Vertigem - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - vertigem

Encontre um especialista na sua cidade:
Cosmo Petruzzella

Cosmo Petruzzella

Otorrino

Aracaju

Daniel Buareque Tenorio

Daniel Buareque Tenorio

Otorrino

Maceió

José Luiz Kieling Morsch

José Luiz Kieling Morsch

Otorrino

Novo Hamburgo

Jéssica Maia Couto Matias

Jéssica Maia Couto Matias

Otorrino

Belo Horizonte

Henrique Dircksen Melo

Henrique Dircksen Melo

Neurologista

Imbituba

Lucas Resende Lucinda Mangia

Lucas Resende Lucinda Mangia

Otorrino

Curitiba

Perguntas sobre Vertigem

Nossos especialistas responderam a 27 perguntas sobre Vertigem

Olá, bom dia! O tratamento para Vertigem Posicional Paroxistica Benigna não é medicamentoso, mas sim manobra de reposicionamento do otólito que está "fora do lugar". Mas também é importante…
2 respostas


Olá! A Venlafaxina é uma opção no tratamento da TPPP. Existem outras opções sim. Se estiver tendo reações adversas à Venlafaxina retorne ao seu médico. Abraço e fique bem!
2 respostas


Olá! A ansiedade e a síndrome do pânico causam vários sintomas físicos. Você já sentiu isso antes? Preventivamente, acho interessante avaliar a parte física para ver se não é algum problema como…
24 respostas

Especialistas falam sobre Vertigem

A vertigem é um sintoma comum na população e que, em geral, traz muito desconforto e preocupação. É causada por uma diversidade de doenças distintas que podemos dividir, de modo geral, em causas periféricas e centrais. As causas periféricas são as mais comuns e, embora muitas vezes benignas, podem trazer grande prejuízo para a qualidade de vida, dentre as quais podemos citar a vertigem postural benigna (VPPB) e a doença de Ménière, entre tantas outras. Já as causas centrais são decorrentes de lesões intracranianas, estão associadas a outros sintomas neurológicos e podem ser, em alguns casos, de extrema gravidade. A avaliação médica é o principal instrumento na sua definição e tratamento.

Rodrigo Vargas

Neurologista

Goiânia


Você sabe pra que serve o nosso labirinto? Nosso corpo tem sensores capazes de perceber os mais diferentes tipos de movimento. O nosso cérebro é capaz de manter o equilíbrio e perceber as acelerações e a gravidade através deles. Em nossa cabeça, o labirinto apresenta alguns receptores de movimento e aceleração. Dentre eles, os canais semicirculares, que são capazes de perceber as acelerações de cabeça nas mais diversas posições! Quando eles são estimulados, nossos olhos se mexem em conjunto, para que, mesmo que estejamos em movimento, a imagem não fique borrada. Porém, quando um deles é lesado, o cérebro entende que estamos girando (mesmo estando parados), e é assim que surge a vertigem!

Patrícia Mano

Otorrino

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

É a falsa sensação de movimento. Diversas doenças cursam com vertigem, sendo a VPPB (vertigem posicional paroxística benigna) a principal patologia associada a esse sintoma. A VPPB é causada pelo deslocamento errôneo de cristais de carbonato de cálcio em estruturas específicas dentro do labirinto vestibular. O diagnóstico e o tratamento são realizados respectivamente através de exame físico à beira do leito e manobra de posicionamento dos cristais, ambos em consultório e com prognóstico bastante favorável, quando realizados de forma adequada.

Lucia Joffily

Medico do sono, Otorrino

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Vertigem / Tontura / Zumbido são queixas frequentes na prática do consultório e muito pacientes praticam auto-medicação sem entender que pode estar perante um problema grave. Várias são as causas de vertigem, desde doenças arteriais cerebrais (presságio de um AVC ou derrame), como doenças de impacto da articulação temporo-mandibular (ATM) além de doenças degenerativas osteo-musculares da coluna cervical. Dessa forma, uma avaliação especializada é crucial para elucidar a etiologia do sintoma e o tratamento adequado para o mesmo.

Daniel Callegari Pereira

Neurocirurgião, Neurologista

Vila Velha


Vertigem é um tipo específico de Tontura. Ela é caraterizada pela sensação de rotação, seja de si mesmo ou das coisas ao seu redor. Quase sempre esse sintoma se apresenta como uma manifestação de alteração específica do labirinto.

Guilherme Dias Rocha

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro


Vertigem é uma queixa comum de muitos pacientes. Pode ser confundida com tontura inespecífica, desequilíbrio, visão turva, entre outros. Saber identificar corretamente a vertigem é essencial para a busca de um diagnóstico etiológico preciso, propondo desta forma, o melhor tratamento para o paciente com esse acometimento.

Renan Coutinho

Neurologista

Rio de Janeiro

Quais profissionais tratam Vertigem?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.