Sou viciado em jogos de azar. Cheguei em um ponto que o dinheiro não tem mais “valor” para mim. O di

34 respostas
Sou viciado em jogos de azar. Cheguei em um ponto que o dinheiro não tem mais “valor” para mim. O dinheiro é apenas um mero número necessário para jogar mais. Se eu ganho no jogo, eu apenas uso o dinheiro para jogar mais (e eventualmente perco o que ganhei, é claro).
Me sinto um lixo, arrasado, tenho vergonha de admitir meu vicio para minha esposa. Me sinto pessimo por esconder isso dela e mentir.
Existe algum tratamento para superar esse vício?
Olá!

Os jogos de azar ativam diversas partes do cérebro, como o córtex pré-frontal vetromedial, associado à tomada de decisão e memória, e o córtex frontal orbital, o qual ajuda no controle emocional.

Quando os jogadores têm um resultado positivo, o sistema de recompensa do cérebro, responsável pela sensação de prazer, é ativado.

Existem muitas razões para se viciar em algo, uma das principais é uma necessidade de afastar emoções negativas, isso seria a base do funcionamento de um sistema de vício.

A Terapia Cognitivo Comportamental foca em identificar padrões de comportamento, pensamentos e sentimentos negativos para substituí-los por alternativas positivas. Para eliminar padrões negativos, é preciso investigar crenças, entender como se deu a sua formação e construir crenças positivas, as quais geram comportamentos, pensamentos e sentimentos saudáveis.

- Psicólogo, Lucas Schreiber da Silva
(@psi.lucasschsc)

Olá, os jogos de azar possuem algo muito excitatorio, por isso tanta dificuldade em parar,muito prazer envolvido.
Sim, existe tratamento, uma análise pode ajudar.
Estou a disposição
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 170
Olá! Sinto muito que você esteja passando por isso... Realmente um quadro como esse é difícil de sair sozinho, justamente porque é algo que te faz sentir mal e te deixa com vergonha de falar com pessoas próximas. Acredito que a terapia seria uma excelente alternativa para você, pois você teria a oportunidade de ter alguém de alguém que não irá te julgar e preparado para auxiliar esse tipo de dificuldade. A Terapia Cognitiva Comportamental é uma ótima abordagem para esse tipo de caso!
Olá! Como vai por aí? Essa parece ser uma situação complexa de lidar, e ainda mais por conta de ser algo difícil de se ter um espaço confiável e sem censuras para falar sobre, justamente por vir com sensações de vergonha e sensações de se estar uma posição de pouco valor, negativa, como você relata. As relações com vícios podem estar ligadas com questões singulares muito profundas, mas nunca impossíveis de movimentar, conhecer! Saiba que existem espaços de trabalho que funcionam e acolhem casos como o seu e que visam pensar a sua queixa e seu sofrimento como algo válido e complexo. Para saber sobre o que você tem sofrido e o porque chega nesse ponto, só falando sobre, e de maneira livre e segura. Caso deseje, estou a disposição.
Amigo, possui tratamento sim e a Terapia mais indicada para esse caso são as comportamentais e cognitivo comportamentais. Entenda: esse comportamento adquirido nunca vai deixar de existir em você, porém é possível que você altere sua percepção sobre o jogo e a aposta para que consiga adotar comportamentos adaptativos evitando o vício.
Compreendo sua dor psíquica e estimo sua pronta melhora!
Olá. Sim, existe tratamento. De forma bem resumida, pelos seus relatos para psicanálise trata-se de uma compulsão, ou seja, um excesso que esconde uma falta. É importante que busque uma análise para que sejam investigados diversos pontos: quando essa compulsão começou? Em que momento da vida você estava? Existiam momentos específicos em que utilizava o jogo como válvula de escape? Quais sensações corporais você tem antes, durante e após os jogos? Como são suas relações, houveram mudanças desde que iniciou essa prática?Construiu relações jogando? Estou á disposição para esclarecer maiores dúvidas e caso queira marcar uma entrevista!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Existe sim, acredito que diversas abordagens psicológicas possam te ajudar, visto que as técnicas são o de menos: no caso dos vícios, o engajamento do paciente.

Sugiro que procure tratamento o mais rápido possível. Não me coloco à disposição porque não trabalho com esta demanda, mas desejo sucesso!
Primeiramente, quero agradecer por compartilhar seus sentimentos e preocupações. Compreendo que o vício em jogos de azar pode ser uma situação angustiante e desafiadora. É muito corajoso de sua parte buscar ajuda e orientação.

