Tag pode gerar sintomas de refluxo emocional? Tratando a tag, o refluxo desaparece?

3 respostas
Tag pode gerar sintomas de refluxo emocional? Tratando a tag, o refluxo desaparece?
Se a expressão "refluxo emocional" não é uma liberdade poética, penso que você quer saber se transtorno de ansiedade generalizada (TAG) poderia levar a refluxo gastroesofágico (RGE) de "fundo" emocional. O refluxo gastroesofágico é propiciado por alterações na posição da transição esofagogástrica (por exemplo, hérnia de hiato) e/ou de alterações na motilidade do trato gastrintestinal, assim como disfunções do esfíncter gastroduodenal ("válvula" que separa o estômago do duodeno). As alterações emocionais do TAG envolvem alterações do funcionamento do sistema nervoso autônomo, assim como da musculatura esquelética e produção de hormônios e outros fármacos pelo organismo - portanto, é plausível que possam estar envolvidos em facilitar o RGE. A literatura tem alguns estudos que sugerem que isto possa ocorrer, na prática. Mas, como se trataria de uma alteração condicionada por múltiplos fatores, é improvável que somente a resolução do TAG leve a um desaparecimento total do refluxo. Deve-se consultar um gastroenterologista, para instituir o tratamento adequado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola
O transtorno da ansiedade generalizado pode gerar diversos sintomas físicos e é muito comum sintomas do trato gastrointestinal.
É importante uma avaliação clínica para descartar uma causa orgânica,caso seja descartado pode ser atribuído ao sintoma ansioso e ao tratar a ansiedade os sintomas físicos devem entrar em remissão
A ansiedade pode sim piorar sintomas gastrointestinais, inclusive o refluxo gastroesofágico. Isso acontece porque o corpo nesse estado aumenta a tensão muscular, a produção de ácido gástrico e altera o funcionamento do estômago e do intestino.

Quando tratamos os transtornos de ansiedade de forma adequada, muitas pessoas percebem que os sintomas de refluxo melhoram bastante. Não porque o remédio “cura” o refluxo, mas porque a ansiedade deixa de ser um gatilho tão forte.
Ainda assim, se o refluxo persiste, é importante avaliar com um médico especialista, já que pode haver um problema digestivo independente da ansiedade.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.