Tenho 26 anos e já tenho 1 ano dê transplante de córnea no olho esquerdo por causa do ceratocone avançado,

2 respostas
Tenho 26 anos e já tenho 1 ano dê transplante de córnea no olho esquerdo por causa do ceratocone avançado, posso fazer no olho direito? Tem chances de dar rejeição por eu ser nova? Pois oftalmologista me sugeriu fazer nos dois olhos e o outro disse que a chance de dar rejeição é muito grande.
Olá. A resposta é depende.

Depende de como está a gravidade do seu ceratocone neste olho direito, de como está e qual tipo de transplante foi realizado no olho esquerdo... De se há possibilidades de fazer o olho melhorar de alguma forma, para mantê-lo com visão razoável, pelo menos por alguns anos, até decidir fazer um transplante (se for realmente inevitável), para tentar que seja o único da vida...

Então é difícil de lhe dar uma resposta concreta e exata. Em mãos experientes e dependendo do tipo de transplante realizado, pode durar muitos anos. Muitos mesmo. Mas acho difícil de você fazer somente um transplante ao longo da vida, por ser ainda super jovem.

Eu tento ser um pouco mais conservadora no tratamento dos meus pacientes, e indicar transplante somente se for muito inevitável, pois o risco de rejeição sempre existirá. Por melhor executada que seja a cirurgia.

Ainda hoje, o transplante de Córnea é o transplante de órgãos mais realizado, com melhor resultado e que dura mais tempo. Entretanto, temos inúmeras terapias que utilizamos para evitar o transplante tais como Crosslinking, Anel Intraestromal Corneano e Lentes de Contato, tendo resultados excelentes quando bem indicados. Portanto sugiro passar em avaliação com um Médico Oftalmologista que tenha Expertise em Cirurgia de Segmento Anterior, levar todos os exames ja realizados para decidirem juntos qual a melhor conduta para seu caso.