Você mencionou se sentir sem controle sobre o seu comportamento em relação ao jogo, bem como sentir que o dinheiro perdeu seu valor, e isso é um sinal claro de um problema sério. No contexto da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), há tratamentos eficazes para vícios em jogos de azar. A TCC é baseada na ideia de que nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos estão interconectados, e a abordagem busca identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais.

A primeira etapa importante é reconhecer o vício e os problemas associados a ele, como a perda de dinheiro, o impacto nas relações pessoais e a sensação de vergonha. Em seguida, o tratamento envolve trabalhar em direção à mudança de comportamento, identificando gatilhos e desenvolvendo estratégias para resistir à tentação de jogar.

No entanto, é importante lembrar que o tratamento ideal para o vício em jogos de azar frequentemente envolve uma abordagem multidisciplinar, que inclui o acompanhamento de um psiquiatra. Eles podem avaliar se a medicação é apropriada para auxiliar no controle dos impulsos e sintomas associados ao vício.

Quanto ao seu receio de compartilhar isso com sua esposa, entendo que seja uma situação complicada. É importante considerar a possibilidade de falar com ela sobre seu problema, uma vez que o apoio da família é valioso no processo de recuperação. Um terapeuta pode ajudá-lo a encontrar maneiras de comunicar isso de forma sensível e construtiva.

Encorajo você a buscar ajuda o mais rápido possível. Acredito que o tratamento pode ser altamente eficaz, e você não precisa enfrentar essa luta sozinho. Se você estiver interessado, estou aqui para ajudar como sua psicóloga. Você pode agendar uma primeira consulta comigo pelo Doctoralia para que possamos começar a trabalhar juntos em sua recuperação. Lembre-se de que há esperança e apoio disponíveis, e você merece uma vida mais saudável e equilibrada.

