Tenho 27 anos e minha mandíbula desloca do lado esquerdo desde os meus 10 anos. Fiz fisioterapia e usei

3 respostas
Tenho 27 anos e minha mandíbula desloca do lado esquerdo desde os meus 10 anos. Fiz fisioterapia e usei alguns tipos de aparelhos. Ela desloca ao morder alimentos duros ou quando passo por um momento de stress ela se desloca apenas ao abri-la para falar, a cirurgia para meu caso é a mais indicado?
"Ela se desloca apenas ao abri-la para falar"

olá ... Existe um quadro patológico da ATM intra articular chamado de deslocamento de disco articular sem redução, nesse caso ocorre a impossibilidade de abrir a boca toda, (movimento de translação mandibular) e a abertura ocorre com um desvio para o lado contra lateral ao lado afetado. De fato não tem como concluir se esse é o seu caso. Procure um especialista Cirurgião Bucomaxiofacial para melhor elucidação diagnóstica.

90 % das DTMs ( disfunções da articulações temporomandibulares ) são de origem extra capsulares, ou seja, estruturas adjacentes a ATM como: musculatura, problemas de oclusão, ou causadas por estresse, condições psicológicas, etc. Esse tipo de DTM são indicados procedimentos não invasivos, como estes mesmo que você citou, e já tentou como opção de tratamento.
Já 10% das DTMs são de origem intra capsulares, ou seja, problema nas estruturas internas da ATM. Nestes casos 90% dos tratamentos conservadores obtém-se resultado satisfatório, porém, 10% das DTMs intra capsulares não apresentam sucesso as estes tratamentos, daí fica indicado um procedimento cirúrgico na tentativa de sucesso.
Infelizmente, pela sua história, seu caso pode ser estes 10% que não obtém sucesso ao tratamento conservador.
Procure um especialista em DTM ou um BUCOMAXILO, que tenha experiência em DTM, para resolver o seu caso.
Pela sua descrição, trata-se de um caso de luxação recidivante. Esta patologia, quando não responde ao tratamento conservador, é muito bem resolvida pelo tratamento cirúrgico (Eminectomia). Observe que não estou me referindo a todo tipo de patologia das ATMs, mas, especificamente, a luxação recidivante a cirurgia tem um resultado curativo.