Sou casada há 16 anos e há mais ou menos uns 8 meses meu marido foi ficando mais fechado, me evitando...eu

12 respostas
Sou casada há 16 anos e há mais ou menos uns 8 meses meu marido foi ficando mais fechado, me evitando...eu sei q ele anda bastante estressado no serviço. Será que isso pode colocar em dúvida o sentimentos dele por mim e até evitar fazer sexo comigo?
Em nossa vida temos momentos que realmente ficamos mais estressados, introspectivos por uma série de acontecimentos em nossa vida, porém não podemos dizer de primeiro momento que esse comportamento de seu esposo estar mais fechado seria de não amá-la mais. Neste caso é necessário procurar uma terapia de casal para ambos entender o que acontece um com o outro.
Espero ter ajudado.
Abraços.

Procure conversar, dizer o que sente quando nota seu distanciamento e falta de desejo. É importante vc cuidar-se. Manter sua rotina, fazer atividade fisica, não ficar focada nele. Fique atenta a ele mas também atenta para o que você sente com relação a ele e ao que você transmite. Procure se observar , notar as mudanças de 16 anos de casamento. Realinhe e trace metas pra este novo marido, agora com outras demandas assim como vc! Boa sorte.
Vocês até que já percorreram um longo caminho juntos, sinal que se ajustaram em grande medida um ao outro e dispõem de recursos psíquicos para processarem mais um desafio. Encare com confiança o presente e mostre na prática sua boa disposição para com ele. Quando for oportuno proponha buscarem ajuda juntos - ainda que para um processo breve.
Você questiona se o esposo poderia estar em duvida com relação ao sentimento por você e, nesse caso, é interessante procura-lo para conversar já que é quem poderá esclarecer isso.

O fato de seu esposo se fechar e não a procurar pode estar relacionado a outros fatores e não necessariamente a você.

Caso a conversa não seja possível ou não seja esclarecedora, sugiro terapia individual para trabalhar os seus conflitos, já que a situação a incomoda. Não vejo nesse momento, motivos para terapia de casal, pois não percebi na sua fala alguma questão propriamente dele.

Dependendo das respostas dele, se estiver com estresse ou entrando em quadro depressivo, por exemplo, é interessante buscar tratamento para ele, talvez psiquiátrico e psicológico.
Fica difícil confirmar o que o outro está sentindo sem falar com a pessoa. Você tem uma dúvida, e não necessariamente ele esta vendo a situação de vocês na mesma forma que você está enxergando nesse momento. Procure observá-lo como ele reage com você nos momentos de intimidade. O estresse, a rotina, a pressão no trabalho, insônia, ansiedade e entre outros fatores, acabam deixando o ser humano mais introspectivo em determinada ocasião, mas isso não significa que o sentimento tenha acabado ou esfriado. Você estão juntos a bastante tempo, é normal termos um momento de individualismo no casamento. Converse com ele e procure saber o que de fato está acontecendo, pois a ausência dele nesse momento, está lhe incomodando. O diálogo ainda é o melhor caminho para o esclarecimento da dúvida!!! Espero ter ajudado!!!

Forte Abraço!!!
De acordo com os profissionais acima!
A libido muitas vezes é afetada por acontecimentos estressantes. Você relata que seu marido está vivendo um momento difícil no trabalho. Dependendo da gravidade da situação, a "energia" dele pode estar concentrada nisso. Sugiro que tente conversar com ele, buscando compreender como ele está lidando com isso. Apenas essa situação não implica que ele não tenha mais sentimentos por você. Uma questão que se coloca a partir disso é: por que você acredita que ele não te deseja mais? O que essa situação diz sobre você nessa relação? O diálogo pode te dar pistas valiosas!
Olá!
Acredito que os acontecimentos da rotina diária de qualquer ser humano esteja bastante estressante, as vezes fica complicado saber lidar com determinadas situações. Mas como tudo é relativo, seria ótimo se você tentasse conversar com ele de forma compreensiva e disposta a ajudá-lo com seus problemas, facilitando assim a comunicação entre vocês e tirando sua dúvida quanto aos sentimentos de seu marido para com você. Caso seja necessário, procure um psicólogo de confiança para terapia de casal. Os resultados são ótimos. Meus pacientes estão satisfeitos com a terapia de casal que desenvolvo em meu consultório. Espero tê-la ajudado
O stress costuma modificar o nosso comportamento de forma muito significativa; quanto mais stress, mais reações negativas poderemos ter. Elas são diferentes para cada pessoa e costumam incluir: irritabilidade, agressividade, baixa na libido, isolamento, instrospecção, desânimo, sonolência ou insônia, fadiga,etc. Portanto, esses comportamentos dele podem estar ocorrendo devido a um ou mais de um desses 3 fatores: ao estresse atual (contigente externo que pode incluir trabalho e outros fatores), a questões mais individuais (funcionamento psicológico) e também a questões do relacionamento. Então, sugiro que busquem um terapia de casal ou individual para ele, para ajudá-los a discernir o que está causando essa mudança de comportamento dele. O diálogo entre vocês já poderia bastar porém, como normalmente há uma certa dificuldade de comunicação nessas fases difíceis além de questões inconscientes que costumam ser difíceis de acessar, o ideal seria buscar ajuda profissional. Boa sorte!
Aconselho ajuda profissional, terapia de casal ou terapia individual para você entender o que está acontecendo e tomar a melhor decisão frente aos problemas do casamento.
Olá! Situações estressantes prolongado podem trazer uma série de prejuízos cognitivos, emocionais, fisiológicos, etc., afetando a forma como a pessoa se relaciona consigo e com o mundo. Não quer dizer que as mudanças dele no casamento estejam diretamente relacionadas a vocês. Antes de partir para uma terapia de casal, experimente sugerir uma viagem (se possível) ou atividades ao ar livre que possibilitem relaxamento e/ou distanciamento do ambiente do trabalho. Caso necessitem, a terapia de casal é um recurso bacana pra facilitar essa comunicação entre vocês. Espero ter ajudado!
Boa tarde
Se não estão conseguindo se comunicar, proponha que vocês procurarem ajuda de um terapeuta de casais. Afinal de contas vocês tem uma longa história juntos, que merece ser resgatada.
Se ele não quiser, cuide de você, se trate para lidar com esse novo cenário.
Boa sorte