Fico à disposição!
Bruna Barrada
Psicóloga CRP 06/165918
Buscar ajuda profissional psicológica é uma parte fundamental do processo de superar o vício em jogos de azar. Você pode procurar um terapeuta ou psicólogo especializado em vícios para obter apoio personalizado, entender as causas subjacentes do seu vício e desenvolver estratégias para superá-lo. Terapia comportamental, terapia de grupo e outras abordagens terapêuticas podem ser eficazes.
Ola, boa tarde. Sinto que tenha passado por isto, mas vejo que se está aqui é por que deseja ajuda. Os jogos de azar são excitantes, e te instiga a compulsão. E respondendo a sua pergunta: sim, tem tratamento, a psicoterapia irá te ajudar muito a tratar o vicio, assim como também trabalhar as emoções desencadeadas. Cuide de você.
É importante reconhecer que a busca de tratamento é um passo positivo para superar esse desafio. A psicoterapia pode ser uma abordagem eficaz para lidar com o vício em jogos de azar, trabalhando com você para entender as causas subjacentes do vício, desenvolver estratégias para lidar com os gatilhos e oferecer suporte durante o processo de recuperação. É um passo importante em direção a uma vida mais saudável e equilibrada.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Com certeza existe tratamento. Compulsão por jogos é um tema comum na clínica e existem ferramentas que vão te auxiliar a vencer esse impulso.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Olá, como tem passado?
Respondendo à sua pergunta, tem tratamento sim, a recomendação que você já deve ter recebido e que vale a pena dizer é procure um(a) psicólogo(a), com esse profissional poderá dizer sobre essas questões que tanto te incomodam.
É importante reconstruir a história desse vício em jogo, como começou, o que ele significa em sua vida, como você se sente jogando, seja ganhando ou perdendo.
Também poder falar sobre o significado do dinheiro em sua vida, como lida e lidou com ele, entre várias coisas mais de sua própria vida e ter outra percepção acerca delas.
Espero ter ajudado.
Olá, sim é possível parar com esse vício, mas é importante saber que não há uma fórmula, você vai precisar investir em autoconhecimento para poder entender o que é necessário fazer. É muito difícil fazer esse caminho sozinho, portanto, pedir ajuda é fundamental, assim como contar com serviço de profissionais para te ajudar. Abraço.
Olá, compreendo como essa situação tem sido difícil para você, mas saiba que é possível tratá-la e melhorar muito a forma como você lida com o jogo e com o vício que ele te causa. Procure um psicólogo de confiança para que possa ser ouvido e assim encontrar caminhos para superar essa situação que tem te trazido sofrimento. Fico à disposição. Melhoras! Um abraço.
Sair de um vício é difícil, ainda mais quando estamos tentando fazer isso sozinhos, sem uma rede de apoio e um tratamento adequado. Há tratamento para te ajudar a sair dessa situação, você não precisa passar por isso sozinho. Nesses casos a terapia com um psicólogo vai te ajudar e dependendo da necessidade a medicação pode auxiliar no processo, mas cada caso é avaliado individualmente e o profissional vai te trazer o tratamento mais adequado para o seu caso. Boa sorte e não desista de cuidar de você!
Olá, certamente existe tratamento. Porém, dificilmente você vai conseguir fazer isso sozinho. A vergonha de expor essa situação pode te isolar e te deixar em dificuldades num ciclo sem fim.
Além de ajuda profissional você vai precisar contar com o apoio de outras pessoas nessa caminhada.
Olá, ja se sinta corajoso por vir aqui expor seu problema. Buscar informações a respeito da sua questão já é o inicio dos primeiros passos. Posso imaginar o quanto angustiante esteja sendo pra você nesse momento, não apenas em relação a perdas financeiras, mas as outras áreas de sua vida como um todo acabam ficando comprometidas, podendo até por em risco seriamente seu casamento. A questão dos jogos, assim como outros vícios é uma tentativa frustrada de tentar preencher um vazio, que nunca será preenchido seja por uma outra pessoa, outras compulsões ou outros vícios. Através da psicoterapia você poderá compreender o que esta faltando em sua vida, e qual é a sua verdadeira busca? Que ausências enfrenta ou enfrentou em sua história de vida que hoje se encontra paralizado, qual dor talvez esteja evitando ? Onde se sentiu abandonado? Só quando se disponibilizar a entrar no seu mundo interior é que poderá encontrar essas respostas que estão inconscientes que te fazem hoje se sentir um lixo, como você relata. Tudo poderá ser resolvido a partir do momento que se dispor a buscar realmente ajuda! Fico a disposição. Abços
.Na psicanálise, o tratamento para o vício em jogos de azar envolve a compreensão das motivações inconscientes que levam o indivíduo a buscar alívio emocional através do jogo. É importante que o paciente reconheça a dimensão do problema e esteja disposto a explorar suas emoções com um psicanalista. O tratamento envolverá sessões de análise, onde o paciente é encorajado a falar livremente sobre seus pensamentos e sentimentos, e pode haver sessões de grupo, onde o paciente pode compartilhar experiências com outros indivíduos que enfrentam problemas semelhantes. O objetivo do tratamento é ajudar o paciente a se tornar consciente das suas motivações e encontrar maneiras mais saudáveis de lidar com as emoções difíceis que levam ao vício em jogos de azar.
Olá, há sim tratamento para isso e você reconhecer que está atrapalhando sua qualidade de vida é o primeiro passo.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá! Sinto muito por você estar passando por essa angústia. É possível olhar pra isso em terapia para entender o que te motiva, e como reduzir esses danos. Se precisar de uma ajuda, estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adulto - R$ 150
Sinto muito ouvir que você está enfrentando essa situação desafiadora. O vício em jogos de azar é reconhecido como um problema de saúde mental sério, mas a boa notícia é que há tratamentos disponíveis para ajudar na recuperação. Aqui estão algumas sugestões:

Reconhecimento do problema: O primeiro passo, que você já deu, é reconhecer o problema. Isso é crucial para iniciar o processo de recuperação.

Busca de ajuda profissional: Considere procurar a ajuda de um profissional especializado em vícios, como um psicólogo, psiquiatra ou terapeuta especializado em dependências. Eles podem ajudar a entender as raízes do vício e desenvolver estratégias para superá-lo.

Grupos de apoio: Participar de grupos de apoio, como Jogadores Anônimos (GA), pode ser benéfico. Esses grupos oferecem suporte emocional e prático de pessoas que enfrentam desafios semelhantes.

Controle financeiro: Considere estabelecer medidas para controlar suas finanças, como limites de gastos, contas conjuntas com sua esposa ou até mesmo a ajuda de um consultor financeiro.

