Tem algum medicamento ou alimento que interfere no uso do xarelto? Por ex. Anti-inflamatórios/folhas

5 respostas
Tem algum medicamento ou alimento que interfere no uso do xarelto? Por ex. Anti-inflamatórios/folhas verdes?
Bom dia.
Como todos os anticoagulantes, o uso concomitante do xarelto com outras medicações que "afinam o sangue" deve ser feito com parcimônia e com conhecimento do seu médico (por exemplo, aas, aspirina, antiinflamatórios no geral, clopidogrel, prasugrel, ticagrelor, cilostazol, enoxaparina etc) pelo risco de sangramento. Além desses, o uso de cetoconazol, miconazol e fluconazol (medicações contra fungos), antirretrovirais (contra HIV) e alguns antidepressivos podem aumentar a ação do xarelto; e o uso de rifampicina (antibiótico) e alguns anticonvulsivantes podem reduzir a ação do xarelto.

Bom dia! O Xarelto, bem como outros anticoagulantes diretos, diferentemente dos anticoagulantes anti-vitamina K (Varfarina) não tem interferência em seu metabolismo com a alimentação, e não são necessários cuidados especiais quanto a dieta para seu uso, e nem o controle com exames de sangue (coagulograma).
Já quanto as medicações, outros medicamentos com efeitos de afinar o sangue, como antiagregantes (AAS, clopidogrel) podem potencializar o efeito de Xarelto e aumentar risco de sangramento.
Por ser uma medicação que serve para afinar o sangue evitando tromboses, o xarelto Deve ser usado com cautela e com orientação médica juntos com outras medicações que também interferem na coagulação do sangue, pois pode levar a sangramentos (aspirina, antiinflamatórios no geral, clopidogrel, cilostazol. O uso de folhas verdes não interfere na ação fo xarelto, interfere apenas no uso de outro anticoagulante que seria a warfarina. Algumas outras medicações podem potencializar a ação do xarelto como os antifúngicos imidazolicos e alguns anti-virais. Por isso é sempre importante consultar seu médico antes de fazer uso de associações de medicamentos.
Em resumo, nao há interaçao medicamentosa com alimentos.
Em relaçao a medicamentos, as únicas interaçoes clinicamente relevantes (aumentam em mais de 2,5x a potencia do Xarelto) foram Cetoconazol (antimicotico azólico) e o Ritonavir (anti retro viral usado para tratamento do HIV).
Fora esses, as interaçoes nao foram clinicamente significativas! Forte abraço!
Bom dia!
Esses novos anticoagulantes orais são bem seguros, e não sofrem influência com alimentos, diferentemente das medicações antigas ( marevan, Marcoumar, ...).
No entanto, o uso concomitante com outras medicações pode interferir em seu metabolismo, intensificando seu efeito ( em associação a anti-inflamatórios e antiagregantes plaquetários) ou diminuindo sua eficácia ( como alguns medicamentos usados no tratamento da tuberculose e outros anti-epilépticos).
Portanto, seu uso deve sempre ser acompanhado por um Angiologista e/ou Cirurgião Vascular e qualquer efeito indesejado desse ser reportado ao seu médico.