Tenho 16 anos e hipertensão, um dia tive hemorragia nasal e minha pressão estava 12/8, ao ir ao UPA

Tenho 16 anos e hipertensão, um dia tive hemorragia nasal e minha pressão estava 12/8, ao ir ao UPA minha pressão foi de 12/8 para 24/14, o médico disse que a causa foi o sangramento. Ele estava correto ou devo me preocupar ?

3 respostas


Bom dia! Acredito que você já deve estar sendo acompanhada por algum colega Cardiologista e ou Nefrologista, pois é muito jovem. Não vou dizer-lhe que o colega que a atendeu estava correto ou incorreto, mas posso afirmar que quanto a sua preocupação, é muito bem vinda, pois é através dela que chegará ao devido cuidado que deve tomar, seguindo as orientações e prescrições de seu médico assistente. Cuide-se! Muita Paz!

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Olá! A sua preocupação é extremamente válida. É importante investigar o que aconteceu e tentar prevenir a recorrência. Procure um cardiologista da sua confiança e realize uma avaliação. Desejo melhoras.


Pacientes abaixo de 30 anos com hipertensão devem ser investigados para possível hipertensão secundária, ou seja, algum problema que leva a hipertensão. Pode ser um tumor, uso de medicamentos, problema renal, malformações. Há que investigar com um Cardiologista de adulto ou pode ser um Cardiologista pediátrico se quiser.

Dr. Fabricio Pelucci

Dr. Fabricio Pelucci

Cardiologista

Belo Horizonte

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.