Comunicação aberta: Embora possa ser difícil, considerar a comunicação aberta com sua esposa pode ser um passo crucial. Relacionamentos saudáveis são construídos na confiança, e admitir o problema pode ser o primeiro passo para a recuperação. Um terapeuta de casais também pode ser útil nesse processo.

Barreiras físicas: Considere colocar barreiras físicas para o acesso ao jogo, como bloquear sites de apostas online e evitar locais físicos de jogo.

Estabeleça metas pequenas e alcançáveis: Defina metas realistas para a recuperação. Isso pode envolver a redução gradual do tempo gasto em jogos de azar, o estabelecimento de limites de gastos e a celebração de pequenas vitórias ao longo do caminho.

Lembre-se de que superar o vício é um processo contínuo e, muitas vezes, desafiador. Buscar ajuda é um passo corajoso e essencial. Se sentir que está em uma situação de crise, não hesite em entrar em contato com um profissional de saúde imediatamente.
Para superar o vício em jogos de azar, busque ajuda profissional, como um psicólogo, e considere a terapia cognitivo-comportamental. Participar de grupos de apoio, como Jogadores Anônimos, pode ser útil. Abra-se com sua esposa, envolva-a no processo de recuperação e estabeleça medidas de controle financeiro. Evite situações de risco, instale bloqueadores de apostas e estabeleça metas realistas para a recuperação. Lembre-se de que a recuperação é um processo gradual e corajoso.
Prezado, é possível perceber o quanto isso tem lhe causado angústia. Imagino que lidar com isso não tem sido fácil quanto mais colocar em palavras para alguém que você preza, como a sua esposa. Buscar um lugar que se sinta confortável e seguro para falar, como é o espaço terapêutico, pode ajudá-lo a compreender o que está em envolvido na sua relação com os jogos de azar. Caso deseje, sinta-se à vontade para me contactar.
Sim, existe tratamento para vício em jogos. Antes será importante uma avaliação clínica, pois um vazio existencial ou outra condição associada possibilita um tratamento mais profundo da questão, sem descuidar dos sintomas e consequências na sua vida.
Tratar a compulsão por jogos de azar geralmente envolve buscar ajuda profissional, com psicólogos ou grupos de apoio especializados em vícios. É importante identificar gatilhos, estabelecer limites e considerar medidas de autocontrole. O suporte social e a conscientização sobre o problema também desempenham papéis cruciais no processo de recuperação. me parece que consciência do problema você já tem, sendo este o primeiro passo para a busca de tratamento. Estou a disposição caso queira agendar uma conversa.
Olá, como vai?
Primeiramente, não se sinta um lixo, nem mesmo vergonha pela sua dificuldade. O primeiro passo de entender que está com um problema e buscar ajuda já foi dado, e isso demanda coragem, então parabéns!
A psicoterapia pode te ajudar muito nessa questão. Em um ambiente seguro e confortável, você e seu psicoterapeuta buscarão entender juntos por quais razões você buscou o jogo de azar, entender a sua história de vida e traçar estratégias para modificar o comportamento alvo.
Fico à sua disposição caso queira conversar mais a respeito disso!
Grande abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Existe tratamento sim, e recomendo você buscar o mais rápido possível, diante dos prejuízos que o vício tem causado na sua vida.
Se priorize, se dê uma chance de investir em um tratamento para se libertar e assuma o controle da sua vida.
Faça terapia!
Torço pela sua melhora!
Olá, sinto muito que o jogo esteja afetando de forma tão negativa outros aspectos de sua vida. Primeiro gostaria de elogiar a iniciativa e a coragem de comunicar suas preocupações, mesmo sentindo culpa e vergonha. Buscar ajuda é um grande passo. Os vicios devem ser tratados sem perder de vista a vida em que eles se inserem como um todo. É importante analisar os estressores que você está enfrentando no dia a dia, se há outras motivações em sua vida, se há outras pessoas com quem você pode contar (se não, por que?), etc. Isso pode ajudar a entender que funções o jogo preenche na sua vida além do acesso a um prazer imediato e dessa forma pode se buscar ações e alternativas para quebrar o ciclo vicioso.
É compreensível que você esteja lutando com o vício em jogos de azar e se sinta enredado em um ciclo de comportamento prejudicial. Reconhecer e buscar ajuda é o primeiro passo corajoso para a recuperação. Existem tratamentos eficazes, como terapia cognitivo-comportamental, apoio de grupos de autoajuda, e, em alguns casos, medicamentos para controlar os impulsos. É importante procurar apoio profissional e abrir-se com sua esposa, pois o suporte dela pode ser fundamental no seu processo de recuperação. Lembre-se de que você não está sozinho nessa jornada e há esperança para uma vida livre do vício.
Na terapia cognitivo-comportamental (TCC), nós abordamos esse tipo de vício como um padrão de comportamento que pode ser compreendido e modificado através da identificação de pensamentos e crenças subjacentes, assim como a mudança de comportamentos disfuncionais associados.

