Sou adulto e sofro cronicamente de caseos amigdalares, o que acredito que esteja por trás de um freq

3 respostas
Sou adulto e sofro cronicamente de caseos amigdalares, o que acredito que esteja por trás de um frequente mau hálito. A amigdalectomia é indicada para este caso? Além disso, tenho leve congestão nasal praticamente sempre e gotejamento pós-nasal de forma crônica, estas condições podem estar associadas ao acúmulo de caseos ou à halitótese? As adenoides podem ser parte do problema também?
Olá, boa tarde! A halitose ou “mau hálito” pode estar relacionada á amigdalite caseosa (presença de caseum nas amígdalas), tal condição pode ser tratada através de cirurgia como a amigdalectomia ou tratamentos clínicos (colutorios, cauterização etc...). A hipertrofia de adenoides e a rinossinusite crônica também podem estar relacionadas com a halitose. Somente a consulta a um médico especialista poderá determinar a causa do seu problema.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A etiologia da Halitose no seu caso, ou seja, quais os motivos devem ser descartados. O caseum (resto alimentar) que fica nas criptas (poros da amigdalas) geralmente são os principais viloes, mas a rinossinusite pode gerar halitose , bem como a gengivite e por vezes problemas gástricos. Através da coleta de historia clinica, exame físico detalhado, exames complementares terá uma resposta mais precisa e um tratamento mais assertivo
Olá, boa tarde. A halitose pode ter diversas causas, sendo que, as mais frequentes são relacionadas a causas orais, ou seja, na boca. Nesse caso, os caseums podem ter participação sim. Diante da presença de casuems amigdalianos, tem-se a indicação cirúrgica (relativa) de retirada das amígdalas (amigdalectomia). Outras causas estão relaçionadas a fatores gastrointestinais, pulmonares, alimentares, medicamentosos e nassosinusais. Essa última, contempla a rinossunusite, que pode ter como sintomas, obstrução nasal, cefaleia (dor de cabeça), hiposmia (dimunuição do olfato) e gotejamento pós nasal. A presença de adenoide também pode ser um fator contribuinte para halitose. Somente com uma avaliação minuciosa conseguiremos determinar a causa do problema.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 420 perguntas sobre Amigdalectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.