Tenho 25 anos e ultimamente me dizem que as vezes estou trocando o "D" pelo "G" e eu não percebo ess

6 respostas
Tenho 25 anos e ultimamente me dizem que as vezes estou trocando o "D" pelo "G" e eu não percebo essa troca. Pronuncio "ainga", "saiga" e até "gay" ao invés de "day". Gostaria de uma orientação
São trocas fonoarticulatorias , necessita de uma avaliação fonoaudiológicas para sabermos o que está acontecendo

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Olá, Procure uma fonoaudióloga para avaliação e encaminhamento para alguns exames.
Dra. Renata Bindi
Fonoaudiólogo
São Paulo
Olá, tudo bem? Esta alteração pode estar relacionada com algum problema de audição, uma alteração na forma de falar ou até um encurtamento do seu freio da língua, não é possível uma orientação certeira sem conhecer seu caso. Inicialmente oriento que você tente gravar sua fala em vídeo e veja se consegue perceber na gravação, aumentando o volume e observando se a ponta da sua lingua levanta para pronunciar o D. Mas também busque ajuda especializada de um fonoaudiólogo porque mesmo adulto é possível tratar a ponto de normalizar completamente ou ao menos melhorar muito sua dificuldade. Desejo sorte e sucesso em sua empreitada!
Olá! Entendo sua preocupação. A troca de sons na fala, como substituir "D" por "G", pode ser resultado de várias causas, incluindo hábitos de fala adquiridos, dificuldades na coordenação motora oral, ou até mesmo fatores relacionados ao ambiente e estresse.

Recomendo fortemente consultar um fonoaudiólogo para realizar uma avaliação detalhada da sua fala e identificar qualquer problema específico que possa estar causando essa troca de sons. Trabalhar com um fonoaudiólogo pode ajudar a fortalecer e coordenar os músculos da fala e exercícios específicos para melhorar a articulação dos sons "D" e "G".

Melhorar sua consciência auditiva pode ajudar a perceber quando você está trocando os sons. Praticar a fala lenta e deliberada, prestando atenção à posição da língua e dos lábios, pode ser útil.

Gravar a sua própria fala e ouvir as gravações pode ajudar a identificar quando e onde as trocas de sons ocorrem. Compartilhar essas gravações com um fonoaudiólogo pode fornecer informações valiosas para o tratamento.

Em alguns casos, o estresse e a ansiedade podem afetar a clareza da fala. Praticar técnicas de relaxamento, como respiração profunda e meditação, pode ajudar a reduzir a tensão e melhorar a fala.

Como qualquer habilidade, a fala melhora com a prática regular. Trabalhar consistentemente com os exercícios recomendados pelo fonoaudiólogo pode levar a melhorias significativas ao longo do tempo.

A mudança na sua fala pode ser trabalhada com orientação e prática adequadas. Não hesite em procurar a ajuda de um profissional para uma avaliação detalhada e um plano de tratamento personalizado.

Esperto que essas informações tenham te ajudado!

Abraço.
Procure uma fonoaudióloga para avaliar
Prof. Cláudia Mara Padilha Mainieri
Fonoaudiólogo, Psicopedagogo
Curitiba
Buque uma avaliação fonoaudiológica

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.