Primeiramente, é importante reconhecer e aceitar que você tem um problema com o jogo e que isso está afetando negativamente sua vida e relacionamentos. A partir daí, podemos trabalhar juntos para desenvolver estratégias para interromper esse ciclo de comportamento prejudicial.

Um aspecto-chave da TCC é identificar e desafiar pensamentos distorcidos ou irracionais que possam estar alimentando seu vício, como crenças de que você pode recuperar suas perdas ou de que o jogo é a única fonte de prazer ou escape. Vamos trabalhar juntos para substituir esses pensamentos por pensamentos mais realistas e adaptativos.

Além disso, vamos desenvolver técnicas para lidar com os gatilhos que desencadeiam seus impulsos de jogo, como o estresse, tédio ou solidão. Isso pode envolver aprender habilidades de enfrentamento saudáveis, encontrar formas alternativas de lidar com o estresse e construir uma rede de apoio social para ajudá-lo durante momentos difíceis.

É fundamental entender que você não está sozinho nessa jornada e que existem recursos e apoio disponíveis para ajudá-lo a superar esse desafio.

Se você estiver disposto a se comprometer com o processo de tratamento e fazer as mudanças necessárias em sua vida, a TCC pode ser uma ferramenta eficaz para ajudá-lo a superar seu vício em jogos de azar e recuperar o controle sobre sua vida e bem-estar emocional.

Espero ter contribuído com a dúvida e fico à disposição!
A sua busca por ajuda, mais do que qualquer coisa, demonstra sua vontade de atravessar isso. Em relação aos jogos de azar, estes podem ser extremamente emocionantes... Levando, sim, à compulsão. Jáe em resposta à sua pergunta: sim, há tratamento disponível. A psicoterapia é uma alternativa muito boa para lidar com a dependência e explorar as emoções subjacentes. Fico à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Primeiramente, vamos entender o que acontece com o nosso cérebro quando apostamos. Segundo especialistas, a resposta está em como nosso cérebro reage à recompensa e ao risco. Quando apostamos e ganhamos, nosso cérebro libera dopamina, um neurotransmissor associado à sensação de prazer e recompensa. Esse "rush" de dopamina pode ser tão viciante quanto qualquer substância química, levando as pessoas a buscar repetidamente a emoção da vitória.
Além disso, a incerteza também desempenha um papel crucial. A liberação de dopamina é ampliada ainda mais pela incerteza da recompensa do que pela sua certeza. Isso significa que a possibilidade de ganhar é mais emocionante para o nosso cérebro do que a vitória em si.
Por outro lado, a perda em jogos de apostas também tem um impacto significativo na mente humana. A perda provoca uma resposta emocional negativa, que pode levar a um desejo de recuperar o que foi perdido, criando um ciclo vicioso que pode ser difícil de quebrar.
Como pudemos perceber, a dependência em jogos funciona como todo e qualquer vício, a dinâmica é a mesma. O tratamento indicado seria a psicoterapia e/ou psicofármaco (uso de medicamentos), se necessário.
É importante que a pessoa procure fazer uma avaliação com um psicólogo ou psiquiatra para combinar o tratamento.
Ola, percebo que há um sofrimento no seu relato. E me pergunto se é apenas o dinheiro que não tem mais valor para você. O vício em jogo faz parte das compulsões, e como alguns colegas já comentaram, a dinâmica desses sintomas diz de um vazio, uma falta e uma dificuldade de tolerar esse vazio, uma busca por tapar esse vazio, mas sem medir consequências, o que às vezes parece uma autosabotagem. Seria bem importante passar por uma avaliação com um profissional para que você possa se escutar e compreender o que está tentando ganhar ou perder no jogo, além do dinheiro.