Tenho 18 anos, e desde os 13 anos descobri que não me sinto bem com meu corpo. Involuntariamente, fui começando a ficar com uma aparência mais masculina (sou mulher), sempre gostei de ser tratada no masculino, me sentia melhor. Será que sou transexual/transgenero?
 Cláudia Guimarães Fernandes
Cláudia Guimarães Fernandes
Psicólogo
São Paulo
Boa tarde!! Na verdade, o ideal é passar em atendimento, para levantar hipóteses em relação a sua necessidade e para buscarmos a direção da sua dúvida.

Seja bem vinda! Olha, me parece que talvez você esteja passando por uma crise de identidade, o que não é o caso da transexualidade propriamente dita. Procure um psicologo e relate suas dúvidas. Abraço

 Geanne Santos
Geanne Santos
Psicólogo
Rio de Janeiro
Não é possível saber quem você é partindo exclusivamente deste seu relato. Parece-me que outras questões precisam ser faladas para que se possa compreender mais sobre sua identidade de gênero.
Ume psicóloge ou psicanaliste podem te acompanhar nesta compreensão.

 Vanessa Jarotzky
Vanessa Jarotzky
Psicólogo
São Leopoldo
É difícil dizer a partir do que você informou... É um assunto tão importante, o que você é, sua sexualidade, como se vê e se sente no mundo, com o quê se identifica...Seria importante você buscar ajuda psicológica de um profissional que te acompanhe nas buscas pelas tuas respostas.

 Amanda Sabatin Nunes
Amanda Sabatin Nunes
Psicólogo
Campinas
Olá, não dá para dar uma resposta sem uma análise mais aprofundada. Poder isso, pode ser crise de identidade, justificada por várias contingências no ambiente. O ideal é fazer terapia para aumentar seu autoconhecimento e discriminação.

 Andréa Fadul
Andréa Fadul
Psicólogo
Belém
Olá! Que bom que você está procurando ajuda para seu autoconhecimento, que é um processo e não há como responder sua pergunta sem um levantamento ampliado de sua história de vida. Um Psicólogo pode lhe orientar nessa caminhada.

Boas noite. Você está no processo de construção de sua identidade sexual. Um processo de auto conhecimento proporcionado pela psicoterapia pode esclarecer isso sem dúvida.

 Maria Gilma Amaral
Maria Gilma Amaral
Psicólogo
Natal
Será necessário que seja feita uma avaliação detalhada da queixa apresentada, por profissionais, medicos e psicologos para que aconteça um acompanhamento terapêutico efetivo.

 Aslan Alves Chaves
Aslan Alves Chaves
Psicólogo
Tijuca
Olá , você precisa passar por uma avaliação com um psicólogo para que possamos entender um pouco mais sobre esses pensamentos e sentimentos , apenas com um relato breve não tem como ajudar. Agende uma consulta com um prisional para que possa te ajudar.

 Madalena Ribeiro L’Abbate
Madalena Ribeiro L’Abbate
Psicólogo
Sete Lagoas
Olá,
Entendo sua necessidade de saber mais e se autodescobrir,mas não podemos afirmar sua orientação sexual sem uma avaliação,pois podem existir outras questões envolvidas e que devem ser consideradas.
As ordens!

 Isa Maria Zimermann de Araujo
Isa Maria Zimermann de Araujo
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá!
Primeiro gostaria de ressaltar a disposição que possui para se entender e viver bem.
Em segundo, independente do nome que seja dado para o seu bem estar, se sentir homem num corpo feminino , o importante é que reconheça o seu desejo e aceite a sua natureza.
Caso você precise conversar com um psicólogo para auxilia-la nos esclarecimentos, é uma boa pedida.
Abraço

Bom dia minha querida, a psicoterapia é o mais indicado para ajudá-la nesse processo de auto conhecimento. para sua pergunta você encontrará respostas com a ajuda éde um profissional qualificado para te ajudar.

 Fábio Henrique Paulino
Fábio Henrique Paulino
Psicólogo
Bariri
Olá,

Acredito que essa temática requer um olhar mais aprofundado e ético. Responder a esta pergunta sem te conhecer seria uma irresponsabilidade, em meu ponto de vista.

Busque por um profissional de Psicologia que seja ético e esteja alinhado à postura do CFP em relação a diversidade.

Bom dia!Você deve estar em sofrimento hå tempos.E agora você reuniu coragem para buscar ajuda.Otimo! O momento é esse para uma análise. Tenho certeza que você terá grandes ganhos depois de uma escuta.Saiba de uma coisa: viver é para os covardes.Navegar é para os corajosos.A escolha é sua!!Abraço

Olá, bom dia!
A partir do que você nos conta a respeito de um desconforto vivido em relação ao seu corpo desde os 13 anos de idade e a busca pela compreensão e construção de uma identidade de gênero e de uma identidade sexual, é possível avaliar que pode ser muito interessante pra você o processo terapêutico. Pois, assim você poderá, com auxílio de um profissional, elaborar esse desconforto que você sente e ir compreendendo e validando suas preferências em relação ao modo de se vestir, a sua sexualidade e ao seu corpo.

Qualquer dúvida só entrar em contato.

 Angela Lourdes Dias sily
Angela Lourdes Dias sily
Psicólogo
Santos
Bom dia! O ideal é que vc procure um psicólogo para que seja feito uma avaliação, só assim, através do processo terapêutico, vc poderá elaborar e entender melhor esse processo que vc está passando.

