Tenho 22 anos, meu Papanicolaou deu ASCUS, estou preocupada pois li que esse diagnóstico pode ser HP

2 respostas
Tenho 22 anos, meu Papanicolaou deu ASCUS, estou preocupada pois li que esse diagnóstico pode ser HPV. Minha ginecologista pediu exame de hibridização. Esse resultado pode ser somente uma inflamação ou infecção não causada pelo hpv?
Ola. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
O ASC US é a presença de atipias celulares de significado indeterminado. Não é uma lesão grave, não significa que necessariamente você tem uma infecção pelo HPV ou qualquer outra doença sexualmente transmissível. É um achado inconclusivo.
A recomendação do Ministério da Saúde e INCA é a repetição do Papanicolaou em 6 meses, sem necessidade inicial de colposcopia ou biópsia de colo uterino. A intenção é descartar lesões provocadas pelo HPV. Mas a grande chance é de não ser uma lesão pelo HPV. O risco de câncer de colo uterino é muito baixo.
A grande chance é que esta lesão não se repita em um proximo Papanicolaou.
A presença de HPV e lesões pelo vírus é muito comum entre homens e mulheres da sua idade, acometendo até 60% na sua faixa etária. No entanto, se for uma lesão pelo HPV, a grande chance é de regressão espontânea mesmo sem qualquer tratamento e de clareamento do vírus.
Se você fizer o exame para identificar o vírus e ele vier negativo, não é uma lesão pelo HPV.
Se o exame para o HPV vier positivo, é uma lesão pelo HPV. No entanto, lembre que mesmo que o exame venha positivo nenhum tratamento será necessário. Basta repetir o papanicolaou em 6 meses e a grande chance é de regressão espontânea.
A realização do exame e o resultado positivo não significa que o seu tratamento irá mudar e tem pouca utilidade para a sua saúde e tratamento.
A hibridização in situ é feita no material colhido através da biópsia. Você fará a biópsia do colo uterino? Existem exames em que a biópsia não é necessária.
O seu caso precisa ser revisto detalhadamente.
Converse com o seu médico. Agende uma consulta. Esclareça suas dúvidas.

Nem sempre o Ascus é ligado ao HPV , mas pode ser. Nem todos os HPVs vão causar lesões graves, é uma minoria, mas a hibridização irá ajudar, embora pelo SUS , quando há ASCUS é para controlar em 6 meses e não investigar, pois muitas mulheres curam por si . Depende se fumam, depende da idade, etc..