Cirurgia ortognatica para maxilar ou maxilomandibular - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é?

A cirurgia ortognática é um procedimento que visa reposicionar o maxilar ou a mandíbula (por vezes ambos). Ela é utilizada para corrigir deformidades na arcada dentária ou nos ossos faciais que não podem ser solucionadas apenas com o uso de aparelhos ortodônticos. A operação consiste na aplicação de placas ou parafusos que forçam o reposicionamento da arcada dentária ou dos ossos. Deve ser feita em ambiente hospitalar e sua duração varia de uma a quatro horas dependendo da gravidade do problema. Há necessidade de anestesia geral e internação. O paciente pode receber alta no dia seguinte à cirurgia, porém só é liberado para suas atividades normais duas semanas após o procedimento. Qual é a causa?As deformidades podem ter diversas origens. As mais comuns são: - síndromes e anomalias - distúrbios de crescimento- trauma facial - problemas musculares, hormonais ou genéticos No caso de problemas genéticos, é recomendado que o procedimento cirúrgico não seja realizado antes dos 17 anos em mulheres ou 18 anos em homens. A recomendação é de que se aguarde o término do crescimento do esqueleto facial. Entretanto, devido a traumas emocionais causados pelos problemas estéticos, por vezes a operação é realizada antes desse período.

Quais os sintomas?

As deformações dos ossos da face e da arcada dentária podem causar, principalmente, dores nas articulações próximas ao ouvido, dificuldade para mastigar, dores de cabeça e apneia (a pessoa para de respirar por alguns momentos durante o sono). Além dos problemas físicos, há também os problemas psicológicos gerados especialmente em crianças e adolescentes por causa das deformações.

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico é suficiente para diagnosticar as deformações.

Qual o tratamento?

A cirurgia é o único tratamento capaz de solucionar as deformações de ossos da face ou da arcada dentária. Ela é indicada nas seguintes situações: - falta de balanceamento da aparência facial- queixo retraído (curto) - mandíbula proeminente (grande)- face longa - sorriso gengival (exposição excessiva da gengiva na hora de sorrir) - respiração bucal crônica- apneia- dificuldade de mastigação- problemas de fala - dor na articulação temporomandibular (próxima ao ouvido) - excessivo mau posicionamento dos dentes- mordida aberta - dificuldade de fechar a boca

Especialistas em cirurgia ortognatica para maxilar ou maxilomandibular

Encontre um especialista em Cirurgia Ortognatica para Maxilar ou Maxilomandibular na sua cidade:
André Olsen

André Olsen

Cirurgião buco-maxilo-facial

Recife

Agendar uma visita
Francisco José Lima Maciel

Francisco José Lima Maciel

Cirurgião buco-maxilo-facial, Especialista em medicina estética

São Luís

Agendar uma visita
Marcos Adriano da Silveira

Marcos Adriano da Silveira

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Porto Alegre

Agendar uma visita
Sylvio Vivone Neto

Sylvio Vivone Neto

Cirurgião buco-maxilo-facial

São Paulo

Agendar uma visita
Guilherme Lima

Guilherme Lima

Cirurgião buco-maxilo-facial, Especialista em dor

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Camila Fialho

Camila Fialho

Cirurgião buco-maxilo-facial

Macapá

Agendar uma visita

Perguntas sobre Cirurgia ortognatica para maxilar ou maxilomandibular

Nossos especialistas responderam a 63 perguntas sobre Cirurgia ortognatica para maxilar ou maxilomandibular

Dr. Frederico Carnevale
Dr. Frederico Carnevale
Dentista, Cirurgião buco-maxilo-facial
Rio de Janeiro
Olá ,

Alguns pacientes relatam um desconforto na região cervical na primeira semana pós cirurgia ortognática .
Informe ao seu cirurgião este sintoma e ele avaliará a melhor…
4 respostas

Dr. Pedro Henrique Faria Denofrio
Dr. Pedro Henrique Faria Denofrio
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
São Paulo
Boa noite, não vejo por que não beber recreativamente,porem com muito cuidado e responsabilidade para não te gerar qualquer problema, o uso recreativo de álcool deve ser moderado e não se…
3 respostas

Dr. Alexandre Avila Farah de Souza
Dr. Alexandre Avila Farah de Souza
Cirurgião buco-maxilo-facial
Campinas
Bom dia ! E possível sim , entre em contato com um serviço de cirurgia Bucomaxilofacial mais próximo de sua região e solicite orientações quanto ao acesso , geralmente é necessário passar por…
4 respostas

Especialistas falam sobre Cirurgia Ortognatica para Maxilar ou Maxilomandibular

Cirurgia bucomaxilofacial ou, mais corretamente, cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial é uma especialidade odontológica que trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal, face e pescoço, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula, envolvendo a região compreendida entre o osso hioide e o supercílio de baixo para cima, e do tragus a pirâmide nasal, de trás para diante.