Dra. Rosimary Simioni Cura
Dra. Rosimary Simioni Cura
Psicólogo
Santo André
Bom dia! Penso que, em um primeiro momento o mais importante é o que você realmente sente e não os rótulos que a sociedade pode lhe dar. Procure psicoterapia para que você possa elaborar seus conflitos interiores para que você possa ter uma melhor qualidade de vida consigo mesma.

Dr. Francisco Bellieny
Dr. Francisco Bellieny
Psicólogo, Terapeuta complementar
Rio Branco
Seu rada relato pode direcionar o tema da conversa e ou entrevista. Porém, cabe resposta conclusiva considerando que cada caso deve ser tratado na sua individualidade. Apesar de sugerir um conflito de identidade, pode ser que com alguns ajustes de tomada de consciência, vc redirecione seu comportamento, tornando sua vida mais adequada ao universo psicológico que vc ocupa.

 Clode Queiroz
Clode Queiroz
Psicólogo
Águas Claras
Olá somente com este breve relato não conseguiríamos responder... Precisa vir pra terapia para que possamos avaliar em. conjunto .
Mais até que encontre um profissional que se identifique não busque rótulos pra se enquadrar...

Boa tarde! Pelo breve relato, provavelmente, pode ser que você esteja passando por uma crise de identidade. É importante você tentar viver como você mesmo se vê, não deixe que pessoas digam quem você é ou como tens que ser, apesar de duro e sofrido, seja você. Procure um profissional, Psicologo especialista, que possa te ajudar a descobrir o que você deseja e te ajude a passar por esse momento de auto-aceitação.

Fique bem!

Seria necessário uma avaliação para trabalhar auto conhecimento, não podemos afirmar ser transexual. Mas necessita buscar sua identidade.

 Renato Santiago Bandola de Oliveira
Renato Santiago Bandola de Oliveira
Psicólogo
Poços de Caldas
É importante primeiramente que se sinta mais segura em um ambiente protegido e acolhedor para falar sobre algo tão caro a você. Imagino que deva estar se sentido muito perdida e confusa com relação a esta vivência. Não se acanhe, muitas pessoas passam pelo mesmo processo e não existe idade certa para vivenciar a própria sexualidade sendo esta uma vivencia multifacetada. Se quiser me disponho a atendê-la para explorarmos mais sobre como se sente com seu corpo. O mais importante é não se julgar ou se deixar julgar precipitadamente definindo de antemão o que não se conhece devidamente. Na maioria das vezes nós nos definimos mais para agradar aos outros, do que propriamente para nos satisfazermos existencialmente. A psicoterapia se mostra o caminho mais viável pois poderemos explorar juntos suas percepções no sentido de se escutar melhor, acolhendo todas as sensações que lhe chegam. Só de chegar até aqui, acredito que seja muito corajosa, meus parabéns!

Boa noite! o ideal seria que voce procurasse um Psicologo para fazer analise da sua historia de vida e a partir dessa analise voce passará a se conhecer melhor e entender seu funcionamento de maneira geral. Jamais poderiamos lhe dar um rotulo a partir de uma pergunta e se alguem o fizer, nao exite em procurar ajuda.

Sim, você pode ser transsexual.... mas depende de muitos fatores... como por exemplo se seu desconforto é por falta de alguém para se identificar, se é por um abuso sexual, se é por auto estima baixa... até onde vai seu desconforto? Vc teria interesse de mudar de sexo? Ou apenas de se vestir como o outro sexo? Você tem desejo pelo mesmo seco ou pelo sexo oposto? Sua família é religiosa e existe alguma pressão nessa área? Por essas perguntas dá para você entender melhor como há lacunas e que para nós profissionais apesar de interessados em te ajudar, sem preencher as lacunas não conseguiremos, portanto o ideal é que vc procure um psicólogo(a) para poder te orientar e te ajudar a lidar com todos os sentimentos envolvidos nesse processo... se vc não tem coragem de ir pessoalmente, tente uma psicoterapia on line!!! Abraços e espero ter ajudado!!!

Dra. Terezinha Fernandes
Dra. Terezinha Fernandes
Psicólogo
Macaé
Boa tarde.
Sabe, essa sua angústia/ desconforto sobre seu conflito de identidade, não deve ser nada fácil. Mas, já parou para pensar que VOCÊ é muito além de sua orientação sexual ou de um "diagnóstico"?
Um famoso psicólogo humanista falava: "Somente como me aceito como sou, posso então mudar", talvez esteja ai o começo da resposta para sua pergunta. Caso aceite uma dica, que tal procurar um profissional de psicologia? Somos qualificados para ajudá-la e orientá-la, para assim, facilitar o seu encontro pessoal.
Um grande abraço!
Terezinha Fernandes
Psicóloga e Hipnoterapeuta Clínica

 Maria Noblat Piñon
Maria Noblat Piñon
Psicólogo
Aracaju
Oi!!!!!! Não posso te dizer se é ou não transexual, sem saber de sua história, vivências, ambiente em que foi criado. Teríamos que marcar uma consulta para tentarmos entender você como sujeito, seus desejos, enfim, de sua história.
Qualquer coisa estou à disposição.

Especialistas em Transexualidade

Natália Parolin Bonini

Natália Parolin Bonini

Psicólogo

São Paulo

Matheus Camboim Da Silva de Quadros

Matheus Camboim Da Silva de Quadros

Psicólogo

Sapucaia Do Sul

Aline Amaral Sicari

Aline Amaral Sicari

Psicólogo

Uberlândia

Fernanda Freire de Lira Braga

Fernanda Freire de Lira Braga

Psicólogo

Recife

Celina Sodré Ribeiro

Celina Sodré Ribeiro

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 60 perguntas sobre Transexualidade

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.