem ter a mesma causa, porém é necessário investigar a causa primária da vertigem, pois ela é um sintoma não uma doença.
Confirmado o fundo emocional da vertigem a acupuntura trará ótimos resultados para ambos sintomas, além disso melhora da alimentação, suplementação e atividade física serão a base do tratamento.
Dr. Sergio Akira Horita
Médico acupunturista, Especialista em medicina física e reabilitação, Médico do esporte
São Paulo
Olá!
Antes de pensar em iniciar o tratamento através da acupuntura, acredito que uma avaliação médica especializada possa ser útil na definição da causa do problema, ou seja, na realização de um diagnóstico médico.
Alguns pacientes com problemas emocionais e vertigem podem se beneficiar das sessões de acupuntura, que, geralmente, estão inseridas dentro de uma proposta de tratamento interdisciplinar (médico, psicológico, fisioterápico, etc.).
Desejo melhoras!
 Rafael Haddad
Psicanalista, Terapeuta complementar
Niterói
Acupuntura é uma das formas de tratamento que encontrará em uma abordagem terapêutica. Há outras formas eficientes para o seu caso, como hipnose, mindfullnes, reiki, shiatsu, aromaterapia, remédios alopáticos, dança, yoga.

Não resposta objetiva sobre qual será a mais indicada para você. É preciso ver qual peça se encaixa melhor em seu sistema pessoas de crenças e aceitação.

Lidar com a alma humana é o grande mistério da humanidade, e sem dúvida o mistério maior será encontrar a resposta única para todos os problemas.

A acupuntura pode ajudar, pode resolver, ou não. Experimente, investigue, as opções disponíveis para você. O seu bem estar é uma análise única e pessoal.

Atualmente já se sabe que todas as formas de terapias ( TODAS!) são positivas, porém os resultados ampliados sempre possuem mais relação com o consultante do que com a terapia em si.

Procure uma forma de tratamento que se adeque aos seus anseios e suas expectativas.
Dra. Kelly Calaes Carvalho
Médico de família, Médico acupunturista
Paraty
Olá, a acupuntura pode ser um ótimo tratamento nas questões emocionais e consequentemente também nas questões de vertigens. No entanto, importante ser avaliado antes de iniciar somente o tratamento com acupuntura por um médico de família ou otorrino para investigação do quadro de vertigem.
Dra. Társila Alves
Médico acupunturista
Porto Alegre
A acupuntura é uma excelente opção nesses casos. Ela ajuda a reduzir ansiedade, estresse e outros problemas emocionais, além de melhorar sintomas como tonturas e vertigens. Como não envolve medicamentos, é tende a ser bem tolerada. O ideal é passar por uma avaliação médica para que o tratamento seja direcionado às suas necessidades específicas.

Especialistas

Heraldo Medeiros

Heraldo Medeiros

Otorrino

Fortaleza

Adriana Esteves Rabello

Adriana Esteves Rabello

Otorrino

Vitória

Rafael Leonardo Martins

Rafael Leonardo Martins

Otorrino

São Paulo

Ricardo Bing Reis

Ricardo Bing Reis

Otorrino

Porto Alegre

Julys Souza Barbosa

Julys Souza Barbosa

Neurologista

Umuarama

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 58 perguntas sobre Vertigem
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.