Ricardo De Biase

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Recife

Agendar uma visita

A cirurgia ortognática está indicada para aqueles pacientes aonde o tratamento ortodôntico compensatório não é capaz de resolver a alteração dentofacial presente. Nesses casos deverá ser feito o tratamento ortocirúrgico (cirurgia ortognática) aonde será feito o preparo ortodôntico e posterior cirurgia que possibilitará um ajuste de oclusão correto e uma melhor harmonização da face.

Anderson Castelo Branco

Cirurgião cranio-maxilo-facial, Otorrino

Salvador

Agendar uma visita

A cirurgia ortognática é a correção de deformidades dento-faciais, é indicada para pessoas que possuem uma desarmonia facial e discrepâncias oclusais. Geralmente, são resultado de um crescimento exagerado ou inadequado de algum dos ossos que envolvem a face, como mandíbula, maxila, mento (ou queixo), nariz ou malar (a maçã do rosto). Esta cirurgia é realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral, o período de internação varia de 24h à 48h.

Julia Pimentel De Alcantara

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A correção das deformidades dentofaciais , por vezes não impossíveis de tratá-las somente por Ortodontia , e assim passa a requerer tratamnento Cirurgico especializado com o Bucomaxilofacial. O mais adequado é que mediante uma situação dessa o paciente antes de iniciar a Ortodontia vá a uma consulta com o cirurgião Maxilofacial para que em comum acordo possa haver um devida indicação cirurgia ou não.

Fabio Costa

Cirurgião buco-maxilo-facial

São Luís

Agendar uma visita

Diversas são as anomalias maxilofaciais, mas as mais comuns são aquelas que requerem um procedimento denominado genericamente de Cirurgia ortognática, onde os ossos faciais maxilares são posicionados em posições ideais em relação à face. Há um planejamento virtual, feito através de exame tomográfico e de software que nos auxilia neste planejamento. De uma maneira bem simples, são para aqueles casos, com excesso ou falta de queixo, ou desvio, ou excesso de gengiva.

Diego Limoeiro

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Duque de Caxias


Este procedimento é indicado principalmente para as pessoas que estão insatisfeitas com a oclusão (mordida) ou aparência de sua face.São as situações onde observamos o "queixo" (mandíbula) muito para frente ou muito recuada ou qualquer desarmonia maxilo-mandibular. A cirurgia Ortognática Visa: 1) Melhorar a oclusão dentária 2) Estabilidade para as articulações da mandíbula (ATMs) 3) Estética e harmonia facial 4) Melhorar a Respiração ( ronco e apnéia) 5) Estabilidade dos ossos e gengivas 6) Melhora da auto estima.

Nelson Solcia Filho

Cirurgião buco-maxilo-facial, Otorrino, Cirurgião cranio-maxilo-facial

Campinas

Agendar uma visita

A Cirurgia Ortognática é um procedimento cirúrgico que visa restabelecer um padrão facial normal em pacientes adultos que apresentam um desenvolvimento ósseo facial fora do ideal. Em pacientes adultos onde já se observa o término do crescimento ósseo facial, usa-se a alternativa de reposicionar os ossos da face cirurgicamente. A cirurgia ortognática está indicada para pacientes com desarmonias esqueléticas e dentárias, cuja solução não pode ser propiciada apenas pelo tratamento ortodôntico - pois há um excesso ou falta de crescimento das bases ósseas da face.

Ronan Matheus Virgílio Da Silva

Cirurgião buco-maxilo-facial

Niterói

Agendar uma visita

É um procedimento cirúrgico odontológico reconstrutivo, que reestabelece as proporções faciais, corrigindo desarmonias dos ossos maxilares, representadas pelas deformidades, ósseas e dentárias, restabelecendo a função mastigatória e estética facial. Estes deformidades podem ser corrigidas reposicionando, através do procedimento cirúrgico, a maxila e a mandíbula (maxilar superior e inferior), corrigindo assim as bases ósseas para sua posições ideais.

Gustavo Campos

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Recife

Agendar uma visita

Alguns pacientes possuem o queixo muito para frente, outros, muito para trás. Isso ocorre devido às alterações no crescimento ósseo dos maxilares. Para esses casos, o tratamento mais indicado é a cirurgia ortognática. Neste procedimento, existe uma correção da posição dos maxilares. O cirurgião dentista promove uma espécie de soltura e depois uma nova fixação com placas de titânio. Além de melhorar a estética do paciente, a cirurgia ortognática é capaz de melhorar a mordida, a respiração e eliminar as dores nas articulações. Esse procedimento visa correção das deformidades esqueléticas da região buco-maxilo-facial. Sendo assim, existe a obrigatoriedade de cobertura pelos planos de saúde.

