Tenho 26 anos, tive câncer na tireoide e agora o médico disse que tenho um tumor (benigno) na região

2 respostas
Tenho 26 anos, tive câncer na tireoide e agora o médico disse que tenho um tumor (benigno) na região do fêmur. Tenho um grande histórico de câncer na família paterna. Tem algum exame que eu possa fazer para diagnosticar a existência de câncer no meu corpo inteiro? Fazendo somente um exame?
Dr. Rodolfo Leal
Oncologista
São José dos Campos
Boa tarde! Se você tem história pessoal de câncer associada a uma história familiar rica, pode ser interessante conversar com um OncoGeneticista para avaliar o risco de uma predisposição hereditária e se há indicação de um mapeamento genético. Não existe nenhum exame específico de rastreamento geral, para o corpo todo, buscando tumores aleatórios, e sim exames direcionados para tumores específicos, dependendo da sua idade, sexo e da presença de alguma mutação familiar. Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Entendo sua preocupação, especialmente considerando seu histórico pessoal e familiar.
Atualmente, não existe um único exame capaz de rastrear todos os tipos de câncer no corpo inteiro com precisão e de forma recomendada. O rastreamento de câncer é feito de forma individualizada, levando em consideração o sexo, a idade, os fatores de risco, o histórico familiar e, em alguns casos, a presença de mutações genéticas que aumentam a predisposição ao câncer.
Diante do seu histórico — câncer de tireoide aos 26 anos, um tumor benigno em osso longo e múltiplos casos de câncer na família paterna — pode ser muito importante realizar uma avaliação com um médico oncogeneticista. Esse profissional poderá indicar se há indicação para testes genéticos específicos que avaliem a presença de síndromes de predisposição hereditária ao câncer. Em caso positivo, o acompanhamento e rastreios podem ser adaptados para detectar precocemente outros tumores relacionados. Grande abraço!

Especialistas

Carla Rossi

Carla Rossi

Oncologista

Campo Grande

Vitor Xavier

Vitor Xavier

Radioterapeuta

Brasília

Patrick Talma

Patrick Talma

Oncologista, Médico clínico geral

Belo Horizonte

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Elisa Watanabe Camargo

Elisa Watanabe Camargo

Oncologista

Itu

Vladmir Claudio Cordeiro de Lima

Vladmir Claudio Cordeiro de Lima

Oncologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Câncer e Radioterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.