Sou filha de um usuário de drogas, que era usuário desde a infância, só não usava heroína. Acredito

2 respostas
Sou filha de um usuário de drogas, que era usuário desde a infância, só não usava heroína. Acredito que ele tinha algum transtorno mental, ele trabalhava e depois saia pra roubar, tinha comportamento sempre inconstante e todos os meus parentes paternos também dão sinais de transtorno, meu avô sendo um pedófilo. Estou nos passos finais do diagnóstico de Borderline, mas me pergunto se não há algo a mais que venha do uso de drogas especificamente? Algo relacionado a formação no cérebro para com perturbações mentais. É possível?
É possível, mas não adianta ir atras de diagnóstico se não há sintomas. A origem de sintomas podem ser diversas, genética, ambiental, estilo de vida, estresses, tudo isso pode desencadear transtornos mentais. Mantenha-se numa vida mais saudável possível para sua realidade, distanciando do uso de drogas.

Sua preocupação com a possibilidade de transtornos mentais devido à influência genética e ao ambiente em que cresceu, especialmente com um histórico familiar de uso de drogas e comportamentos inconstantes, é válida. Embora o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) que você menciona não seja causado diretamente pelo uso de drogas, fatores genéticos e ambientais podem contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais. O ambiente em que você foi criada e o histórico de saúde mental da sua família podem influenciar, mas é importante lembrar que cada indivíduo é único. O diagnóstico e tratamento de transtornos mentais consideram uma variedade de fatores, e trabalhar com profissionais de saúde mental é crucial para compreender e gerenciar sua saúde mental de forma eficaz.