Tenho 24 anos, tenho 4º de hipermetropia , 2 astigmatismo e ainda tenho estrabismo. Sempre quis operar,

3 respostas
Tenho 24 anos, tenho 4º de hipermetropia , 2 astigmatismo e ainda tenho estrabismo. Sempre quis operar, mas meu médico sempre disse que tenho que esperar passar dos 22 e o grau estabilizar, porém meu grau é o mesmo a uns 5 anos, ter 3 problemas na visão torna a cirurgia tão complicada assim?
Com 24 anos a cirurgia é unicamente estética.
Aqueles pacientes que, mesmo corrigidos, ou seja, de óculos ou lentes de contato, e que ainda permanecem com desvio ocular, está indicada a cirurgia para a correção do estrabismo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em casos em que se quer realizar cirurgia refrativa ( para tirar o grau) e de estrabismo, o ideal é realizar a refrativa primeiro, especialmente se houver relação entre o grau e o estrabismo. Existe uma chance de a cirurgia refrativa piorar o estrabismo. Porém não é contra-indicada e o resultado em casos devidamente selecionados e conduzidos por cirurgiões experientes pode ser muito bom!
Com 24 anos teoricamente você estaria apto para realizar a cirurgia refrativa (de correção de grau) caso o seu grau realmente esteja estável e seus exames pré-operarórios não demonstrem alterações oculares que contra-indiquem a cirurgia (como córnea muito fina). Porém a cirurgia refrativa em pessoas com estrabismo é um tema controverso, pois existem casos de alterações na motilidade ocular após a cirurgia, podendo haver piora no estrabismo e/ou até surgimento de diplopia (visão dupla). Assim a decisão de realizar cirurgia refrativa em pessoas com estrabismo tem que ser muito discutida com o paciente, deixando claro a relação risco-benefício.
Com relação à cirurgia de correção do estrabismo prefiro a palavra cosmética que estética, pois corrigimos um defeito e não apenas melhoramos algo que já estava bom.
Sendo que em alguns estrabismos como na exotropia intermitente a cirurgia também melhora a capacidade binocular (paciente ficará mais tempo enxergando com ambos os olhos).

Especialistas

Laura Capitian

Laura Capitian

Oftalmologista

São Paulo

Ingrid Eyng Thiel

Ingrid Eyng Thiel

Oftalmologista

Colombo

Rafaela Polezi

Rafaela Polezi

Oftalmologista

Penápolis

Marcela Costa Cruz Andrade

Marcela Costa Cruz Andrade

Oftalmologista

Bauru

Mariana Caliope

Mariana Caliope

Oftalmologista

Fortaleza

Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 47 perguntas sobre Hipermetropia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.