Sofro de depressão desde criança, agora adulta aos 45 anos tento controlar crises fortes de pânicos,

Sofro de depressão desde criança, agora adulta aos 45 anos tento controlar crises fortes de pânicos, ansiedades, etc. Tenho um forte desânimo para fazer as coisas, sentir alegria e energia no dia a dia. Qual o remédio melhor, para esses casos que não prejudique a vida sexual?

6 respostas


A escolha do medicamento ideal para cada caso deve levar em conta a história prévia, a resposta aos tratamentos prévios, as comorbidades, a história familiar, as intolerâncias medicamentosas etc. Quando se tem a possibilidade de escolher um entre várias opções de medicamentos pode se discutir com o médico a opção que terá menor probabilidade de causar efeitos adversos (incluindo a função sexual).

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Os transtornos depressivos tem boas respostas com os atuais antidepressivos que tem baixos efeitos colaterais. Alguns deles podem tratar tanto a depressão quanto a ansiedade e não prejudicar a libido. Além do uso de medicações seria importante associar ao tratamento medicamentoso a psicoterapia cognitivo comportamental. Pesquisas tem mostrado que o tratamento combinado(psicofarmacoterapia e psicoterapia cogntivito comportamental) tem se mostrado mais eficaz em casos de depressão crônica. Sugiro avaliar com o seu médico essas sugestões.


Existem alguns antidepressivos atuais que não interferem na libido, porém isto precisa ser avaliado em consulta psiquiátrica com seu médico. Atualmente, o tratamento para depressão, ansiedade e transtorno do pânico deve ser tratado de forma multiprofissional, com especialistas como psiquiatra, psicólogo e algumas vezes com terapias alternativas associadas, como acupuntura, massoterapia, atividade física relaxante (Yoga, Pilates, Hidroginástica). Porém, sempre dando ênfase ao tratamento medicamentoso.


Fazer concomitante psicoterapia


O uso da medicação juntamente com a psicoterapia tem mostrado bons resultados. Quando trabalhamos os traumas, situações que geram desconfortos, tomamos consciência de nós mesmos e de alguns problemas que talvez nem sabíamos que temos, tudo muda. E é a partir desta mudança, da conscientização de nós mesmos, que estamos na direção de uma vida mais saudável e com mais qualidade! É muito comum nos depararmos com aspectos nossos que não conhecíamos, e não podemos mudar o que não sabemos. A psicoterapia entra aí, analogamente, como uma lanterna. E hoje temos técnicas que trabalham de forma bem mais rápida o que nos incomoda.

Andrea Correia

Andrea Correia

Psicólogo

Belo Horizonte

Agendar consulta

Olá! É importante mencionar que a medicação irá atua nos sintomas - eliminando tudo o que você relatou que sente. Porém, a causa de todos esses sintomas/sentimentos continuarão, por isso a permanência, por exemplo, de sua depressão desde criança. Sugiro o tratamento com psicólogo, para que na psicoterapia possa realizar o processo de autoconhecimento, descobrindo seus medos, as angústias, identificando os pontos fortes e os que devem ser melhorados. Assim, torna-se possível mudar os pensamentos, comportamentos, sentimentos, aprendendo a lidar/responder aos problemas de forma saudável. Desta forma, pode-se eliminar ou minimizar os sintomas relatados.

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.