Sofro de depressão desde criança, agora adulta aos 45 anos tento controlar crises fortes de pânicos,

6 respostas
Sofro de depressão desde criança, agora adulta aos 45 anos tento controlar crises fortes de pânicos, ansiedades, etc. Tenho um forte desânimo para fazer as coisas, sentir alegria e energia no dia a dia. Qual o remédio melhor, para esses casos que não prejudique a vida sexual?
A escolha do medicamento ideal para cada caso deve levar em conta a história prévia, a resposta aos tratamentos prévios, as comorbidades, a história familiar, as intolerâncias medicamentosas etc. Quando se tem a possibilidade de escolher um entre várias opções de medicamentos pode se discutir com o médico a opção que terá menor probabilidade de causar efeitos adversos (incluindo a função sexual).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os transtornos depressivos tem boas respostas com os atuais antidepressivos que tem baixos efeitos colaterais. Alguns deles podem tratar tanto a depressão quanto a ansiedade e não prejudicar a libido. Além do uso de medicações seria importante associar ao tratamento medicamentoso a psicoterapia cognitivo comportamental. Pesquisas tem mostrado que o tratamento combinado(psicofarmacoterapia e psicoterapia cogntivito comportamental) tem se mostrado mais eficaz em casos de depressão crônica. Sugiro avaliar com o seu médico essas sugestões.
Existem alguns antidepressivos atuais que não interferem na libido, porém isto precisa ser avaliado em consulta psiquiátrica com seu médico. Atualmente, o tratamento para depressão, ansiedade e transtorno do pânico deve ser tratado de forma multiprofissional, com especialistas como psiquiatra, psicólogo e algumas vezes com terapias alternativas associadas, como acupuntura, massoterapia, atividade física relaxante (Yoga, Pilates, Hidroginástica).
Porém, sempre dando ênfase ao tratamento medicamentoso.
Fazer concomitante psicoterapia
O uso da medicação juntamente com a psicoterapia tem mostrado bons resultados. Quando trabalhamos os traumas, situações que geram desconfortos, tomamos consciência de nós mesmos e de alguns problemas que talvez nem sabíamos que temos, tudo muda. E é a partir desta mudança, da conscientização de nós mesmos, que estamos na direção de uma vida mais saudável e com mais qualidade! É muito comum nos depararmos com aspectos nossos que não conhecíamos, e não podemos mudar o que não sabemos. A psicoterapia entra aí, analogamente, como uma lanterna. E hoje temos técnicas que trabalham de forma bem mais rápida o que nos incomoda.
Olá! É importante mencionar que a medicação irá atua nos sintomas - eliminando tudo o que você relatou que sente. Porém, a causa de todos esses sintomas/sentimentos continuarão, por isso a permanência, por exemplo, de sua depressão desde criança. Sugiro o tratamento com psicólogo, para que na psicoterapia possa realizar o processo de autoconhecimento, descobrindo seus medos, as angústias, identificando os pontos fortes e os que devem ser melhorados. Assim, torna-se possível mudar os pensamentos, comportamentos, sentimentos, aprendendo a lidar/responder aos problemas de forma saudável. Desta forma, pode-se eliminar ou minimizar os sintomas relatados.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 24 perguntas sobre Tratamento Em Psiquiatria Em Hospital Geral
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.