Transplante de córnea - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O transplante de córnea (TC) ou queratoplastia é a intervenção cirúrgica para substituir a córnea do paciente por um outra de um doador. A córnea é a camada exterior transparente do olho que a protege. Quando a córnea não é mais transparente, tornando difícil a visualização e não podem ser corrigidas por óculos ou lentes de contato, a cirurgia é primordial para restaurar a visão. Desvantagens comuns são a dificuldade e conservação das córneas de doadores bem como a complexidade da operação e aceitação do novo membro pelo organismo.

Especialistas - transplante de córnea

Perguntas sobre Transplante de córnea

Nossos especialistas responderam a 154 perguntas sobre Transplante de córnea

Dr. Bruno Landgren
Oftalmologista
Jundiaí
O transplante de córnea é uma cirurgia grande para o olho, geralmente feita em pacientes com ceratocone. É normal uma sensibilidade aumentada por meses até, porém observe sinais de rejeição como…

Não se preocupe. É normal e não te trará prejuízo, apenas um incômodo como se tivesse alguma coisa espetando, nesse momento procure teu oftalmologista que ele retirará o ponto solto.

Sim. Normalmente nos transplantes penetrantes de córnea são realizados 16 suturas/pontos por procedimento em média. A visão final é reestabelecida após a estabilização do astigmatismo final.

Especialistas falam sobre Transplante de córnea

A córnea funciona como uma janela para os nossos olhos. Em algumas doenças ela se torna opaca (ex: cicatriz após uma úlcera de córnea), edemaciada (acúmulo de liquído no seu interior. Ex: distrofia de Fuchs) ou muito curva e irregular (ex: ceratocone). Nesses casos, pode ser necessária a substituição da córnea do paciente pela de um doador (transplante de córnea). A técnica cirúrgica evoluiu muito, e hoje além do transplante penetrante (troca-se a córnea em toda a sua espessura), podemos realizar os transplantes lamelares (troca-se apenas as camadas doentes). A principal vantagem dos lamelares é a menor taxa de rejeição e especialmente nos lamelares posteriores uma recuperação mais rápida.

Rodrigo Reis De Oliveira

Oftalmologista

Salvador


Altamente especializado em Transplante de córnea, disponibilizo os tratamentos mais modernos que temos no mundo, inclusive os transplantes parciais de córnea (transplantes lamelares que somente trocam a parte defeituosa da córnea), que são menos invasivos e permitem maior duração e melhor resultado do transplante. Realizo ainda transplante de córnea a laser com os aparelhos mais tecnológicos disponíveis no mercado.

Paulo Phillipe Moreira

Oftalmologista

Rio de Janeiro


Todas tem em comum o fato de afetarem a transparência ou a capacidade da córnea de convergir os raios luminosos uniformemente para formar uma imagem nítida. Vale lembrar que apenas quando a córnea esta afetada é que o transplante proporciona o retorno da visão. A cirurgia pode ser feita hoje em camadas: apenas a parte interna da córnea (endotélio) ou apenas as partes mais externas (estroma e epitélio) . Caso necessário o transplante total ou penetrante também pode ser aplicado. Cada patologia tem uma técnica de escolha. A recuperação da visão depende da técnica aplicada e da doença que resultou no transplante. É até possivel aplicar laser para corrigir graus residuais apos o transplante.

Jose Henrique Casemiro

Oftalmologista

Londrina

Quais profissionais realizam Transplante de córnea?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.