Tenho 14 anos, e sempre tive algumas "manias", ou tiques nervosos. Sempre achei que era normal, pois

13 respostas
Tenho 14 anos, e sempre tive algumas "manias", ou tiques nervosos.
Sempre achei que era normal, pois de vez em quando eu ficava com algumas manias, como balançar a cabeça, piscar os olhos, forçar os músculos involuntariamente, porém, essas anias sempre passavam em torno de 4 dias e paravam, e ficavam meses sem aparecer.

Mas estou com a mania de balançar a cabeça já tem em torno de 17 dias.
Estava pesquisando e os sintomas bateram com Síndrome de Tourette, isso seria possível?

A qual médico eu deveria procurar? Neurologista ou psiquiatra?
Pelo seu relato quadro sugestivo da Síndrome de Tourette. Deve procurar um Psiquiatra para avaliação e conduta, e também um Psicólogo.
Espero ter ajudado.

Importan primeiro conversar com seus pais ,o psiquiatra ao que parece é a especialidade mais indicada e se me permite uma terapia tb podera ser de grande ajuda.
É importante você pedir aos seus pais ou responsáveis para levá-la a um psiquiatra. Lá você irá descrever seus sintomas e tirar todas as suas dúvidas. A internet pode te dar várias informações válidas, mas também pode te guiar a um caminho errado por vezes, somente um psiquiatra analisando seu relato com mais detalhes vai poder te dar um diagnóstico certinho.

Além disso também será importante buscar um psicólogo, pois ele irá te ajudar a compreender mais suas manias, de onde vêm, como aparecem, e assim entender melhor como você pode lidar com ela.
Boa tarde e reforçando ao que disseram e importante, procurar um bom profissional, neste caso um Psiquiatrica, e o cuidado em busca pela internet, como a Bueno salientou, é importante tirar as dúvidas com um profissional, converse com seus pais e busque marcar uma consulta e acompanhamento psicologico que irá lhe ajudar com os sintomas e a entende los.
O psiquiatra seria fundamental para diagnosticar algum transtorno que pode se relacionar com o que você está sentindo com muito mais eficácia que a internet. Onde não somente se diagnosticar mas também se iniciar o quanto antes um tratamento com um psicoterapeuta.
Para compreender melhor o que esses sintomas significam, o melhor é procurar um médico, já que existem alguns quadros de saúde orgânicos que causam sintomas parecidos com Transtorno Obsessivo Compulsivo. Talvez a melhor escolha seja o clínico geral, que pode te avaliar de forma integral e verificar se há suspeita de disfunção neurológica ou psiquiátrica. Descartadas as hipóteses de disfunção neurológica ou qualquer outra condição física que pode te levar a esses sintomas, você então pode procurar um psiquiatra e um psicólogo, para que você então consiga ter um diagnóstico melhor e também adquirir mais qualidade de vida.
Como psicóloga, pelos sintomas e tempo de duração relatados, eu diria inicialmente que trata-se de comportamentos compulsivos que geralmente são sintomas de ansiedade. Porém, é necessário uma avaliação mais detalhada que pode ser realizada por psicólogos especializados ou por psiquiatra.
Pelo fato de você ser menor de idade, é importante que você relate estes sintomas a um adulto responsável (seus pais ou outros cuidadores). A partir daí é importante procurar uma equipe multiprofissional (psicólogo, psiquiatra, neurologista e quaisquer outros profissionais forem necessários) para que uma avaliação seja realizada, cada um dentro de sua especialidade. Vendo pelos sintomas, isoladamente, não é possível oferecer um diagnóstico, por isso, reforço que você procure ajuda profissional junto com seus responsáveis. Só assim será possível identificar o problema e propor um tratamento para que você alcance uma qualidade de vida e bem-estar, sem estes sintomas ou ao menos para que eles sejam minimizados.
A meu ver, seria interessante consultar um neurologista.

Olá. Pela sua descrição sugiro que primeiramente você consule um neurologista. Converse com ele sobre o que você sente. Ele lhe encaminhará para um melhor diagnóstico..
Olá. inicialmente sugiro que procure um Psicólogo Cognitivo Comportamental que ira avaliar a necessidade do encaminhamento pra um Psiquiatra ou Neurologista. Dependendo do diagnóstico faz-se um tratamento conjunto com o profissional médico e o Psicólogo(a).Abraço.
Penso que seja interessante buscar um neurologista para avaliar se há ou não a existência de um problema orgânico. Caso não seja, um psicólogo ou psicóloga pode te ajudar a compreender esses sintomas dos tiques, dos quais você se queixa, qual o sentido disso para você, a fim de que seja possível encontrar outras formas de lidar com suas angústias e eliminar esses sintomas, na medida do possível.
Para compreender melhor o que esses sintomas significam, o melhor é procurar um médico, já que existem alguns quadros de saúde orgânicos que causam sintomas parecidos com Transtorno Obsessivo Compulsivo.