Jouberth Carvalho Torres

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Valença

Agendar uma visita

Trata-se de uma área de competência e responsabilidade do cirurgião dentista, especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial. A Cirurgia Ortognática é o procedimento cirúrgico indicado para correções dento -esqueléticas. Essa cirurgia tem por objetivo corrigir o posicionamento dos ossos da mandíbula e maxila, colocando-os em equilíbrio funcional e estético com o restante da face. O tratamento é multidisciplinar, inicialmente conduzido pela equipe de ortodontia, posteriormente pela equipe de cirurgia buco-maxilo-facial, fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição, buscando segurança, resultados mais previsíveis e maior conforto pós operatório.

Bruno Botto

Dentista

Salvador


Cirurgia Ortognática é um procedimento que tem como objetivo a correção das imperfeições da face e do engrenamento dos dentes, relacionadas aos posicionamentos inadequados dos maxilares. O objetivo é um face harmônica com melhora da estética e função.Pacientes que apresentam maxila (maxilar superior) e/ ou mandíbula (maxilar inferior) muito ou pouco desenvolvidos são candidatos a cirurgia ortognática. Inicialmente o ortodontista corrige a posição dos dentes nas bases ósseas e depois o cirurgião realiza o reposicionamento através de cortes ósseos que são fixados com placas e parafusos. O procedimento é todo realizado dentro da boca, sem cicatrizes visíveis.

Klaus Rodrigues De Oliveira

Cirurgião plástico, Cirurgião cranio-maxilo-facial

Belo Horizonte


A Cirurgia Ortognática é um conjunto de procedimentos cirúrgicos que têm como objetivo reposicionar a maxila e/ou a mandíbula em uma relação adequada, corrigindo os problemas dentários (má oclusão) e esqueléticos (faciais). Outra importante indicação para a cirurgia ortognática é no tratamento do Ronco e Apnéia do Sono. A Cirurgia Ortognática promove a resolução das deformidades dentofaciais (excesso de queixo, sorriso gengival, mordida aberta, ausência de definição do queixo, face curta, face longa, assimetrias faciais) produzindo harmonia, melhorando estética facial e a auto-estima.O objetivo não é apenas estético, já que as deformidades dentofaciais ocasionam transtornos também funcionai

Leandro Carlos Carrasco

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Ribeirão Preto


A cirurgia ortognática é realizada para corrigir e reposicionar os ossos da mandíbula, e, por consequência, o posicionamento dentário de pacientes que apresentam diferentes graus de assimetria na região. Os fatores que desencadeiam anomalias do crescimento ósseo na região têm causas genéticas, e quando são acentuadas, acabam causando a desarmonia na estrutura do maxilar. Como se trata de um problema originado nos ossos, a sua correção precisa ir além do tratamento com aparelhos ortodônticos. Por se tratar de uma solução definitiva para solucionar a assimetria óssea, a cirurgia ortognática requer um planejamento prévio cuidadoso por parte do dentista, do ortodontista.

Pedro Henrique Faria Denofrio

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

São Paulo

Agendar uma visita

Cirurgia ortognática é um nome dado a uma combinação de técnicas e procedimentos que visam corrigir um amplo grupo de alterações chamadas de deformidades dento-faciais. É um tratamento bastante especializado e complexo conduzido pelo ortodontista e um cirurgião buco-maxilo-facial com formação neste tipo de tratamento, podendo envolver outros profissionais da área da saúde como médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros. É uma cirurgia onde há um reposicionamento da maxila e da mandíbula, por meio de cortes nos ossos corrigindo a deformidade óssea que o paciente apresenta. Agende uma consulta para avaliar seu caso.

Renan B. Cardoso

Cirurgião buco-maxilo-facial

Ponta Grossa


Esta cirurgia é para reposicionar os maxilares, permitindo que os dentes possam morder juntos corretamente; também tem a vantagem de equilibrar e melhorar a aparência facial. As incisões são realizadas por dentro da boca. Em muitas raras ocasiões poderá ser necessário fazer um pequeno corte próximo ao ângulo de sua mandíbula, mas torna-se praticamente invisível em algumas semanas após a cirurgia. As arcadas são reposicionadas e fixadas através de pequenas placas e parafusos, que permanecem sob a gengiva, normalmente sem necessidade de removê-las.

Fabrizio Albieri

Cirurgião buco-maxilo-facial

Rio de Janeiro


A Cirurgia Ortognática é a área da Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial responsável por tratar os defeitos dentofaciais. São as deficiências que vão além de problemas dentários, envolvendo discrepâncias nas bases ósseas dos ossos maxilar e mandibular. A cirurgia visa corrigir as bases ósseas para que os pacientes apresentem uma oclusão satisfatória (encaixe dental), uma correta fonação e deglutição, além, é claro, uma face harmoniosa.

Felipe Basile

Cirurgião buco-maxilo-facial

Jundiaí


Cirurgia ortognática se caracteriza por um procedimento onde o problema de desequílibio de maxila e mandíbula precisa ser corrigido. Feita em pacientes que não possuem mais crescimento facial e geralmente vem associado de uso de aparelho ortodôntico.

Guilherme Henrique Frigo

Dentista

São Paulo

Quais profissionais realizam Cirurgia ortognatica para maxilar ou maxilomandibular?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.