Tem algum medicamento ou alimento que interfere no uso do xarelto? Por ex. Anti-inflamatórios/folhas

5 respostas
Tem algum medicamento ou alimento que interfere no uso do xarelto? Por ex. Anti-inflamatórios/folhas verdes?
Bom dia.
Como todos os anticoagulantes, o uso concomitante do xarelto com outras medicações que "afinam o sangue" deve ser feito com parcimônia e com conhecimento do seu médico (por exemplo, aas, aspirina, antiinflamatórios no geral, clopidogrel, prasugrel, ticagrelor, cilostazol, enoxaparina etc) pelo risco de sangramento. Além desses, o uso de cetoconazol, miconazol e fluconazol (medicações contra fungos), antirretrovirais (contra HIV) e alguns antidepressivos podem aumentar a ação do xarelto; e o uso de rifampicina (antibiótico) e alguns anticonvulsivantes podem reduzir a ação do xarelto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia! O Xarelto, bem como outros anticoagulantes diretos, diferentemente dos anticoagulantes anti-vitamina K (Varfarina) não tem interferência em seu metabolismo com a alimentação, e não são necessários cuidados especiais quanto a dieta para seu uso, e nem o controle com exames de sangue (coagulograma).
Já quanto as medicações, outros medicamentos com efeitos de afinar o sangue, como antiagregantes (AAS, clopidogrel) podem potencializar o efeito de Xarelto e aumentar risco de sangramento.
Por ser uma medicação que serve para afinar o sangue evitando tromboses, o xarelto Deve ser usado com cautela e com orientação médica juntos com outras medicações que também interferem na coagulação do sangue, pois pode levar a sangramentos (aspirina, antiinflamatórios no geral, clopidogrel, cilostazol. O uso de folhas verdes não interfere na ação fo xarelto, interfere apenas no uso de outro anticoagulante que seria a warfarina. Algumas outras medicações podem potencializar a ação do xarelto como os antifúngicos imidazolicos e alguns anti-virais. Por isso é sempre importante consultar seu médico antes de fazer uso de associações de medicamentos.
Em resumo, nao há interaçao medicamentosa com alimentos.
Em relaçao a medicamentos, as únicas interaçoes clinicamente relevantes (aumentam em mais de 2,5x a potencia do Xarelto) foram Cetoconazol (antimicotico azólico) e o Ritonavir (anti retro viral usado para tratamento do HIV).
Fora esses, as interaçoes nao foram clinicamente significativas! Forte abraço!
Bom dia!
Esses novos anticoagulantes orais são bem seguros, e não sofrem influência com alimentos, diferentemente das medicações antigas ( marevan, Marcoumar, ...).
No entanto, o uso concomitante com outras medicações pode interferir em seu metabolismo, intensificando seu efeito ( em associação a anti-inflamatórios e antiagregantes plaquetários) ou diminuindo sua eficácia ( como alguns medicamentos usados no tratamento da tuberculose e outros anti-epilépticos).
Portanto, seu uso deve sempre ser acompanhado por um Angiologista e/ou Cirurgião Vascular e qualquer efeito indesejado desse ser reportado ao seu médico.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1438 perguntas sobre Xarelto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.